O que deve plantar no Outono?

Se adora mexer na terra e plantar não desanime. Saiba que o tempo mais frio, das primeiras chuvas, também é óptimo para certas espécies. A Zaask vai dar-lhe algumas dicas sobre o que deve plantar no Outono. Há legumes específicos para a estação fria, assim como árvores e arbustos. Além de que é a época ideal para plantar o seu relvado.

Quando as temperaturas descem mas o solo ainda está quente, as raízes crescem mais depressa. Na primavera, aliás, as plantas não crescem até que o solo aquece. Depois, após o verão pode também aproveitar as promoções nos centros de jardinagem, que tentam esgotar os stocks antes do inverno.

Pragas e problemas de doença desaparecem nesta altura, por isso é que deve plantar no Outono. Outra vantagem é que não vai precisar de fertilizantes. Setembro e Outubro são os meses ideais, o Outono pode ser um tempo óptimo mas consoante o sítio onde viva planeie o que vai plantar cerca de seis semanas antes da primeira geada.

Amores-perfeitos, íris, tulipas e narcisos

O Outono é a melhor época para plantar amores-perfeitos, porque as temperaturas do solo ainda estão quentes e dão tempo para às raízes para crescer. Quando plantar no Outono, os seus amores-perfeitos vão florir em duas temporadas. Basta que mantenha o solo húmido.

A Íris holandesa é outra flor que pode plantar no Outono. É uma planta herbácea que pode atingir os 60 a 90 centímetros de altura. As suas folhas são rígidas e em forma de espada e as suas flores são grandes, perfumadas e podem ser de várias cores como azul, o branco, o violeta ou o laranja, sendo que todas têm uma mancha amarela ao centro. A Íris holandesa deve ser plantada em locais com sombra, numa terra fértil, fertilizada e bem drenada. Deve ser plantada no final do verão, início do Outono e deve ficar a pouca profundidade.

As tulipas florescem na primavera mas podem ser plantadas no Outono. As suas folhas têm forma de lança, a haste mede cerca de 15 a 25 centímetros de altura e as flores são frágeis e esbeltas e também podem ser de várias cores. Os bolbos de tulipas devem ser plantados a 10 centímetros de profundidade num recipiente de aproximadamente 40 centímetros de diâmetro. Estas flores exigem um solo fértil e bem drenado e têm de ser regadas com regularidade.

Os narcisos de alperce são outro exemplo do que pode plantar no Outono numa terra fertilizada, bem drenada e rica em matéria orgânica . Os seus bolbos devem ser enterrados entre 6 a 15 centímetros de profundidade e à distância de 8 a 15 de centímetros entre cada um. Tenha em atenção que estes bolbos devem ser plantados com a ponta virada para cima. Estas flores não precisam de muita rega, pois isso até pode apodrecê-las. Os narcisos de alperce são uma planta que se evidencia num jardim – as suas flores são suspensas por um longo pedúnculo carnudo, podendo ser eretas ou pendentes, em grupo ou solitárias. Há narcisos amarelos, laranjas, brancos e cremes. Têm uma forma de taça.

Vegetais

Muitos vegetais prosperam no tempo mais frio, como os brócolos, as couves de Bruxelas, as cenouras, o repolho, os rábanos, alfaces, rabanetes, nabos, espinafres e acelgas. Não esqueça é que muitas culturas colhidas nesta altura, não as deve plantar no Outono, devem ser plantadas no início de Agosto para dar-lhes o tempo suficiente para amadurecerem. Consulte sempre o pacote de sementes para ter a certeza de quantos dias levam a crescer. As alfaces, os espinafres e outras verduras que têm um tempo de maturação curto podem ser plantados mais tarde.

O alho também é um vegetal que pode plantar no Outono. Basta comprar uma cabeça (ou várias) no mercado abastecedor. Separe os dentes e plante-as antes do solo congelar.

Ervas aromáticas, como o tomilho, a salsa e sálvia também são boas plantas para plantar dentro de casa e depois transplantar. Pode até escolher uma panela ou um pote velho. Misture o solo com turfa, perlite e casca fina. Evite areia. Coloque os vasos em frente da janela mais ensolarada, de preferência virada a sul. Se a sua casa for muito escura compre uma luz adequada para as suas plantas crescerem saudáveis.

Neste caso evite o manjericão, que prospera no calor, e o alecrim que exige muita água.

Relvado

O Outono também é a melhor época do ano para plantar um novo relvado. Se mora em zonas frias mais a Norte, aproveite para plantar gramíneas de estação fria, como “bluegrass”, festuca ou azevém, que devem ser fertilizadas no início de Setembro e novamente no final de Outubro ou início de Novembro.

Com estas dicas já poderá colocar mãos à obra e fazer do seu jardim tudo o que imaginou. Pode também pedir a ajuda de um jardineiro avaliado que encontra através da Zaask.