Como embalar o recheio de casa para uma mudança

Quem já mudou de casa tem consciência do trabalho que isso envolve. Afinal trata-se de embalar o recheio de casa, em alguns casos, acumulado durante uma vida inteira. Pode ser um projecto assustador. Ninguém quer perder, ou danificar, os seus pertences. O segredo? Manter a calma e seguir os passos em baixo, para aprender a melhor forma de embalar o recheio de casa e garantir que tudo chega em perfeito estado à nova morada.

Importante: Uma mudança de casa leva sempre o seu tempo. É preferível que comece a planear tudo com uma certa antecedência, de preferência seis semanas antes. Pode ver qual a melhor forma de planear uma mudança em um anterior artigo deste blog.

– O essencial

De certeza que tem objetos que não usa, ou que simplesmente não vai precisar mais. Poupe o seu esforço com coisas desnecessárias. Faça um inventário completo e, quando embalar o recheio de casa, leve consigo apenas o que lhe faz falta.

– O material

Para a mudança vai precisar de muitos caixotes de cartão. Peça no seu local de trabalho, num supermercado ou aos amigos. Faça por angariar caixotes nos mais diversos tamanhos. Outros materiais que vai precisar para embalar o recheio de casa são: fita adesiva, etiquetas, tesoura, uma faca artesanal, uma caneta e um bloco de notas.

– Organização

Coloque etiquetas nos caixotes com a descrição do seu conteúdo e localização. Indique também sempre que um caixote tiver objectos frágeis, para que no momento da mudança a pessoa que tiver a transportá-lo redobre os cuidados. Estes pequenos gestos vão permitir-lhe poupar tempo na hora de voltar arrumar tudo na sua nova casa, bem como evitar surpresas desagradáveis.

Mais Dicas:

– A probabilidade de perder objetos numa mudança é elevada. Para evitar que isso aconteça faça uma lista com todos os caixotes e elimine-os à medida que são descarregados;

– Seja sensível consigo e com os outros. Não encha demasiado os caixotes, afinal vão ter que ser transportados;

– Pode parecer óbvio, mas, ao embalar o recheio de casa, coloque os utensílios mais pesados na parte inferior da caixa e os mais leves na parte superior. Faça uma distribuição uniforme;

– Zele bem com fita adesiva a parte inferior e superior dos caixotes para não se desfazerem;

– Evite utilizar sacos de plástico, pois são menos resistentes.

– Revestimento dos objetos frágeis

Intercale os objetos mais “sensíveis” com toalhas, lençóis e travesseiros. É muito simples e é uma óptima forma de proteger a sua porcelana favorita. Tenha é o cuidado de fazer uma nota acerca disso no caixote, para o caso de não ser você a desembalar. Outras opções baratas são o plástico de bolha e os jornais. Independentemente do material que escolher não se esqueça de embalar o recheio de casa por completo, é muito importante, caso contrário poderá reencontrar os mesmos danificados!

– Os móveis

No que toca aos móveis é preciso ter muito cuidado para que nada se perca, ou se danifique. Coloque os parafusos e outras pequenas peças num saco de plástico (dica: pode usar os sacos das sandes), em seguida grave no mesmo o nome do móvel a que pertencem.

Desmonte todos os móveis possíveis. Solte as pernas das mesas e junte-as recorrendo a fita adesiva, retire as gavetas, entre outros, de modo a que os móveis estejam leves ao máximo para embalar o recheio de casa sem problemas.

Dica:

– Retire as gavetas dos armários e coloque-as dentro de um saco de plástico amarrado por fita adesiva. Desta forma, ao chegar à sua casa nova, apenas terá de retirar o plástico e encaixar as gavetas já com o seu conteúdo dentro.

embalar o recheio de casa

– Materiais perigosos

Cuidado com os materiais perigosos, como tintas, junte-os todos na mesma caixa e mantenha-os longe das restantes coisas.

– Os documentos

Embale os documentos importantes em conjunto, tais como: certidões de nascimento, de casamento. Coloque-os num local seguro.

– Os tapetes

Para facilitar no transporte enrole e amarre os tapetes e as carpetes com uma corda.

– A roupa

Tente ter toda a roupa lavada e seca no dia da mudança. Caso não consiga, transporte cada qual num saco, ou caixa, em separado.

O prioritário

O mais certo é não conseguir fazer a mudança toda num dia, por isso mesmo pense no que vai precisar na primeira noite. Alguns utensílios úteis: café, chá, lanches, copos, uma chaleira, um pano de cozinha, kit de primeiros socorros, papel higiénico, produtos de higiene pessoal, sacos de plástico e uma muda de roupa. Certifique-se de que estas caixas são transportadas em primeiro lugar.

– Uma divisão de cada vez

É muito fácil perder-se. Para isso não acontecer, faça a mudança de uma divisão de cada vez. Comece de cima para baixo, do sótão para a garagem. Os primeiros a serem embalados são os pequenos objetos decorativos. Já os objetos da cozinha e das casas-de-banho devem ser deixados para último, devido à sua utilidade.

Uma mudança de casa é algo que toda a gente terá de fazer mais tarde ou mais cedo, na sua vida. Para o ajudar nesta nova etapa da sua vida, pode sempre contar com os melhores profissionais de mudanças, que encontra na Zaask.