Como escolher o tipo de pincel ou rolo para pintar uma sala

Certamente que já terá ouvido que a qualidade da sua pintura deriva do tipo de pincel e de tinta seleccionados, mas a verdade é que a escolha o tipo de pincel ou rolo que escolhe para aplicar a tinta tem um impacto considerável, a não descurar, no resultado final do seu trabalho. Por esse motivo, neste artigo damos-lhe algumas indicações de como escolher o tipo de pincel ou rolo para pintar a sua sala.

Tipo de Pincel

Os bons pincéis aplicam a tinta de forma mais densa e suave promovendo maior cobertura, contrariamente ao que acontece com os maus pincéis que deixam espaços entre a tinta facilitando a acumulação de humidade e sujidade. Importa por isso que saiba distinguir entre ambos quando escolher o tipo de pincel para pintar a sua sala.

Genericamente falando, os pincéis de maior qualidade são compostos por blocos de fios com limites definidos e flexíveis nas pontas, com acabamentos mais finos e com cerdas centrais mais longas do que as dos extremos (facilitando a colocação da tinta de baixo para cima de forma suave).

Para além destas características gerais, importa também reter que existem dois tipos de pincéis:

Escovas de cerdas naturais:  este tipo de pincel deve ser usado aquando da aplicação de tintas à base de óleo (ou alquídica) visto que se as usar com outras tintas como por exemplo látex, as suas cerdas  absorverão a água da tinta, tornando os fios do pincel moles e difíceis de manusear.

Escovas de cerdas sintéticas: este tipo de pincel deve ser usado para aplicação de tintas de látex, ainda que muitos possam também ser usados para aplicação de produtos alquídicos.

Deve considerar ainda mais duas variáveis na escolha do tipo de pincel para pintar a sala:

– o tipo de pegas: existem em madeira ou plástico e com variados formatos, mas o mais importante é que escolha um tipo de pincel seja confortável na sua mão, para não causar calos ou manuseamento incorrecto.

a dimensão:  escovas menores, (escovas de acabamento ou de guilhotina) destinam-se a áreas pequenas e justas, permitindo (caso as cerdas sejam afiladas) penetrar cantos e estrias muito melhor do que uma escova de fundo chato do mesmo tamanho. Já as escovas mais largas  (escovas de pintura ou de paredes) destinam-se a grandes superfícies planas, sendo que quanto maior a largura da mesma, menor o controle e precisão.

Para escolher o tipo de pincel de forma mais orientada, deixamos em baixo algumas referências:

Escova faixa angular de aproximadamente 2,5 cm (cerca de uma polegada): Ideal para pintar bordas e acabamentos.

Escova faixa angular de aproximadamente 5 cm (cerca de duas polegadas): Indicado para o corte de cantos e bordas, e pintura de caixilhos de janelas estreitas e soleiras.

Escova de cerdas plana de aproximadamente 7,5 cm (cerca de três polegadas): Apropriado para uma grande guarnição e faixas

Escova pequena lasca: Ajusta-se a cantos apertados.

Escova parede de aproximadamente 12,5 cm (cerca de 5 polegadas):  Usa-se para pisos, paredes e tectos sobretudo.

Rolos

Agora que tem uma noção do tipo de pincel adequado para pintar uma sala, passemos aos rolos.

Os rolos são uma alternativa aos pincéis por permitirem aplicar tinta a uma velocidade superior. Também no que aos rolos diz respeito existem os de maior e de menor qualidade. Os de maior qualidade caracterizam-se por não evidenciar quer costuras exteriores (visto que tal pode criar estrias na pintura) quer fibras soltas e também,  por manterem a forma após serem espremidos.

Para uma escolha mais informada, deixamos em baixo algumas referências:

  • Lanugem grande:  Ideal para superfícies ásperas, tais como paredes texturizadas e tectos de gesso ou betão.
  • Lanugem média: Indicado para a maioria das paredes e superfícies ásperas médias, como gesso texturizado e cimento.
  • Lanugem pequena:  Apropriado para paredes suaves ou de média textura.
  • Lanugem muito pequena:  Usa-se em superfícies lisas ou finas, tais como paredes recentes, tectos e portas de madeira

Esperamos que, com estas indicações, já saiba o tipo de pincel ou rolo que irá escolher para pintar a sua sala. Contudo, se prefere contratar um especialista de pintura para tratar desse novo projecto, através da Zaask encontra os melhores pintores para si.