Como assegurar a impermeabilização da sua casa?

Mais do que bem-estar, a impermeabilização da sua casa é um investimento fundamental para garantir a segurança da sua habitação. A água é a maior ameaça à degradação dos edifícios, por isso materiais e técnicas de impermeabilização protegem as construções de “patologias” provocadas por infiltrações. A Zaask vai, por isso, dar-lhe dicas sobre como assegurar a impermeabilização da sua casa.

A humidade do espaço onde vive é um factor importante a ter em consideração. A constante presença da água acresce cuidados redobrados na proteção das suas paredes e fachadas, fundações, coberturas e caleiras, terraços e varandas, marquise, jardim ou piscina.

O isolamento também pode ser feito para proteger a sua casa do barulho e reduzir a sua fatura energética. A climatização e o conforto acústico aumentam o seu bem-estar e a habitabilidade da sua casa. O poliestireno, lã de rocha, poliuretano e aglomerados de cortiça são alguns dos materiais mais usados num bom isolamento térmico e/ou acústico. Encher as paredes com uma camada macia de fibra de vidro é uma das maneiras mais fáceis e baratas para tornar a sua casa mais eficiente em termos energéticos. Janelas e portas devem estar bem calafetadas e se não tiver pondere investir em vidros duplos. Saiba que cerca de metade do calor dentro de casa pode escapar se a sua habitação não estiver bem isolada. Para saber todas as dicas sobre o isolamento da casa leia o anterior artigo deste blogue.

Caves, cozinhas e casas de banho

As cozinhas, casas de banho e caves são as divisões da sua casa mais propensas a infiltrações, derrames e condensações. O primeiro passo que deve tomar sobre como assegurar a impermeabilização da sua casa, assim que aparecer a primeira “manchinha” de humidade, para evitar o empolamento da pintura é arejar! No entanto, o arejamento pode ser insuficiente para conter a humidade. Em termos de materiais, nas zonas húmidas os revestimentos cerâmicos e em pedra natural são geralmente a opção mais segura. Se viver numa cave ou lhe aparecerem manchas no tecto ou paredes da cave, a impermeabilização é regra geral feita com argamassa de impermeabilização, que evita que a água apareça à superfície. No caso de a mancha ser pequena, pode simplesmente aplicar argamassa impermeável, mais simples de usar, na zona afetada. Mas, se tiver humidade constante tem de recorrer a uma argamassa impermeável mais resistente a pressões negativas.

Proteção de fachadas

O efeito da água nas fachadas de sua casa pode revelar-se através de manchas, mas a degradação do interior da casa é sempre uma consequência inevitável. Por isso, o segundo passo sobre como deve assegurar a impermeabilização da sua casa é protegê-la do exterior!

Se lhe aparecerem manchas junto às janelas ou os caixilhos se deteriorarem rapidamente dispare os alarmes. A adequada selagem dos caixilhos reduz as necessidades térmicas da casa e a primeira barreira contra infiltrações. Para este tipo de intervenção pode recorrer a mastiques de elevada durabilidade e resistência às condições ambientais. No caso de manchas em redor das janelas opte por um silicone transparente que adere a diferentes materiais e também é um material resistente à exposição ambiental.

Varandas e terraços

As varandas e terraços são outros pontos frágeis em termos de infiltrações e só uma boa impermeabilização destes espaços impedirá que a água entre pela sua casa dentro. Quer se trate de uma obra nova ou de reabilitação o tipo base de revestimento é fundamental. A pintura, por exemplo, desde que elástica e resistente ao tráfego pedonal pode ser uma solução inovadora em termos de impermeabilização e decoração no seu terraço. Nas varandas (de uma obra nova ou recente) pode optar por uma microargamassa de impermeabilização antes de colar os ladrilhos.

No caso de uma reabilitação, a impermeabilização pode ser feita de duas maneiras: colagem de novo revestimento sobre o existente, o que evita demolições e mão-de-obra desnecessária; se não tiver espaço suficiente para sobrepor pode aplicar um produto transparente que impermeabiliza o revestimento, como um verniz impermeável e transparente sobre as cerâmicas por exemplo.

Coberturas e telhados

A exposição destas zonas às agressões ambientais aumenta o risco de infiltrações, por isso, a escolha do correto sistema de impermeabilização é um aspeto fulcral desde o início do projeto. A impermeabilização de telhados e coberturas pode ser feita com pinturas ou membranas. Para assegurar a impermeabilização da sua casa, se lhe aparecerem fissuras em telhas em vez de substituir pode optar pela selagem pontual com uma membrana autoadesiva – a betuminosa permite a selagem de fissuras de forma eficaz, durável e discreta. Sobre o telhado também pode aplicar um repelente de água invisível, não só impermeabiliza como previne o aparecimento de musgos e verdete.

Se a sua casa tem problemas de impermeabilização, não hesite em encontrar o profissional certo para si através da Zaask, onde lhe apresentamos até 4 profissionais avaliados.