Sugestões para menus de casamento

Para além da escolha do local onde casar, é extremamente importante optar por menus de casamento à altura da ocasião, para que o grande dia seja ainda mais memorável não só para os noivos como também para os convidados. Afinal, quem é que esquece uma boa refeição?

No entanto, escolher os pratos de uma ementa nem sempre é fácil e podem surgir inúmeras dúvidas e indecisões até o casal chegar à escolha final.

O primeiro passo é entrar em contacto com um serviço de catering que poderá sugerir diferentes opções. Este contacto é imprescindível e deve ser feito o mais cedo possível, uma vez que os caterings com maiores referências reservam serviços com grande antecedência. Assim, embora os menus de casamento possam ser decididos apenas semanas antes da festa, o ideal será começar a discutir alguns pontos antecipadamente e experimentar algumas propostas. Contacte serviços de catering de casamentos através da Zaask, onde irá encontrar profissionais avaliados por trabalhos realizados anteriormente.

Para ajudar na difícil escolha de menus de casamento a Zaask deixa aqui algumas sugestões.

Conheça os seus convidados

Na escolha de menus de casamento, os noivos devem ter a noção de que não vai ser possível agradar a todos os convidados. O ideal é ter em conta os gostos generalizados e escolher algo em conformidade. Assim, procure caracterizar os seus entes queridos no que diz respeito aos seus gostos gastronómicos e, a partir daí, comece a tomar decisões.

  • Convidados com gostos tradicionais. Se os seus amigos e familiares são pouco dados a experiências, não arrisque na selecção de menus de casamento com sabores muito diferentes, pelo menos nos pratos principais. Neste caso, se quiser inovar, faça-o nos aperitivos, onde há sempre mais opções. Para os pratos principais escolha comida tradicional, com algumas variações que possam dar o toque de sofisticação que um casamento exige.
  • Convidados receptivos. Se acha que os seus convidados podem aderir à ideia de comer algo diferente mas não são especialmente fãs de radicalismos, pode optar por um menu criativo mas consensual. É o caso de um menu italiano, por exemplo, cuja gastronomia já é familiar a grande parte dos portugueses. Veja na Zaask sugestões para um menu italiano.
  • Convidados “aventureiros”. Se pensa que a maioria dos seus convidados gosta de experimentar novos sabores, arrisque  com uma ementa original de sushi ou qualquer outra iguaria exótica. Geralmente estes menus mais arriscados adaptam-se a casamentos com menos convidados, onde é possível ter gostos mais heterogéneos.

Carne ou peixe?

Nos casamentos de dia é habitual escolherem-se menus de casamento com dois pratos: um de peixe e outro de carne, intervalados por um sorvete tira-gosto.

Nos casamentos à noite, com jantar, o ideal é servir menus de casamento apenas com um prato principal, sendo a escolha mais acertada um prato de carne.

É importante ter em conta que dependendo de ser um almoço ou um jantar existem receitas mais ou menos apropriadas. Por exemplo, à noite apetecem pratos mais leves do que ao almoço.

Atenção ao orçamento

Se o casamento for grande e se tiver restrições de orçamento a escolha dos menus de casamento fica também condicionada. O sonho dos noivos pode ser servir lagosta mas se convidaram 400 pessoas poderão não ter capacidade para suportar esse custo.

Se o orçamento for curto, também é possível criar menus de casamento mais económicos sem negligenciar a elegância que a ocasião exige. Neste caso, é importante descartar ementas gourmet com produtos raros. A solução é optar por pratos tradicionais, como por exemplo bacalhau com broa ou vitela com legumes, de preferência confeccionados com produtos nacionais. Os serviços de catering geralmente oferecem diferentes menus de casamento adaptados às necessidades dos noivos.

menus de casamento
Fotos Style Me Pretty de Erin Jean Photography

 

Tenha atenção à variedade e apresentação

Outro factor a ter em conta na escolha dos menus de casamento será a variedade, nomeadamente em relação ao sabor, textura e cor, garantindo que todos os sentidos serão estimulados.

A apresentação é também extremamente importante. Actualmente, muitos noivos rejeitam os pratos tradicionais e optam por uma cozinha inovadora e sofisticada, pois consideram a apresentação e a forma como se come tão importante como os próprios alimentos.

Assim, é importante apresentar pratos com coloridos, imaginativos, originais e atraentes. Por seu turno, contratar um sushi man para confeccionar o peixe no casamento ou um chef para fazer crepes flambés poderá ser também uma opção.

Considere a estação do ano

A estação do ano e a temperatura deverão também ser tidos em conta na escolha dos menus de casamento. Um gaspacho ou uma sopa de melão não serão as escolhas mais acertadas para servir num dia frio e chuvoso. Veja na Zaask como escolher um menu de casamento para o Inverno. Já nos meses mais quentes convém pensar numa ementa mais refrescante.

Embora actualmente os congelados sejam de boa qualidade é importante garantir produtos de primeira qualidade, pelo que os grandes cozinheiros baseiam as suas escolhas nos alimentos típicos da estação.

Disponha de alternativas

Tenha em conta os mais pequenos quando elaborar os menus de casamento ou considere um menu infantil. As crianças não aceitam comidas muito elaboradas.

Por fim, é importante confirmar se tem convidados vegetarianos, celíacos ou com alguma alergia a alimentos, etc.. Conheça diferentes tipos de problemas que impliquem dietas especiais para poder contratar o serviço de Catering adequado às necessidades de cada um dos seus convidados.