Como melhorar as suas fotos

Como melhorar as suas fotos: os reflexos e a simetria

Continuando a nossa série de artigos dedicados à composição fotográfica, hoje trazemos mais uma técnica muito usada em fotografia de paisagem: o uso de reflexos dos mais variados tipos na composição. Neste artigo explicamos então como usar reflexos e simetrias para saber como melhorar as suas fotos.

O uso dos reflexos na composição permite criar grande impacto na imagem, sobretudo pelo dinamismo da simetria criada entre o objecto e o seu reflexo. Para tal, é importante um cuidado especial aquando do enquadramento. Tenha, por isso, especial atenção ao ângulo da câmara (este pode influenciar o reflexo em si), assim como com a composição no seu todo, de forma a encontrar uma simetria efectiva e o equilíbrio desejado.

A simetria, geralmente, transmite à imagem elevada solidez e consistência, sem a perda de simplicidade. É por isso, por si só, uma técnica composicional muito eficaz do ponto de vista estético.

Apesar de usados muito na paisagem, os reflexos podem ser aplicados nos mais diversos contextos e tipos de imagem. Retrato (ex.: através do recurso a espelhos) e fotografia de rua (ex.: usando a imagem reflectida em superfícies espelhadas como montras), são por exemplo, outros géneros de fotografia em que o recurso ao “jogo” com os reflexos é bastante frequente.

Espelhos, rios e lagos, edifícios, montras e outras superfícies espelhadas são exemplos vários em ambientes naturais e urbanos onde está técnica poderá ser usada.

reflexos

Como melhorar as suas fotos na exposição

Controlar a luz ao tirar uma foto não é assim tão fácil para toda a gente! Quando tira uma foto com uma exposição desigual, um fotógrafo irá ajudar a resolver esse problema. A funcionalidade de “Auto Melhoramento” irá corrigir os defeitos das suas fotos com um clique! Deixe para trás os tutoriais e ferramentas complexas; os profissionais da Zaask cobrem todas as suas necessidades para melhorar fotos!

Não perca nos próximos artigos mais dicas de composição de forma a estimular e aprimorar a sua prática fotográfica. Procura fotógrafos profissionais? Encontre-os na Zaask e saiba como melhorar as suas fotos.