Portugueses procuram cada vez mais comida tradicional portuguesa

  • Segundo um estudo realizado pela Zaask, a comida tradicional portuguesa é o tipo de gastronomia mais solicitada a empresas de catering e chefs ao domicílio
  • São já mais 3000 os profissionais da área que estão registados na plataforma
  • Em 2014 a Zaask permitiu aos profissionais da área faturarem cerca de 2.5 milhões de euros

A Zaask realizou um estudo sobre o sector do catering e chefs ao domicílio e concluiu que o que os portugueses mais querem à sua mesa é: boa comida tradicional Portuguesa. Com a ebulição gastronómica que atualmente se vive no nosso país – com tendências desde o Sushi à Cozinha de Fusão – os 74% de pedidos de catering e os 34% de pedidos de Chef ao domicílio para comida portuguesa, demonstram que a tradição ainda reina à mesa dos portugueses.

No que se refere ao catering ao domícilio, os petiscos e tapas surgem logo em segundo lugar com 13% e em terceiro, com 4%, surgem as refeições Gourmet e o Sushi. Os restantes pedidos concentram-se na comida vegetariana, com 3%, comida italiana com 2% e barbecue com 1%. Quanto à dimensão dos eventos, 50% dos pedidos de catering ao domícilio são direcionados para momentos pensados até 50 pessoas. Já no que toca à tipologia de refeição, 28% dos pedidos são para buffet, 16% para catering de casamentos, 12% para jantar volante e/ou jantar sentado, 9% para festas de aniversário e 8% para batizados, primeira comunhão e cocktails.

Ana Zagallo, dona da empresa de catering Sopa Amarela afirma que: “A Zaask é uma janela aberta para muitos eventos que necessitam de propostas à medida. Nesse aspeto, é uma grande mais valia estarmos presentes numa plataforma onde encontramos, logo à partida, o tipo de clientes que mais se adequam ao nosso perfil enquanto empresa de catering.”

Outra das grandes tendências do momento é a contratação de chefs ao domicílio. Neste segmento o jantar é o tipo de refeição mais requerida com 51% dos pedidos. Logo a seguir surge o almoço com 18%, sobremesas com 13%, aperitivos com 10% e pequeno-almoço com 8%. Quanto à altura do ano com maior atividade, o verão é a época em que se registam mais pedidos (34%), seguido do inverno (26%), outono (24%) e da primavera (15%).

Luís Martins, CEO da Zaask, avança que ”a categoria de catering, chefs ao domicílio e cozinha para eventos é claramente uma das áreas com maior potencial na nossa plataforma. Estamos a falar de centenas de eventos que acontecem diariamente em Portugal e que necessitam de profissionais de confiança para fornecer catering de qualidade.”

Ao todo são já cerca de 3.000 os profissionais que oferecem serviços no âmbito da gastronomia através da Zaask. Em 2014, a plataforma permitiu que os profissionais faturassem cerca de 2,5 milhões de euros. Para 2015, a expetativa é que é esse valor ascenda aos 5 milhões de euros.

One Comment

  • Mariana Malho

    Ótimo post. Conheci hoje o vosso blog e gostaria de parabenizá-los pelo conteúdo. Quanto ao post não me surpreende que os portugueses procurem cada vez mais a comida tradicional portuguesa, pois estou a morar cá a seis meses e percebo no dia a dia como a maioria das pessoas são tradicionais e nacionalistas (mesmo quando andam a reclamar do governo).
    Abraços,
    Mariana