Como criar uma mesa de sushi no casamento
Um casamento absolutamente memorável não é necessariamente sinónimo de um casamento exorbitante. Basta investir algum tempo a pesquisar boas ideias e conceitos para aplicar nos detalhes do casamento, que possam surpreender os convidados pela sua singularidade e tornar ainda mais especial um grande dia.
Assim, em vez de se contentarem com o que é comum a qualquer casamento, sugerimos uma alternativa ao Catering tradicional: porque não pensam em criar uma mesa de sushi no casamento?
Os convidados que apreciam os sabores exóticos da comida oriental vão adorar e quem ainda nunca experimentou terá a oportunidade de conhecer algo novo. Para além disso, a comida japonesa é muito leve e saudável, bem como muito apelativa aos olhos.
A ideia não é substituir todo o menu do casamento por algo tão específico, a não ser que tenham convidado um número selecto de pessoas que saibam ser apreciadores deste tipo de comida.
A verdade é que, como em qualquer outro grande evento, num casamento geralmente existem gostos heterogéneos e o importante é respeitá-los. Por isso, uma mesa de sushi no casamento será perfeita para um estilo buffet onde existam várias opções ou para servir durante o cocktail que antecede a refeição, não esquecendo sempre de ter alternativas para quem não é apreciador.
O que colocar na mesa de sushi no casamento
O espaço que reservarem para a mesa de sushi no casamento pode e deve integrar a decoração, incluindo detalhes que remetam ao tema escolhido.
É importante também dispor de todos os acessórios a rigor, nomeadamente esteiras, hashis (pauzinhos) e as molheiras feitas de porcelana antiga para os molhos.
Como por certo muitos dos vossos amigos e familiares nunca provaram esta iguaria, poderão também colocar na mesa de sushi no casamento um pequeno apontamento decorativo ou um painel com as instruções de como se deve comer este prato tradicional japonês com pauzinhos. Sejam criativos e apostem em ilustrações divertidas ou com estilo.
Atenção que o sushi deverá ser reposto na mesa conforme a procura dos convidados. É também importante ter um responsável por verificar se as peças estão frescas e garantir que a climatização do ambiente é adequada, para conservar os alimentos.
O ideal é contratar um sushiman, para servir ao vivo. Assegurem-se de que contratam um profissional ou pelo menos alguém que tenha alguma formação, porque apesar de parecer fácil fazer sushi… não é!
O que servir na mesa de sushi no casamento
Relativamente à escolha do cardápio, uma das vantagens do sushi é a grande variedade de sabores e ingredientes disponíveis com os quais se pode agradar diferentes gostos.
Apesar do sushi tradicional ter como principais ingredientes o peixe cru e o arroz, nos “sushis modernos” ou “ocidentais” é possível escolher entre uma enorme variedade de recheios: frutas, abacate, queijo cremoso e até chocolate (!), entre outros.
Assim, no cardápio podem incluir:
- Nigiris (peça de arroz com peixe em cima)
- Makis (rolo de alga, arroz e centro com peixe)
- Sashimi (peixe e frutos do mar muito frescos, fatiados em fatias finas)
- Sopa de miso (geralmente um preparado com soja, hondashi, tofu e cebolinha, por vezes com legumes)
- Tempura (pedaços fritos de vegetais ou marisco envoltos em polme),
- Shitake (cogumelos) e outras delícias.
Para acompanhar o sushi coloquem na mesa uns copinhos de saké, o licor de arroz típico japonês.
Numa mesa de sushi no casamento, os molhos e acompanhamentos também não podem faltar, tais como o molho de soja ou soja doce, o wasabi e o gengibre.
Para os convidados que não comem sushi, podem reservar um espaço no buffet com um pouco de peixe e legumes cozidos, saladas e pratos vegetarianos. Tratam-se de opções leves que combinam com o cardápio de sushi.
Encontre através da Zaask profissionais de catering de casamentos de confiança e pergunte se o sushi no casamento é uma opção viável para a sua festa.