Como escolher a música para uma festa vintage

O estilo vintage é uma recuperação de estilos da década de 20, 30, 40, 50 e 60, aplicada à moda de roupa, calçado, mobiliário e peças decorativas.

Este estilo tem vindo também a ganhar relevo enquanto tema para festas, nomeadamente em aniversários e outros tipos de celebrações, sendo sobretudo muito popular para festas de casamentos, onde a tendência se tem espalhado um pouco por todo o mundo.

Se está a pensar em organizar uma festa vintage, seja ela qual for, decerto já pensou no dress code ou nos elementos clássicos para a decoração, etc. Mas já pensou que música vai passar?

Em princípio, todos os grandes sucessos anteriores aos anos 70 ou 80 podem entrar na playlist de uma festa vintage.

No entanto a Zaask dá-lhe algumas ideias mais específicas que o ajudarão a escolher a música para uma festa vintage inesquecível.

Jazz e Swing para festa vintage

Na playlist da sua festa vintage aposte na música swing, isto é, um estilo de música derivado do jazz que foi muito popular na década de 1930, normalmente com arranjos para orquestra dançante e caracterizado por melodias de tempo médio/rápido e ritmos sincopados, que dá logo vontade de bater o pé.

festa vintage
Fotos: Life

Em Portugal, existe inclusivamente uma nova moda no mundo da dança: o Lindy Hop, também conhecido como Jitterbug. Este estilo de dança é realizado ao som de música swing e inclui vários elementos de danças que estavam na moda na altura, sobretudo charleston e o sapateado. Veja mais sobre esta dança no site Lindy Hop Portugal.

Obviamente, todos os outros estilos de Jazz podem também ser incluídos. Escolha temas clássicos de conceituados artistas, como Louis Armstrong, Miles Davis, Frank Sinatra, Nat King Cole, Ella Fitzgerald e também temas da geração mais nova, como Amy Winehouse, Joss Stone ou Norah Jones.

Música soul para festa vintage

Para a sua festa vintage pode também optar pela soul music, que nasceu da mistura das melodias do rhythm and blues e da energia do gospel durante o final da década de 1950 e início da década de 1960. A música é emotiva, a melodia é ornamentada e, tal como o jazz, vive da improvisação.

festa vintage
Aretha Franklin | Foto MTV.com

Alguns nomes clássicos da música soul: Aretha Franklin, James Brown, Marvin Gaye, Curtis Mayfield, Wilson Pickett, Ben E. King ou Ray Charles.

Mais recentemente, nomes como Sade, Simply Red, Adele, Leona Lewis e também mais uma vez Amy Winehouse e Joss Stone.

Rockabilly para festa vintage

E que tal uma festa vintage rockabilly?

Este é um dos primeiros sub-géneros do rock and roll, que surgiu no início da década de 1950 e continuou muito popular durante os anos 60. O estilo junta o rock and roll com o hillbilly, isto é, com a música country.

festa vintage
Elvis Presley | Foto: Hellcat Vintage

Trata-se de um género de música impulsionado por batidas atractivas, guitarras e contrabaixos acústicos que eram tocados utilizando a técnica “slap-back”, isto é, batendo nas cordas em vez de puxá-las individualmente.

O ponto de partida para este estilo foi o tema “Rock Around The Clock”, um sucesso lançado por Bill Haley em 1954, tendo catapultado as carreiras de diversos artistas.

No mesmo ano, entretanto, Elvis Presley iniciou a verdadeira popularização deste género, com temas lançados pela Sun Records.

Principais artistas do género: Bill Haley, The Cramps, Elvis Presley, The Everly Brothers, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash, entre muitos outros.

Estas são apenas algumas sugestões que decerto darão à sua festa vintage o ambiente perfeito que remeterá os seus convidados a épocas passadas.

De qualquer forma, não precisa de optar exclusivamente por este tipo de música. Crie momentos durante a festa onde a música transmita autenticidade à sua viagem no tempo.

Através da Zaask irá encontrar DJs avaliados para animar a sua festa. Converse com eles e expliques-lhe qual a sua ideia, sem deixar de ouvir as suas sugestões profissionais para a sua festa vintage.