Como Construir uma Piscina
Construir uma piscina no quintal é um sonho para a esmagadora maioria das pessoas, que, na sua mente, lhe garantiria anos de diversão em família. Se quiser poupar algum dinheiro na aquisição desse “paraíso pessoal” siga as nossas recomendações para construir uma piscina.
1. Escolha a piscina
É o primeiro passo que terá de tomar para construir uma piscina. Existem três tipos de piscinas enterradas mais comuns: de cimento, revestidas de vinil e de fibra de vidro.
Geralmente as piscinas de cimento armado existem em quase todos os tamanhos e formas que deseje. Neste tipo de construção, as paredes são reforçadas em aço. Este tipo de piscinas são escolhidas muitas vezes pata encostas. O ponto negativo é que demoram mais tempo a ser instaladas (regra geral entre 3 a 12 semanas), mas são consideradas das mais fortes e duradouras. E, ao contrário de qualquer outro tipo de piscinas, as de cimento concreto podem ser remodeladas, ampliadas e actualizadas.
As piscinas de vinil são feitas a partir de um revestimento flexível que se encaixa dentro do buraco. As paredes também são reforçadas em aço, alumínio ou polímero não-corrosivo. A maioria das piscinas de vinil são rectangulares mas também existem forros em forma de L no mercado, com dezenas de padrões e cores. Se optar por este tipo de piscina, tenha em atenção que brinquedos, animais e objectos pontiagudos podem perfurar o forro, por isso, escolha entre os mais espessos. As piscinas de vinil costumam demorar menos de um mês a ser montadas.
As piscinas em fibra de vidro são basicamente uma taça colocada dentro de um buraco escavado por um guindaste com um perímetro padronizado de fábrica. Por isso, são as que têm a instalação mais rápida, apenas alguns dias. Ao contrário das piscinas de cimento, as de fibra de vidro não são porosas e por esse motivo req
uerem menos produtos químicos na sua manutenção e abrigam menos algas. No entanto, a oferta em termos de tamanho e formato é muito menor.
2. Localização
Escolher o local ideal para construir um
a piscina é uma decisão tão importante como a escolha do tipo de piscina que vai instalar na sua casa. Antes de mais, pense na exposição solar – as sombras vão dificultar o natural aquecimento da água e a proximidade de árvores vai encher a sua piscina de folhas. Também não escolha construir uma piscina num local ventoso, que aumenta a evaporação da água e o obrigará a constantemente estar a repor o nível adequado. Terá, igualmente, de evitar uma área com um lençol freático, porque isso inundaria o poço aberto para a piscina.
Sempre que possível, construa a piscina num local visível a partir do interior da sua casa. Aumenta a sensação de paraíso e facilita a vigilância dos seus filhos, por exemplo. Ao escolher a localização deve certificar-se de que terá espaço suficiente à volta da piscina para a instalação de acessórios, como um jacuzzi, um escorrega ou uma prancha.
3. Formatos e decoração
Há diversos tamanhos e formatos. Portanto, não hesite em personalizar o seu sonho! Além das tradicionais piscinas retangulares ou em forma de L, tem por exemplo, as gregas (retângulos com cantos truncados), redondas (ideais para espaços mais pequenos) ou até mesmo em forma de rim. Nos acessórios também não há limites – desde cascatas, a jatos de água, escorregas, pranchas e até jogos de luzes coloridas.
4. Orçamentos e burocracias
O preço de construir uma piscina vai variar pelo tipo que escolher, as condições do solo, o sistema de circulação, acessórios e naturalmente tamanho e forma da mesma. Peça orçamentos na Zaask, compare e escolha o melhor. Previna-se, alertamo-lo para alguns itens que normalmente não estão incluídos e o podem surpreender no momento de pagar: caso da iluminação ao ar livre, paisagismo envolvente, decks, as cercas ou telas de privacidade, sistema de som ao ar livre, kits de teste da água ou estruturas de sombra. Certifique-se, ainda, que não precisa de uma licença de construção e as implicações em termos de impostos, face ao melhoramento do seu imóvel com a construção de uma piscina.
5. Manutenção e limpeza
Vai ter de escolher um sistema de circulação que servirá para manter a água limpa e cristalina. Vai precisar de um sistema de filtros e de desinfecção. O coração do sistema de filtragem é a bomba, que retira a água de drenos do fundo da piscina e a envia para a superfície, através de filtros. Por ser um sistema crucial para a manutenção do seu investimento – deve pedir ajuda a um empreiteiro para escolher o sistema de filtros adequado à sua piscina. Quanto à desinfecção, o cloro é o produto mais usado e eficaz.