Ideias para o Dia do Pai: álbum de memórias

Entre inúmeras ideias para o Dia do Pai de presentes DIY, deixamos-lhe aqui a sugestão de criar um álbum de memórias para o seu pai ou para o pai dos seus filhos.

Trata-se de oferecer algo especial, que decerto será muito mais valorizado do que qualquer outra prenda impessoal.


Para além disso, é uma das ideias para o Dia do Pai que acaba por ser muito divertida para fazer com as crianças, sendo igualmente emotiva para fazer sozinha(o), caso ainda esteja solteira(o) ou não tenha filhos.

O que vai precisar para fazer um álbum de memórias:

  • Um álbum de fotografias para juntar todas as ideias para o Dia do Pai ou materiais para fazer um;
  • Fotografias e outras lembranças que tenha guardado e que possa juntar ao seu álbum de memórias;
  • Cola para colar todos os itens.
ideias para o dia do pai
Fotos Pinterest

Indicações:

  1. Que memórias vai utilizar? Para quaisquer ideias para o Dia do Pai, é necessário pensar exactamente no que se quer fazer. Neste caso, considere que tipo de álbum de memórias é que pretende: o recordar dos melhores momentos entre si e o seu pai (ou entre os seus filhos e o pai deles) ou uma cronologia da vida do pai?
  2. Que tipo de álbum vai fazer? Pense no formato que vai querer para o álbum de memórias. Pode fazer um estilo diário, com apenas uma ou duas fotografias e uma narração a descrever as mesmas, ou uma montagem de muitas fotografias em cada página com nenhum ou pouco texto.
  3. Que fotografias e materiais vai utilizar? Vasculhe gavetas, folheie álbuns antigos e caixas com fotografias. Junte o que encontrar com maior significado e que faça sentido para o álbum de memórias que está a montar. Pode também juntar recortes de jornais – imagine a notícia de um concerto importante que o pai assistiu quando era novo, por exemplo – “obras de arte” feitas por si quando era pequena(o) ou pelos seus filhos, etc. Veja o que pode ser interessante para colocar no seu álbum de memórias, que recorde os bons tempos juntos ou que seja importante na cronologia de vida do pai.
  4. Compre um álbum ou faça um. Em todas as ideias para o Dia do Pai em “formato DIY” pode dedicar-se a 100% aos trabalhos manuais ou optar por um “atalho”. Por isso, se quiser algo realmente personalizado, pode fazer um álbum juntando as várias páginas com argolas, com cola ou cozendo-as com linha. Se quiser saltar esta parte, simplesmente compre um álbum.
  5. Ensaie a disposição. Antes de colar, de forma definitiva, todas as fotografias e outros itens que quiser adicionar ao seu álbum de memórias, exponha tudo junto e decida a ordem e configuração.
  6. Deixe as crianças participarem. Se o álbum de memórias é para o pai dos seus filhos, deixe que eles “metam a mão na massa”. Mesmo que não fique perfeito e que gere uma confusão bem maior do que se fizesse tudo sozinha, o orgulho que os seus filhos irão sentir por dar um presente ao pai que foram eles a fazer compensará tudo. E nada como ver um pai babado a receber um presente feito pelos filhos.
  7. Escolha o momento certo para dar o álbum de memórias. Dê o álbum de memórias ao seu pai no momento em que seja possível sentarem-se os dois a vê-lo juntos. Caso seja um presente dos seus filhos, faça o mesmo: proporcione uma ocasião em que possam sentar-se e apreciar cada uma das páginas em conjunto. E como toque final, porque não tirar uma fotografia deste momento para a última página do álbum?

Neste dia, prepare uma surpresa muito especial ao seu Pai. Contrate, pela Zaask, um cozinheiro avaliado e eficiente só para rechear este dia de boa comida, sem ter que se preocupar com nada!