Como escolher a base de maquilhagem para uma festa

Apesar de existir no mercado uma grande variedade de tipos e cores de bases, saber como escolher a base de maquilhagem ideal para cada tipo de pele não é tão simples como possa parecer.

Se ainda não encontrou a base certa para si e foi convidada para uma festa, fique aqui com alguns conselhos para escolher a base de maquilhagem que a fará brilhar, tendo em conta a textura, a cor e o seu tipo de pele, entre outros factores.

Escolher a base de maquilhagem em termos de textura

As bases de maquilhagem estão disponíveis no mercado em diferentes texturas, adaptadas a cada tipo de pele.

  • As bases fluídas ou líquidas adaptam-se a todos os tipos de pele, espalham-se com facilidade e permitem unificar o tom para um efeito muito natural. São ideais para peles secas e com rugas, pois não criam um efeito de capa. Se escolher a base de maquilhagem líquida, deve aplicá-la com pinceis de cerdas sintéticas ou com os próprios dedos.
  • As bases em creme são discretas e ideais para hidratar o rosto, sendo indicadas para peles secas e não recomendadas para peles oleosas. O resultado é uma boa cobertura, para uma cor natural e delicada. Deve ser aplicada com pinceis de cerdas sintéticas.
  • As bases compactas são perfeitas para peles mistas ou oleosas, porque absorvem a oleosidade e fazem desaparecer os brilhos, unificando o tom. No entanto, se escolher a base de maquilhagem compacta precisa de ter mais cuidado na sua aplicação, porque não oferece um acabamento tão natural como as bases anteriores. Os pincéis de cerdas sintéticas muito macios ou as esponjas ajudam a aplicação para um acabamento mais perfeito.
  • As bases em mousse são indicadas para todos os tipos de pele, quer secas ou oleosas, mas não dão tão boa cobertura como uma base líquida. São leves e proporcionam um aspecto aveludado e muito agradável. Caso opte por escolher a base de maquilhagem em mousse use o pincel para a sua aplicação.
escolher a base de maquilhagem
Foto Style Me Pretty de Heather Roth Fine Art Photography

Escolher a base de maquilhagem em função do acabamento

No que diz respeito ao acabamento, pode escolher a base de maquilhagem entre 4 tipos diferentes:

  • Bases hidratantes. Ideais para peles secas, são bases compostas por substâncias nutritivas, como a glicerina, óleos vegetais, vitamina E, etc., que têm por objectivo manter a pele hidratada.
  • Bases matificantes. Estas bases são oil free, isto é, sem gorduras adicionadas, sendo indicadas para peles mistas ou oleosas, para controlar o brilho ao longo do dia.
  • Bases iluminadoras. Estas bases contêm activos esfoliantes e de clareamento da pele, como a vitamina C ou os ácidos alfa hidróxidos (AHA). São ideais para cútis danificadas e apagadas, devolvendo a luminosidade à pele do rosto.
  • Bases rejuvenescedoras. São bases com efeito lifiting, compostas por elementos reafirmantes, como o ácido hialurónico, as ceramidas e o colagénio, que evitam a flacidez da pele envelhecida.

Escolher a base de maquilhagem em função do tom

O tom da base é, sem dúvida, o factor que mais influencia um resultado final impecável. Por isso terá de escolher a base de maquilhagem que seja da mesma cor da sua pele.

Experimente vários tons até encontrar o seu, mas não teste na mão ou na parte interna do pulso, já que não corresponde ao tom real da nossa pele. O melhor é testar no rosto, nas regiões da bochecha, queixo ou no maxilar.

Atenção que escolher uma base de maquilhagem mais escura não é solução para dar mais vida ao seu rosto, pois apenas resultará num efeito máscara que em nada a vai favorecer. Para dar cor ao rosto já existem os pós bronzeadores e o blush!

Escolher a base de maquilhagem em função do tipo de pele

Para saber como escolher a base de maquilhagem certa é importante conhecer o seu tipo de pele, pois isso irá ajudá-la a determinar qual o produto ideal para si e o que terá maior fixação.

  • Pele Oleosa. Se tem uma pele oleosa, deve escolher a base de maquilhagem conhecida como oil free, que é mais seca, livre de óleos e hidratantes.
  • Pele Mista. As peles mistas também podem usar as bases oil free, embora necessitem da aplicação prévia de um primer, para nutrir a pele. De qualquer forma, existem bases específicas para peles mistas, que se adaptam a cada parte do rosto.
  • Pele Seca. Para as peles secas, as bases com função de hidratação são as mais indicadas, pois evitam um maior ressecamento.

Se apesar das nossas dicas ainda tem dúvidas em relação à base de maquilhagem certa para si, consulte uma maquilhadora profissional para que não deixe de se sentir fantástica na festa para a qual foi convidada!