Como escolher um bom jardineiro

Não existe ninguém que não aprecie um jardim bonito. Contudo, quando toca ao nosso, a realidade por vezes é diferente. Ou por falta de tempo, ou simplesmente porque não se tem jeito e paciência, o jardim acaba por não ser mais que um amontoado de ervas daninhas. A solução? Escolher um bom jardineiro. A Zaask ajuda-o.

  1. Decida o que quer

Antes de escolher um bom jardineiro pergunte a si mesmo o que quer. Contratar um profissional apenas para fazer a manutenção, ou para reformular totalmente o jardim? Pretende deixar tudo ao critério do jardineiro, ou pretende orientá-lo? Mais: quanto está disposto a pagar? Quantas vezes por mês pretende que o jardineiro trabalhe para si? E em que horário?

Só depois de ter isto tudo bem definido, é que deve avançar para as fases seguintes de escolher um bom jardineiro.

  1. Internet – a ferramenta mais poderosa

Hoje em dia quase todas as empresas possuem uma página na Internet, com informação acerca do seu negócio, bem como os contactos. Lembre-se de enviar o seu pedido para a Zaask, onde encontrará o jardineiro mais certo para o serviço de jardinagem que precisa.

  1. A experiência

Um dos requisitos a ter em conta quando escolher um bom jardineiro é a experiência. Se adicionar a isto qualificações na área comprovadas – perfeito. Contudo, não significa que se contratar um profissional com poucos anos de experiência no ramo, não vá ter igualmente sucesso. Muito pelo contrário. Afinal, todos jardineiros um dia tiveram que começar. O mais importante é que escolher um bom jardineiro seja uma decisão ponderada e igualmente consciente.

  1. Peça referências

Sempre que entrar em contacto com um jardineiro lembre-se de pedir referências de antigos clientes, como por exemplo números de telefone e moradas. Assim poderá averiguar, junto de quem já o conhece, se o trabalho realizado pelo profissional em causa é realmente bom, em pontos cruciais como: a pontualidade, a qualidade, o empenho e a confiança. Ao efectuar o pedido na Zaask poderá ler as avaliações que o profissional tem de trabalhos anteriores, o que lhe facilita este passo.

Este procedimento é essencial para escolher um bom jardineiro, pois se não tiver nada a temer a pessoa dará imediatamente a informação que necessita, sem rodeios.

  1. Trabalhos realizados

Tal como no ponto anterior peça também ao jardineiro para ver alguns dos seus trabalhos. Pode ter a certeza que se estiver satisfeito com as suas “obras”, o profissional não vai hesitar, um segundo sequer, em mostrar-lhe inúmeras fotografias e vídeos de jardins em que trabalhou. Para além de que, assim poderá verificar com os seus próprios olhos a qualidade do serviço que pretende contratar.

  1. Perguntas que deve obrigatoriamente fazer

– Quanto tempo demora, em média, a fazer o trabalho x, y, ou z?

– Aplica adubos?

– Trata das ervas daninhas?

– Controla as pragas?

– Qual é o método de corte da relva?

– Cobra por hora, ou por visita?

– Pergunte sobre a poda e o calendário de plantação das árvores e das flores para avaliar os conhecimentos.

– Tem mais trabalhos?

– Em que tarefas é mais especializado?

– Tem seguro?

– Concorda com os horários e os dias estipulados?
Nota: O objectivo destas questões é que entenda que tipo de serviço o jardineiro vai-lhe proporcionar. Só deste modo poderá ter uma ideia aproximada dos resultados que poderá esperar por parte do profissional e assim sentir-se mais confiante em escolher um bom jardineiro.

  1. O diálogo

Após a conversa o que achou? Consegue confiar? Sente-se confortável a falar? É fácil de lidar? Se a resposta for “não”, a qualquer uma das questões, avance para outro jardineiro. Independentemente de ser um profissional a um bom preço e com experiência, o mais importante é que se sinta à vontade e com a certeza de que o outro está a escutar as suas sugestões. Sem confiança não é possível criar um bom elo de ligação.

  1. O seguro

Um dos requisitos para escolher um bom jardineiro é o seguro, só assim se poderá salvaguardar de um eventual dano no seu jardim de casa. Não se esqueça!

  1. O contrato

Caso haja contrato, antes de o assinar faça uma leitura rigorosa. O mesmo deve conter uma descrição clara do serviço a ser realizado, o preço acordado e o tempo estipulado. Afinal é nele que estão redigidos os seus direitos. Caso algo não corra bem será isso que o vai proteger.

Espero que com estas sugestões consiga escolher um bom jardineiro. Em breve o seu jardim terá uma nova imagem, de fazer inveja aos vizinhos.