limpar um tecto com bolor

Como limpar um tecto com bolor

Se encontrar manchas de bolor no tecto de uma das suas divisões não desespere. A Zaask vai explicar-lhe como limpar um tecto com bolor, dizer-lhe as causas deste problema, como deve preveni-lo e removê-lo.

À partida, saiba que deve ter um problema de humidade ou condensação em casa. O bolor também pode ser provocado por uma infiltração no andar de cima. Tal como nas paredes, se o tecto for de um material não poroso, pode simplesmente limpar um tecto com bolor com um pano molhado e usar lixívia. Se o tecto for de material poroso, como em “drywall” sem pintura, deve cortar onde o bolor está a crescer. Depois de limpar deixe as paredes bem secas.

Lembre-se que o bolor pode crescer atrás ou dentro de paredes, assim como colónias de fungos podem surgir nos tectos oriundas de infiltrações, causadas por alguma fuga no telhado. Por isso, esteja atento a manchas que apareçam no tecto.

O bolor pode resistir latente por um longo período de tempo em sua casa sem morrer, mesmo após a remoção da humidade. Não é natural que, por exemplo, se desenvolva em superfícies de plástico, metal ou vidro, excepto se houver uma camada de gordura de que se possa alimentar. Os sítios mais habituais para o seu desenvolvimento são carpetes, as despensas (devido aos alimentos), em paredes forradas a papel o tecidos, tectos de gesso ou no interior do ar condicionado.

Diversos estudos concluem que 80% do bolor cresce no pó acumulado. Os aspiradores e os purificadores de ar com sistema HEPA (High Efficiency Particulate Air) são os aparelhos recomendados para não ter de estar constantemente a limpar um tecto com bolor. A luz solar também reduz a probabilidade de aparecimento de bolor – abra as cortinas e janelas durante o dia.

No mercado existem vários produtos que podem ser usados para limpar um tecto com bolor. A lixívia, o vinagre, o tetrabonato de sódio, o bicarbonato de sódio, o óleo da árvore de chá ou o extracto de semente de toranja são os mais eficientes.

Imagem relacionada

Métodos e materiais de limpeza

Se se prepara para limpar um tecto com bolor, a lixívia deverá matar praticamente todas as espécies de bolor, deixando uma superfície higienizada e resistente ao crescimento de fungos no futuro. No entanto, é um produto mais adequado e eficaz em tectos (ou paredes), feitos com materiais porosos, como azulejos, banheiras, vidro e bancadas.

A lixívia não consegue penetrar em materiais porosos e por isso não entra em contacto com o bolor que cresce, por exemplo, dentro de madeira ou tectos em “drywall” (maioritariamente gesso). Neste caso, a lixívia apenas matará o bolor à superfície mas o bolor, no interior, resistirá e regressará.

A lixívia liberta ainda vapores agressivos por isso, se optar por este produto para a sua limpeza, ventile bem a área e use luvas para proteger as suas mãos. Pode usar um frasco de pulverização, um pano ou uma esponja.

O tetrabonato de sódio (ou bórax) é um produto de limpeza natural, com baixa toxicidade e muitas vezes usado como um desinfetante. Também é utilizado como um herbicida e fungicida, que pode ser misturado com água para limpar um tecto com bolor. É aliás, um inibidor do seu crescimento. Se usar borax para limpar bolor deve usar uma escova para esfregar o tecto. Depois, deixe a superfície secar completamente.

Vinagre, extrato de semente de toranja e óleo de árvore de chá

O vinagre é um ácido suave, que pode matar mais de 80% das espécies de bolores. Não é tóxico e não emite gases perigosos como a lixívia. Deve usar vinagre branco destilado para limpar um tecto com bolor. Aplique-o com um pulverizador no tecto e depois deixe actuar cerca de uma hora.

Limpe a área com água e deixe secar. Pode repetir este procedimento vários dias para prevenir que o bolor não volte a crescer. Se quiser pode juntar bicarbonato de sódio à mistura de vinagre e água.

De todas as soluções recomendadas, o óleo da árvore do chá é o mais eficaz contra o bolor. Apesar de também ser a mais cara. O óleo da árvore do chá é antifúngico, capaz de matar todos os tipos de bolores. Para limpar um tecto com bolor deve misturar cerca de uma colher de chá de óleo por cada chávena de água num frasco de spray. Pulverize a superfície e deixe secar naturalmente. Em vez de pulverizar também pode aplicar com um pano.

O extrato de semente de toranja é semelhante ao óleo da árvore do chá. É muito eficaz mas também caro. A sua vantagem em relação ao óleo é não ter um cheiro intenso. Pode comprá-lo (tal como o óleo) em lojas de produtos naturais.

Agora que já sabe as melhores formas de limpar um tecto com bolor tem duas hipóteses: ou coloca mãos à obra e faz este serviço sozinho, ou encontra empresas de limpeza profissional de limpeza avaliadas através da Zaask, para ter a certeza de que o serviço é efectuado de forma profissional.