Que exercícios deve fazer no Outono

No Outono caem as folhas das árvores, os dias ficam mais pequenos e menos quentes. É tempo de regresso à escola. Muitos treinadores de fitness elegem esta época de renovação como a ideal para se iniciar uma nova actividade. A Zaask vai dar-lhe dicas sobre os exercícios que deve fazer no Outono, sobre como aproveitar a estação e pôr-se em forma para o resto do ano. São estes os melhores exercícios que deve fazer nesta altura.

Aulas de ginástica, de yoga ou pilates, caminhadas, corridas ou ciclismo, vídeos de fitness ou jogos interactivos são alguns dos exercícios que deve fazer nesta época do ano. O principal é manter-se motivado e construir uma rotina. A escolha da roupa também é importante se decidir fazer exercícios no exterior: use camadas, uma interior que absorva a transpiração e impeça que caminhe ou corra molhado; outra mais quente para o tempo mais frio e, por fim, algo que o proteja da chuva, por exemplo.

Aproveite o clima  

O Outono é uma óptima estação para fazer exercícios ao ar livre, aproveitando as temperaturas mais baixas. Faça caminhadas, ande de bicicleta ou corra como preferir. Pode descobrir novos trilhos num parque, até levar piquenique e “esticar” o dia! Se morar junto a uma praia, por exemplo, aproveite também para jogar vólei ou simplesmente lance o disco com os seus filhos ou o seu cão. Estes são alguns dos exercícios que deve fazer. Se viver antes junto a um lago ou rio pode optar pela canoagem ou caiaque, que são ótimas atividade para treinar o corpo inteiro e mudar totalmente o seu ritmo.

Saia da zona de conforto

É Outono, início de ano letivo para os seus filhos e a altura ideal para sair da sua zona de conforto e aprender algo novo. Renove-se como as folhas das árvores! Nunca teve uma actividade com que sonhasse como algum tipo de dança? Se assim for, decida-se e inscreva-se em um ginásio. É a época certa para o fazer e descobrir os exercícios que deve fazer e que lhe dão mais gozo.

Se for daqueles que ama mesmo é o seu sofá e o seu comando de televisão, pode sempre fazer alguns minutos de exercícios em frente à televisão.

Regra dos 30 dias

É uma regra de ouro para não quebrar o compromisso de mudar de ritmo: integre os seus exercícios na sua vida e rotina diária. A Zaask vai recomendar-lhe alguns exercícios que deve fazer no Outono. Soluções básicas: estacione o carro mais longe, suba pelas escadas em vez de elevador, dê um passeio na sua hora de almoço. Também pode aproveitar o tempo de espera que gasta enquanto os seus filhos estão em atividades extra-curriculares para caminhar. Passeie.

Lembre-se da regra dos 30 dias. São precisas cerca de quatro semanas para o seu corpo se adaptar às mudanças de ritmo e de estilo de vida. Diversos estudos comprovam que a maioria das pessoas desiste dos seus programas de fitness nos primeiros 30 dias. Por isso, não desista. Resista. Saiba que após um mês, o seu corpo estará adaptado e será muito mais fácil manter o programa. Siga os 3 Cs: compromisso, conveniência e consistência.

Não precisa de se inscrever num ginásio para fazer caminhadas, não precisa dele para praticar os exercícios que deve fazer no Outono. É algo que pode fazer a qualquer momento. Pode até integrar na sua rotina se optar ir a pé para o trabalho ou aproveitar a hora de almoço para andar. O ar fresco é um convite a boas caminhadas e, por isso, é dos melhores exercícios que deve fazer. Procure trilhos naturais em parques ou jardins botânicos. Andar de bicicleta ou experimentar uma escalada são outras óptimas actividades para esta estação. Se o fizer em família ou com um grupo de amigos ainda será mais divertido.

Mas também pode fugir ao formal e dedicar-se à jardinagem ou ao campo, como a apanha da maçã – são outros exemplos de exercícios que deve fazer no Outono. Varra as folhas do seu jardim, prepare os canteiros – estará a usar todos os músculos e será um óptimo treino. Na apanha da maçã também passará horas a subir e descer escadas, a esticar e dobrar os braços.

Estes são alguns dos exercícios que deve fazer no Outono e que farão aumentar a sua forma física para começar já a preparar o próximo tempo quente! Se precisar de ajuda com os seus exercícios opte por encontrar um personal trainer através da Zaask que o ajude a atingir todos os seus objectivos.