fotografar melhor as suas férias

Saiba tudo sobre como fotografar melhor as suas férias

As férias são das alturas mais especiais do ano e das que mais ansiamos por registar fotograficamente. Viajar é das sensações mais agradáveis que existe, e fotografar melhor as suas férias desde há muito que é um dos seus objectivos. A fotografia é parte fundamental desses momentos especiais e únicos pois permite-nos guardá-los para sempre.

A Zaask apresenta hoje dicas para fotografar melhor as suas férias:

1- Planeie e pesquise com antecedência 

Pesquise antes sobre os lugares que vai visitar e fotografar, os melhores locais, os melhores ângulos, a melhor altura do dia para fotografar cada lugar, etc.

Certifique-se que tem baterias e cartões de memória, ou forma de recarregar e fazer backups das suas fotos e que tem suficientes para os dias que vai de férias.

Não deixe de fazer a gestão do seu equipamento e planeie para que não haja constrangimentos técnicos quando precisar fotografar. Faça o trabalho de casa, vai ver que tal se reflectirá substancialmente no resultado final.fotografar melhor as suas férias

2- Fotografe pessoas

Fotografar as pessoas dos sítios que visita é muitas vezes a melhor maneira de captar a cultura e tradições locais. Para fotografar melhor as suas férias, capte as roupas, os costumes e a forma de estar dos habitantes locais, pois revelam muitas vezes mais do que qualquer paisagem ou edifício. Quando fotografar pessoas certifique-se que não invade a sua privacidade, seja simpático e tente comunicar com elas.

3- Tenha atenção à hora do dia

Planeie as fotos mais importantes para a melhor luz do dia, que acontece na chamada “hora mágica”, ou seja, cerca de 30 minutos depois do sol nascer e 30 minutos antes do pôr-do-sol, programe os  seus horários tendo em conta o local onde vai estar nessas horas específicas.fotografar melhor as suas férias

4- Fotografe detalhes

Quando nos iniciamos na fotografia, muitas vezes temos tendência a querer captar tudo numa só imagem, mas, por vezes, um simples detalhe especifico pode transmitir muito mais e de forma mais objectiva a essência de um lugar. Tenha atenção especial aos detalhes, estes muitas vezes revelam pormenores específicos das pessoas e locais impossíveis de captar de outra forma.

5- Paisagens

As paisagens são do tipo de fotografia que mais beneficia da chamada “hora mágica” referida anteriormente. Procure estar nos melhores cenários na melhor hora possível. Se possível use um tripé, este evitará tremuras nos momentos de luz menos intensa e ajudará a que o horizonte e outras linhas fiquem direitos.

6- Experimente ângulos diferentes e evite os clichês

Experimente ângulos e pontos de vista diferentes. Procure fotografar os melhores ângulos e enquadramentos que viu na pesquisa que fez antes de iniciar a viajem, mas tente depois experimentar e inovar para além destes. Seja criativo e evite os clichês.

Não deixe de pesquisar no nosso blog diversas dicas sobre a composição e técnica fotográfica que o ajudarão também a melhorar substancialmente as suas fotografias de viagem. Vai ver que não é difícil fotografar melhor as suas férias e que impressionará todos os seus amigos quando voltar.

Por fim e acima de que tudo o resto, aproveite a viajem, veja as coisas mais com os seus olhos e menos com o visor da câmara. Fotografe menos e melhor.

Para um trabalho mais profissional da sua viagem, procure um serviço de fotografia qualificado na Zaask.