Quais as possíveis utilizações práticas da modelação 3D

A rápida evolução tecnológica dos tempos modernos traz-nos constantemente novas ferramentas que vêm facilitar tarefas que outrora seriam mais complicadas e demoradas. Um dos expoentes máximos é a possibilidade de criar, num monitor de duas dimensões, peças com uma sensação de profundidade: em três dimensões. A primeira ideia que nos assalta a cabeça é a utilização desta técnica no cinema e, possivelmente, em projectos de arquitectura, nomeadamente em maquetes computorizadas de um determinado projecto, mas, na verdade, são muitas as indústrias que utilizam esta ferramenta. Descubra quais as possíveis utilizações práticas da modelação 3D.

Arquitectura

Sabemos já a importância que um projecto arquitectónico tem para a realização de uma empreitada. Afinal de contas, um desenho, uma projecção do que vai ser realizado é fundamental para o cliente ter uma noção de como vai ficar o resultado final e poder influenciar a seu gosto a obra. Pois bem, dentro das possíveis utilizações práticas da modelação 3D, a que se refere à arquitectura assume-se como bastante diferenciadora. Com esta técnica, um apartamento, por exemplo, não é apenas desenhado: ganha forma, dimensão e até movimento. É possível vê-lo de todas as perspectivas, inclusivamente viajar pelo seu interior. Hoje em dia, muitos arquitectos têm habilitações no sentido de lhe fornecer este serviço ou trabalham com alguém que o faça.

 

Entretenimento

O caso mais próximo do nosso quotidiano. Hoje em dia, não existe um grande filme saído de Hollywood que não seja um exemplo de uma das possíveis utilizações práticas da modelação 3D. Desde filmes mais realistas a obras de ficção fantásticas, todos utilizam programas de modelação 3D para trazer ao cliente uma experiência cada vez mais intensa. Para além do cinema, também a indústria dos videojogos aposta forte nesta técnica. As consolas de última geração estão preparadas para mostrar no monitor cenários e cenas que bem podiam ser filmagens do mundo real.

 

Ciência e Geologia

Dentro das possíveis utilizações práticas da modelação 3D, nem todas são para entretenimento ou para mera facilitação de um projecto. Na área das ciências, a modelação 3D pode ter uma importância vital para a nossa existência. Com os programas existentes, cientistas podem montar cenários de terramotos, tsunamis e outras catástrofes naturais, prevendo o impacto que podem ter, por um lado, ou identificando medidas para os evitar ou minimizar, por outro.

 

Marketing e Publicidade

Na indústria que é não menos que o combustível para o sucesso de qualquer produto ou serviço, a modelação 3D tem também um peso enorme. Um pouco como na arquitectura, aqui os profissionais podem usar a modelação 3D para prever como irá ser o produto final, desde automóveis a simples garrafas de refrigerantes. Um dos principais benefícios é económico: se o produto não está exactamente como pretendido, pode ser facilmente alterado e melhorado até ser concebido na vida real. E vai muito além do aspecto estético, pois toda a funcionalidade do produto pode ser testada e prevista, fazendo desta área um dos exemplos mais interessantes das possíveis utilizações práticas da modelação 3D.

 

Ilustração e Edição

Ainda sem o peso dos exemplos anteriores, também a área da literatura faz cada vez mais uso da modelação 3D. Como? Fundamentalmente, permitindo a um ilustrador ou escritor a visualização de eventos que de outra forma seriam impossíveis de observar, como cenas de fantasia ou acontecimentos históricos, permitindo-lhe depois um trabalho mais realista.

Percebendo quais as possíveis utilizações práticas da modelação 3D, concluímos a importância que têm no nosso dia-a-dia. Poder projectar num monitor algo que depois ganhará forma na vida real, é a melhor maneira de assegurar que o produto final sairá sem falhas e ao nosso gosto.

Se está a pensar fazer uma obra ou remodelação, se deseja conceber um qualquer produto com o qual já sonha há muito tempo ou se gostava de dar vida a uma história ou memória da sua vida, procure o profissional mais adequado de modelação 3D e dê altura, largura e profundidade aos seus sonhos!