Como criar um site? – Saiba todos os passos

Criar um site para partilhar ideias e pensamentos é uma óptima maneira de comunicar com o mundo. Mas, se nunca optou por criar um site pode parecer uma ideia assustadora. Há todo um conjunto de regras sobre o que http-ponto-qualquer coisa e como colocar fotos e texto no site. Este artigo vai ajudá-lo a compreender os passos necessários para criar um site muito rapidamente.

1 – Procure inspiração.Consulte e veja vários sites com diferentes degins e pense por que razão são sites muito visitados. O motivo, na maioria das vezes, resume-se à informação, aos  recursos, links em páginas que são fáceis de utilizar. Para ter ideias e criar um site seu pesquise muito. Facilita a decisão sobre onde deve colocar os diferentes tipos de conteúdo. Caso não consiga ter alguns conteúdos visíveis, crie formas lógicas de chegar a essa informação. Geralmente quanto mais simples for o design melhor é a página.

criar um site

2 – Escolha um tema. Se já tem o foco do seu site definido então pode passar esta etapa. Se não, ficam aqui algumas dicas para ajudá-lo. Em primeiro lugar, lembre-se que há milhares de milhões de pessoas na internet e uma grande percentagem tem sites. Se a sua ideia for criar um site que nunca tenha sido feito…então nunca vai começar. Pode sempre dedicar um site à sua banda preferida, criar uma janela de conversação onde as pessoas possam falar sobre a banda ou pode criar uma página sobre a sua família, mas atenção ao tipo de informação que torna pública porque pode ser usado contra si ou ficar acessível a alguns perigos. Se seguir esta opção, o ideal é proteger o site com uma password.

3 – Trace um plano.É necessário algum tempo e dinheiro para criar um site. Por isso trace um limite para ambos. A primeira coisa que deve fazer depois de ter uma ideia é planeá-la. Não é necessário um plano muito elaborado nem com grande apresentação gráfica, mas defina logo desde o início onde e como vai querer colocar os seus conteúdos

4 – Defina os seus conteúdos. Existem muitos e diferentes tipos de conteúdos com as suas características. Defina quais são os melhores para o seu site, tendo em consideração algumas coisas:

– Se o site for para uma loja: se o objectivo do site for vender é preciso definir de que forma quer que os itens fiquem disponíveis.

– Se quer visualização de vídeos ou de música, defina se quer partilhar os seus vídeos ou os vídeos que estão num outro computador ou site. Sites como o Youtube e o SoundCloud são boas opções para recorrer à partilha de vídeos.

– Tenha atenção à partilha de imagens, no caso de ser fotógrafo ou artista. Ao colocar as imagens online use uma protecção para impedir que as imagens sejam reproduzidas. Opte por imagens de baixa resolução ou protegidas por algum código Flash.

– Instale mini-programas (widgets) para ajudar a manter o controlo de quem visita o site, a informação que é procurada e onde estão os utilizadores. Também existem widgets para marcação de consultas, apresentando um calendário, etc.

– Decida se quer ter o seu contacto na sua página. Para a sua segurança deve ter cuidado com o tipo de informação que tem disponível. Nunca deve disponibilizar o seu endereço ou o número de telefone de casa. Informação como essa pode ser usada para roubo de identidade. Em alternativa pode configurar um endereço de e-mail especial para as pessoas que queiram entrar em contato consigo através do site.

criar um site

5 – Escolha a plataforma do site.Nos últimos dois anos houve um grande aumento do número de tablets e de outros dispositivos móveis. Se quiser criar um site que resista ao tempo e que seja acessível ao maior número de utilizadores pense em fazer versões diferentes do site para diferentes plataformas (computador, iphones, tablets, etcs), ou utilize um design que se ajuste a cada uma destas opções (responsive).

Para ter a certeza de que está a criar um site de acordo com as melhores práticas do mercado, procure na Zaask os profissionais de desenvolvimento de sites. Temos a certeza que ficará satisfeito!