Como escolher vestidos de festa para crianças

Nem sempre é fácil decidir o que vestir a uma menina numa festa mais formal, num casamento ou baptizado, etc. É verdade que quando falamos dos mais pequenos as regras de vestuário são sempre menos rígidas, mas mesmo assim escolher vestidos de festa para crianças pode ser uma dor de cabeça para os pais.

Por isso, a Zaask dá-lhe uma série de sugestões com o intuito de a ajudar nessa escolha.

Em todo o processo não se esqueça do fundamental: o facto de serem crianças! Assim, para além de bonitos, os vestidos de festa para crianças têm de ser práticos e cómodos, para que elas possam brincar, correr, saltar e passar quase um dia inteiro com eles.

No mercado existe uma ampla gama de vestidos de festa para crianças em diferentes tecidos, desde vestidos em veludo, em linho, com saias em tules, etc. Criados especialmente para elas, estes vestidos fazem-nas sentir verdadeiras princesas!

Salientamos que para bebés com menos de um ano, a opção certa são as peças de algodão, pois é um material cómodo em qualquer estação, deixando a criança mais fresca durante o Verão.

Entretanto, a escolha dos modelos dos vestidos de festa para crianças está directamente relacionada com o tipo de cerimónia, nomeadamente se é mais formal ou descontraída. De qualquer forma, mesmo em celebrações mais informais, é importante escolher uma indumentária mais cuidada do que as crianças usam habitualmente no seu dia-a-dia, pois trata-se de um dia especial!

vestidos de festa para crianças
Foto Carry King

 

Se a festa for de Outono ou Inverno, deve ter cuidado em escolher peças quentinhas e confortáveis. Os vestidos de festa para crianças devem ser de tecidos mais grossos, de veludo, lã ou de malha. Em alternativa aos vestidos completos, pode optar por um conjunto saia em tule com uma camisola em malha, pois não só as protegem do frio com são peças cómodas. Por seu turno, se houver rapazes e quiser que estejam todos de igual, pode substituir a saia por uns calções ou calças da mesma cor.

Para proteger as meninas do frio, pode optar por sobretudos, quer de cortes mais clássicos ou modernos, pois são muito bonitos e combinam com a ocasião.

Os boleros também são uma excelente escolha como complemento dos vestidos de festa para crianças, pois são muito elegantes.

Se o casamento for de Verão ou na Primavera, pode optar por vestidos de festa para crianças com tecidos fluidos e leves, como as organzas de algodão ou as musselines de linho. Evite tecidos pesados, tais como o cetim e o veludo.

vestidos de festa para crianças
Fotos Style Me Pretty de Carolyn Troadec

 

Nos casamentos, as meninas não devem destoar do vestido de noiva, mas também não têm necessariamente de parecer noivinhas em miniatura. Aliás, esta tendência está um pouco fora de moda, sendo preferível optar por vestidos de festa para crianças mais originais. Pode, por exemplo, vestir as meninas do casamento com vestidos idênticos mas não exactamente iguais, dentro do mesmo estilo e utilizando as mesmas cores.

Relativamente as acessórios, para um ar infantil mas ao mesmo tempo festivo, sugerimos coroas, arcos ou ganchos com flores naturais ou até artificiais para que não murchem durante o dia.

Para crianças mais pequenas também estão na moda as fitas largas com aplicações.

vestidos de festa para crianças
Fotos Style Me Pretty de Anna Sewine e Angélica Marques Fotografia.

 

Caso não encontre o vestido ideal para a(as) sua(s) filha(as), quer em termos de modelo, quer em termos de tamanho, existe também a possibilidade da confecção realizada sob medida. Através da Zaask encontra modistas de confiança e avaliadas, que fazem vestidos de festa para crianças sob medida.