Actividades desportivas ao ar livre

Dicas para actividades desportivas ao ar livre

É Primavera, o Verão também não tarda, o sol e o calor convidam a passar-se mais tempo fora de casa. Aproveite o bom tempo, junte o útil ao agradável e sozinho, a dois ou em família, aventure-se em actividades desportivas ao ar livre. São inúmeras as opções de actividades que podem ser feitas ao ar livre e de borla. Para os amantes da natureza e de desportos radicais, em parques ou praias, é possível caminhar, pedalar, correr, patinar, andar de skate, fazer escalada, arborismo ou até montanhismo e BTT.

É uma decisão que só lhe trará benefícios: é óptimo para a saúde, queima calorias, melhora o sistema cardiovascular, não gasta dinheiro e também ajuda o ambiente. Só custa começar! Depois, verá que facilmente integrará na sua rotina, mesmo que isso signifique mudar o hábito de ir a pé em vez de carro para o trabalho. Por isso, a Zaask vai dar-lhe dicas, conselhos e sugestões para actividades desportivas ao ar livre. Divirta-se!

Primeiras recomendações: oiça sempre o seu corpo quando faz exercício ao ar livre. Se sentir tonturas ou náuseas, é sinal que precisa de fazer uma pausa e reabastecer. O calor é óptimo para alongar os músculos, por isso, não se esqueça de o fazer antes e depois de qualquer actividade ao ar livre.

  1. Hidratação

Tenha sempre à mão uma garrafa de água e vá bebendo regularmente ao longo das suas actividades desportivas ao ar livre. Beba mesmo antes de sentir sede, de preferência antes, durante e após o treino. Assim, o seu corpo vai funcionar melhor e será resistente. Recorde-se que a água é a substância mais importante para o seu organismo. Se for Verão, o calor excessivo fará com que perca líquidos muito mais rapidamente do que o normal.

  1. Protector solar

Mesmo nos dias nublados, não saia à rua sem aplicar um protector contra os raios UV, no mínimo, factor 30. Uma exposição solar excessiva leva a um fotoenvelhecimento da pele: aparecem rugas, manchas, pequenos vasos sanguíneos à superfície da pele. Seja sempre cauteloso. Saiba que o cancro de pele é dos tumores com maior incidência (uma em cada seis pessoas pode desenvolver cancro de pele ao longo da vida).

  1. Roupa larga e às camadas

As cores escuras absorvem o calor, por isso, opte por vestuário em tons claros. É mais fresco. As roupas largas ajudam a evaporar o suor, ficando uma sensação mais fresca e arejada mesmo nos dias mais quentes. Na Primavera ou dias menos quentes, vista várias peças às “camadas”. Assim, será fácil tirar ou vestir, consoante as variações de temperatura.

  1. Boné

Tal como a água, não se pode esquecer de levar um boné ou um chapéu. Proteja a cara e os olhos do sol e permita que o corpo não aqueça tanto. O melhor é usar um boné com pala de cor clara.

  1. Comida

Uma peça de fruta ou uma barra energética são o suficiente para se manter forte durante a actividade. Deve levar alguma coisa para comer, sempre que demore mais de uma hora no exercício.

  1. Evite as horas de maior calor

Tal como a praia, não deve fazer exercício físico a meio do dia, entre as 11 e as 15 horas. Tente planear as suas actividades desportivas ao ar livre para de manhã cedo ou ao final do dia. Em passeios pela natureza, vá pela sombra. À noite, não se esqueça de usar vestuário adequado com tecido reflector e sapatos com faixas fluorescentes. Antes de sair, confirme as previsões meteorológicas: num dia de alerta de grande calor, opte por treinar dentro de casa.

  1. Arrefecimento

Quando terminar as suas actividades desportivas ao ar livre, deve dar tempo ao seu corpo para voltar ao ritmo normal. Faça alongamentos para que os músculos, enquanto estão quentes, voltem ao normal.

  1. Constipações

Também pode constipar-se no Verão. Se fizer exercício, para evitar as constipações, deve mudar de roupa assim que acabar as actividades ao ar livre e beber uma chávena de chá para hidratar.

Agora já sabe as melhores dicas para fazer as suas actividades despotivas ao ar livre. Se não quiser fazê-las sozinho, contrate, pela Zaask, um personal trainer qualificado e avaliado para o ajudar.