Como arranjar problemas com torneiras que não param de pingar?

São o problema mais comum e mais fácil de arranjar. Por isso, se as suas torneiras começarem a pingar, não atrase esta reparação. O desperdício de água tem custos ecológicos, tanto no prolongamento da vida da suas torneiras, como na sua carteira. A Zaask vai dar-lhe dicas sobre como arranjar problemas com torneiras que não param de pingar, podendo ser estas misturadoras ou com monocomando.

O primeiro passo, para evitar banhos surpresa, é fechar a água no contador e, de seguida, abrir a torneira para aliviar a pressão que está na canalização.

Pode também aproveitar o facto de ter de desmontar a torneira para lhe fazer uma limpeza rigorosa: molhe um pano de algodão em vinagre e coloque-o durante alguns minutos sobre o calcário, que certamente se deve ter acumulado na base da torneira; limpe essa zona cuidadosamente, eliminando todos os resíduos. Se a torneira tiver um pulverizador ou um filtro, desmonte a peça e mergulhe-a durante algumas horas num recipiente com vinagre antes de a voltar a montar.

Arranjar problemas com torneiras misturadoras

Saiba que o procedimento é igual para todas as torneiras deste tipo, sejam de cozinha, de lavatório, de banheira ou mesmo uma torneira de jardim.

Normalmente, as pingas devem-se ao desgaste das anilhas vedantes da torneira, que podem ser facilmente substituídas e compradas em qualquer loja de ferragens ou bricolage. Este tipo de torneiras tem, regra geral, uma tampa no manípulo, que terá de ser removida com uma chave de fendas. É por baixo dessa tampa que está o parafuso de fixação que terá de ser removido. Pode colocar um pano para absorver a água que deve sair quando retirar o castelo da torneira. Esta peça tem um parafuso de estrela na extremidade do vedante, portanto, retire-o para substituir a anilha. Se o castelo tiver sujo ou com calcário, limpe-o antes de colocar o vedante novo. Depois, é só enroscar tudo pela ordem contrária.

Arranjar problemas com torneiras com manípulo de pressão

Se estiver a reparar uma torneira com manípulo de pressão, comece por retirar essa peça com a ajuda de uma chave de bocas. Quando sentir que a porca se está a soltar, acabe de a desenroscar com a mão e retire a cabeça da torneira. A anilha vedande fica no extremo inferior da cabeça e pode ser compacta ou com aberturas, fixa ao centro com ou sem porca. Depois de desenroscar o parafuso central (se este existir), retire então a anilha para a substituir. Volte a montar o conjunto, tendo o cuidado de não danificar a anilha nova quando a apertar.

Trocar as juntas de vedação para arranjar problemas com torneiras

Se sair água pela união do cano com o corpo da misturadora, deve substituir as juntas tóricas. Comece por despertar a porca da base do cano com uma chave ou um alicate de pressão, e logo depois pode substituir as juntas. Pode cobri-las com uma massa de silicone, para alcançar uma perfeita estanqueidade

Arranjar problemas com torneiras monocomandos

Os cuidados a ter ao nível da manutenção são os mesmos, mas como os componentes são diferentes, nas torneiras com monocomandos, regra geral, o que vai ter de substituir é o cartucho e não a anilha vedante. Comece por desmontar a alavanca, soltando o parafuso de fixação. Depois, e por esta ordem, retire a alavanca, o índice e a porca de compressão do cartucho para o conseguir substituir por um novo de modelo idêntico.

Cuidados especiais a ter quando tiver que arranjar problemas torneiras

Deve ter em atenção que os cromados das torneiras riscam-se facilmente, por isso, use as ferramentas com cuidado e, sempre que possível, proteja a torneira com um pano para que não entre em contacto directo com a ferramenta.

Não se esqueça: as torneiras são elementos vitais da sua canalização. Por isso, conserve-as e não hesite em arranjá-las quando começarem a pingar.

Se não consegue fazer este tipo de trabalho sozinho, saiba que na Zaask pode contratar um dos vários canalizadores avaliados para arranjar problemas com torneiras, de forma muito eficaz. Agora, já não tem desculpas para ter as torneiras por arranjar!