Plano Detox após os excessos de Natal
O Natal já passou e deixou-nos momentos inesquecíveis e boas recordações. E também alguns quilos mais! Mas o Natal é isso mesmo: reunir a família e passar horas em torno da mesa!
Não há como evitar os excessos de Natal, nomeadamente o abuso de alimentos aos quais não estamos habituados, o excesso de bebidas e comidas ricas em calorias e gorduras, substâncias ricas em açúcar, álcool e sal, etc.
Assim, os excessos de Natal geralmente têm um resultado não muito feliz: alguns quilos a mais e uma intoxicação global no nosso organismo. A boa notícia é que são quilos que se perdem rápido!
Deixamos-lhe aqui algumas propostas para desintoxicar e perder o peso adquirido com os excessos do Natal. Livre-se das toxinas e prepare-se para o Ano Novo!
O que é um plano Detox?
Um Detox é uma dieta diurética nutritiva e desintoxicante, especialmente indicada após um período prolongado de excessos alimentares, que para além de engordar podem causar dores de cabeça e de estômago, desconforto abdominal, inchaço, gases e cansaço.
O plano Detox, após os excessos de Natal, não significa fazer uma dieta radical, mas sim manter o consumo adequado de hidratos de carbono, proteínas, hortaliças, frutas e até de gorduras saudáveis.
O plano deve durar entre três a quatro semanas e incluir a ingestão de muita água, pois a hidratação é fundamental para a desintoxicação.
Muitas vezes é indicado um suplemento de fibras e probióticos para ajudar a regular o trânsito intestinal e eliminar o máximo de toxinas.
Sumos Detox
Para este plano Detox após os excessos de Natal é importante beber sumos de fruta e verduras pois trazem muitos benefícios:
- Emagrecem
- Limpam o organismo
- Dão mais energia e boa disposição
- Deixam a pele e o cabelo mais bonito
- Ajudam o bom funcionamento dos intestinos
Beba um sumo Detox em jejum, para substituir o pequeno almoço, e outro ao lanche da tarde.
Deixamos aqui 3 exemplos de Sumos Detox:
Sumo Detox 1: Bata numa centrifugadora ou liquidificadora um pouco de água ou água de coco com 1 chávena de chá de abacaxi, 1 cenoura, 1 chávena de chá de talos de erva doce e um sumo de limão.
Sumo Detox 2: Misture 2 folhas de couve, 2 folhas de couve-de-bruxelas, 1 rama de couve-flor, 1 rama de brócolos, 4 cenouras, 1 maçã pequena ou outra fruta da sua preferência e 1 copo de sumo de laranja.
Sumo Detox 3: Misture ½ chávena de manga cortada em cubos, 1 cenoura cortada às rodelas, ½ ramo de hortelã e sumo de 1 limão médio.
Mais dicas de alimentação
- Frutas e verduras: a base da sua dieta. As verduras como os espinafres, alcachofras, feijão, etc, são especialmente recomendadas para este tipo de dietas. As frutas mais detox são o abacaxi, o kiwi, as uvas, maças e laranjas.
- Gorduras: nem pensar. Deve evitar as gorduras saturadas (carnes, alguns laticínios, etc.), as trans (algumas margarinas, massas folhadas, biscoitos, bolos industrializados e alimentos prontos e congelados, etc.) e os fritos.
- Opte por gorduras saudáveis. O azeite é a melhor opção, por ser rico nos ácidos graxos ômega 6 e 9. O óleo de coco também é uma boa alternativa, pois tem propriedades antioxidantes e benéficas para o intestino. Ambos são rapidamente absorvidos e metabolizados.
- Fuja de alimentos “artificiais”, nomeadamente os ricos em corantes, conservantes e adoçantes artificais, enlatados, molhos prontos a consumir e produtos em embalagens de plástico, que podem conter substâncias tóxicas.
- Evite carne vermelha. As carnes vermelhas contêm muita gordura saturada e substâncias tóxicas, responsáveis por acidificar o sangue e prejudicar o processo de desintoxicação. Por isso, estes alimentos levam mais tempo para ser digeridos. Coma mais peixes, que concentram ômega 3, gordura poli-insaturada com propriedades anti-inflamatórias.
- As proteínas vegetais. Lembre-se que temos proteínas vegetais como a soja e o tofu que devem estar presentes na sua dieta pelo menos uma vez por semana.
- Hidrato de carbonos sim, mas integrais. Massa ou arroz integral com verduras é uma escolha muito saudável.
- A água, a sua melhor aliada. A água será o seu melhor aliado, já que está encarregue de purificar o organismo. Recomenda-se a ingestão de dois litros de água por dia, preferencialmente fora refeições.
- Beba infusões depurativas. Os chás vão ajudar a livrar-se de toxinas e gorduras e também ajudam a saciar depois das refeições. Há muita variedade, encontre a sua preferida!
- Mexa o corpo. Comece ou continue a praticar algum exercício físico, que pode ser simplesmente dar passeios a pé em passo acelerado, subir ou descer escadas, ir a pé ou de bicicleta para o trabalho ou para a escola, etc. O importante é sair do sofá!
O ideal é não fazer um plano Detox por muito tempo. Aliás, cortar alimentos deve sempre ser uma decisão tomada em conjunto com um especialista. Através da Zaask encontra nutricionista e dietistas de confiança e avaliadas.
Depois deste plano Detox para eliminar os excessos de Natal é importante continuar com hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada cheia de verduras, legumes, carnes grelhadas e hidratos de carbonos integrais.