Inspirações para casamentos de Inverno
Não se deixe intimidar pelo frio que já se faz sentir nas ruas. Os casamentos de Inverno podem ser igualmente maravilhosos.
Se o seu estilo tem mais a ver com uma cabana, uma lareira e um bom chocolate quente, um casamento celebrado numa estação do ano mais fria pode ser exactamente o que precisa.
E tem vantagens, sabia?
- Casar no Inverno sai mais barato. Com efeito, os preços da maior parte das quintas e dos espaços para casamentos estão mais baixos, já que geralmente a “época alta” dos casamentos é durante a Primavera e o Verão.
- Tem mais opções de escolha e disponibilidade. Como há menos pessoas a casar e menos procura, será mais fácil encontrar o local de sonho, bem como disponibilidade de datas, sem precisar de marcar tudo com anos de antecedência. O mesmo se passa com todos os outros fornecedores: catering, decoração, música, animação, etc.
- O frio pode ser aconchegante. Os casamentos de Inverno proporcionam decorações acolhedoras e permitem celebrações mais íntimas.
- Os convidados masculinos agradecem! Porquê? Porque não têm de suportar temperaturas elevadas dentro dos seus elegantes fatos de cerimónia.
- Pode ter uma noite de núpcias à lareira, o que pode ser muito romântico.
- Lua-de-mel mais barata. No Inverno os destinos de praia são mais baratos e até mais apetecíveis. Já imaginou a inveja que o seu bronze vai provocar quando regressar?
- Lua-de-mel na neve. Sim, a viagem de núpcias não tem de ser sempre para destinos exóticos e quentes. Alugue uma cabana aconchegante numa estação de esqui. Haverá algo mais romântico?
- Os convidados estão mais predispostos para a festa. Enquanto na Primavera e no Verão as possibilidades dos seus convidados terem outras festas de casamento é grande, nos casamentos de Inverno a concorrência é menor e toda a gente anseia por uma festa.
Para tornar o seu casamento mais especial, pode seguir algumas dicas para casamentos de Inverno.
Em relação ao local do casamento, tenha particular atenção com as condições, nomeadamente se está bem aquecido. Se a sala do copo-d’água estiver fria, os convidados sentem-se incomodados e tendem a abandonar a festa.
Tenha também atenção ao piso e evite grandes distâncias até ao local da festa, pois a chuva e a lama podem dar cabo de quaisquer sapatos, sobretudo os das senhoras.
Decoração de casamentos de Inverno
Os casamentos de Inverno podem tirar partido da estação apostando numa decoração acolhedora e romântica. Mesmo que o casamento não seja num local de neve, pode mesmo procurar recriar o ambiente dos chalets suíços e franceses.
- Utilize velas ou coloque lamparinas penduradas no tecto.
- Use cristais para dar mais luminosidade, pois os dias são mais curtos e escurece muito cedo.
- Dê um ar mágico com flocos a imitar a neve por cima das mesas.
- Se puder, escolha um espaço que tenha uma sala com lareira, nem que seja apenas só para servir os aperitivos. Coloque vários sofás ao redor, para que os convidados possam conviver perto do calor.
- Use e abuse das flores da época, como as gardénias, lírios, ranúnculos, margaridas e azevinho. O Inverno permite também flores brancas com enfeites prateados, rosas, lilás, violetas ou flores encarnadas, com musgo verde.
- Apesar dos brancos e das cores suaves fazerem decorações de casamentos de Inverno magníficas, não precisa de obrigatoriamente fugir das cores. Aproveite os contrastes e use cores e combinações que sempre fizeram sucesso, como o branco e o prateado, que conferem um toque de glamour.
- Use também veludos em tons de lilases e castanhos, pois são elegantes e apropriados para casamentos de Inverno.
Menu de casamentos de Inverno
Para o menu de casamentos escolha comidas quentes e condimentadas e ofereça sopa ou chocolate quente. Veja na Zaask como escolher um menu de casamento para o Inverno.
Vestidos de noiva para casamentos de Inverno
As noivas não precisam de sofrer nos casamentos de Inverno. Com alguns artifícios da moda é possível proteger-se do frio sem perder a elegância e a leveza que a ocasião exige.
Uma alternativa aos vestidos de noiva mais comuns é que eles sejam mais fechados, tenham as mangas compridas e tecidos mais grossos, como o tafetá.
Se a noiva fizer questão em usar um modelo mais aberto, como o cai-cai, ou tecidos leves pode apostar em acessórios quentinhos, como capas, echarpes, boleros e estolas.
Se tiver um orçamento limitado ou não quiser investir numa peça que depois ficará guardada num armário, não se esqueça de que hoje em dia é cada vez mais comum alugar o vestido de noiva, pedir emprestado, comprar vestidos de noiva em segunda mão ou comprar vestidos de noiva lowcost.
Lembranças para casamentos de Inverno
Pode juntar o útil ao agradável e oferecer mantas personalizadas ou cachecóis feitos de acordo com a palete de cores utilizada no casamento ou com o monograma dos noivos. Surpreenda os seus convidados a meio da noite para que os mais friorentos se possam aquecer, sobretudo se ficarem na festa até meio da noite.
Pode também oferecer guarda-chuvas personalizados, sobretudo se souber que o dia irá ser chuvoso.
Se o casamento for perto do Natal, pode mesmo oferecer alguns gorros do Pai Natal! Veja na Zaask ideias para um casamento no Natal.