Qual o papel do pai da noiva no casamento?
Quando um casamento é anunciado, não são apenas os noivos que exalam felicidade: os pais também! E, se a mãe da noiva é sempre a mais participativa e activa na organização do casamento, o pai da noiva tem certamente um dos papéis mais importantes no casamento.
Senão vejamos:
- Segundo a tradição, é o pai da noiva – e, curiosamente, não os padrinhos – quem paga o vestido de noiva à sua filha, embora – tal como o noivo – tenha de aguardar pacientemente até ao dia do casamento para a ver maravilhosamente vestida, pois não poderá participar na sua escolha.
- Noutros tempos, era também o pai da noiva quem pagava o copo-d’água, embora, hoje em dia, os custos sejam repartidos, quer com os pais do noivo, ou até mesmo pelo casal, que, muitas vezes, até suportam todos os custos.
- No dia do casamento, é o pai da noiva que a acompanha a filha no carro que os transporta desde casa até ao local da cerimónia.
- É também o pai da noiva que a leva até ao altar e que a entrega ao futuro marido. Pai e filha partilham, assim, momentos únicos de braço dado, antes de ela se tornar a esposa do seu companheiro.
- Durante a festa de casamento, o pai da noiva é geralmente o primeiro a felicitá-los e a brindar ao futuro da sua filha e do seu recente genro. Hoje em dia, será também simpático que o pai do noivo possa fazer o mesmo discurso, até em simultâneo.
- O último momento protagonizado pelo pai da noiva num dos dias mas importantes da sua vida é a dança que tem com a sua filha, depois de esta abrir o baile com o seu marido. É um momento muito especial e cúmplice entre os dois, talvez o mais emocionante depois do caminho até ao altar. Veja na Zaask sugestões de músicas para a dança da noiva com o pai.
Reconhecendo a importância do seu papel no casamento da filha, o pai da noiva também pode ajudar na organização do casamento.
Certo… provavelmente não será a pessoa ideal para escolher o tecido, a cor e o modelo do vestido de noiva, mas há muito para fazer onde ele pode ajudar.
Que tipo de pai é?
- Gosta de viajar? Então, por que não ajuda na organização da lua-de-mel?
- É do tipo economista? Pode ajudar a controlar os gastos e até ajudar na negociação com os fornecedores.
- É um pai que gosta de festa? Pode ajudar na selecção da banda de música para a música de casamento.
- É perito em bebidas? Até nas bebidas o pai da noiva pode dar os seus palpites.
Aqui ficam algumas dicas para qualquer pai da noiva viver da melhor forma o dia em que a sua menina se torna uma mulher casada:
- Planifique e controle os gastos. Quer vá pagar todos os custos ou uma parte, ou queira apenas contribuir para ajudar na despesa que será comportada pelos noivos, tome nota de tudo o que vai precisar e onde vai gastar o seu dinheiro. Faça uma estimativa de gastos para saber o que fazer com o orçamento disponível.
- Ajude sempre que puder. Pergunte à sua filha se precisa de alguma coisa, ainda que seja apenas um conselho. Na organização de um casamento todas as ajudas são bem-vindas.
- Acalme os ânimos, se for preciso. Seja o mediador de discórdias sempre que for necessário. Seja razoável, conciliador e procure explicar o seu ponto de vista o mais calmamente possível, sem se colocar no lado de ninguém em particular.
- Tenha atenção ao dress code do casamento. O traje do pai da noiva tem de estar de acordo com o do noivo. Caso tenha uma boa relação com ele, até podem escolhê-lo juntos. E não se esqueça de colocar um lencinho no bolso do casaco, não vá ser assoberbado pela emoção!
- Treine a dança. Se não gosta de dançar e a sua filha faz questão de dançar consigo no momento do baile, treine com ela alguns passos ou então pode sempre ter umas aulas de dança. Tudo para que a sua filha seja feliz!
- Seja discreto no dia do casamento. Seja protagonista apenas nos momentos que lhe são destinados, porque o dia é dos noivos. E viva com a maior felicidade esta celebração tão importante nas vossas vidas!