Quais as vantagens em alugar um vestido de noiva?

No que pensa uma mulher logo após o pedido de casamento? A maior parte das vezes, no seu vestido de noiva. No entanto, há quem não se case porque simplesmente não tem dinheiro para pagar o vestido dos seus sonhos.

Neste sentido, alugar um vestido de noiva ou comprar um vestido em segunda mão pode ser uma solução a considerar para evitar o pesadelo do preço. E hoje em dia em Portugal já existem muitas lojas da especialidade que oferecem essa possibilidade, com uma grande variedade de marcas, modelos e preços, a pensar nas noivas que têm um orçamento reduzido e não fazem questão em guardar o seu vestido de noiva.

A verdade é que, se pensarmos bem, as noivas passam dias e dias a procurar ideias, horas a experimentar diferentes modelos e a receber opiniões de amigas, da mãe e madrinha, depois pagam centenas ou milhares de euros por um vestido que é usado uma vez, durante algumas horas, e que acaba guardado numa caixa no armário. Por isso, se não tiverem um orçamento disponível para comprar um vestido novo, porque não ponderar as alternativas? Pois se até a tradição diz que se deve levar algo emprestado para dar sorte ao casamento!

Contudo, embora possa fazer sentido e seja uma prática comum em muitos países, as portuguesas não têm por hábito alugar o vestido de noiva. E se lhe parece uma boa ideia mas está com dúvidas, antes de tomar uma decisão analise os prós e os contras.

Prós e contras em alugar um vestido de noiva

alugar um vestido de noiva
Fotos Style Me Pretty de Virgil Bunao

 

A grande vantagem em alugar um vestido de noiva é economizar dinheiro, que poderá ser utilizado para outros aspectos da organização do casamento. A realidade é que o vestido dos sonhos de uma noiva não tem de ser necessariamente caro, mas sim especial!

Para além disso, o facto de alugar um vestido de noiva pode permitir que tenha acesso a um modelo de uma marca de luxo a um preço mais acessível, que de outra forma não o poderia adquirir. Já pensou em subir ao altar naquele Dolce & Gabanna que viu na revista que folheou a semana passada?

Para ficar deslumbrante no dia do casamento pode ainda completar o visual a a baixo custo, pois não só é possível alugar o vestido de noiva, como também o véu, acessórios, luvas e saiote.

Por fim, outra vantagem em alugar o vestido de noiva, é o facto de não ter de se preocupar com a sua manutenção e limpeza, nem necessitar de arranjar espaço lá em casa para o guardar!

Entretanto, o outro lado da moeda é que, apesar das lojas oferecerem uma série de modelos e marcas, é possível que se depare com uma escolha mais limitada por questões de tamanho e de stock.

Por seu turno, na maioria dos casos não poderá fazer alterações ou ajustes no modelo e só poderá escolher um vestido que se adapte ao seu tamanho.

Detalhes práticos para alugar um vestido de noiva

alugar um vestido de noiva
Fotos Style Me Pretty de Jessica Burke e Abby Jiu Photography

 

Geralmente o aluguer de vestidos de noiva é válido por um período que pode ir até aos 8 dias, consoante a loja, implicando custos adicionais no caso de atrasos na entrega.

Por seu turno, se optar por alugar um vestido de noiva terá de ter em consideração que não o poderá danificar enquanto o estiver a utilizar. Se tal acontecer, terá de pagar os danos ou o valor de outro vestido, caso os estragos sejam irreparáveis.

Relativamente ao preço irá depender sobretudo da marca em questão, existindo tanto modelos mais elaborados e dispendiosos, como vestidos mais simples e acessíveis.

E então, o que acha desta praticidade de “alugar e devolver”?

A verdade é que o objectivo é sentir-se especial e feliz no dia do casamento, tenha optado por alugar um vestido de noiva ou não. E no final, pode sempre rever o seu vestido de noiva nas fotografias do casamento!