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Home staging: como pode valorizar o seu imóvel? 

Home Staging é uma técnica de marketing imobiliário que permite valorizar propriedades, tornando-as mais apelativas num mercado atual instável e competitivo. 

Recorrendo a estratégias de Home Staging uma casa pode tornar-se mais rapidamente num lar para quem a visita pela primeira vez. 

Este é um conceito anglo-saxónico que nasceu nos Estados Unidos da América na década de 1970 e que chegou à Europa nos anos 90. Significa, traduzido à letra, “encenação da casa” e define-se, portanto, por um ambiente doméstico altamente encenado e preparado a rigor. 

Através de uma decoração rápida e funcional, orientada por qualidades estéticas e linhas clássicas e modernas, o imóvel transforma-se e torna-se mais atrativo para possíveis inquilinos futuros. 

O Home Staging acresce valor à propriedade e permite melhorar o seu aspeto sem custos demasiado elevados. 

O que é mais importante no Home Staging? 

Há múltiplas técnicas de Home Staging que permitem tornar um espaço mais apelativo sem ter que gastar muitos fundos. 

Uma boa dica será focar o projeto nas divisões mais capazes de influenciar a decisão do potencial comprador, como é por exemplo o caso da sala de estar, cozinha e quarto principal

É essencial que o espaço exibido seja uma “tela em branco”, sem objetos demais a ocuparem as divisões, tornando-as demasiado obstruídas. No Home Stating deveremos mostrar um espaço neutro e com mobiliário moderno, com uma iluminação cuidada e abundante bem como povoado por cores pouco intrusivas, capazes de agradar a múltiplos indivíduos. 

Home Staging é um conceito atual e que se foca muito no poder da arrumação. Um espaço desimpedido irá atrair potenciais compradores que aspiram assim a ser proprietários de uma casa tão limpa e arrumada quanto aquela em que entraram recentemente. 

De que forma se distingue da técnica de decoração de interiores? 

Home Staging e Decoração de Interiores, ou Design de Interiores,  são duas áreas frequentemente confundidas mas que se orientam através de valores díspares. 

Um  decorador ou decoradora de interiores é a contratação ideal para quem acabou de comprar uma casa e precisa de ajuda para reestruturar e decorar todos os espaços. Contudo, para quem procura vender a sua casa, um especialista de Home Staging é a escolha correta

O Design de Interiores ocupa-se de transformar espaços dentro da casa, trabalhando em conjunto com o ou a cliente e articulando os seus gostos pessoais como elemento diferenciador para determinar a decoração final. 

A sua prioridade é criar espaços que agradem aos ou às proprietárias e que reflitam a sua forma de estar. Um projeto de design de interiores pode demorar semanas a terminar e trata-se de um trabalho meticuloso e altamente personalizado. 

O Home Staging tem um ângulo de partida bastante distinto, tratando-se de um projeto de decoração cuja intenção é vender uma casa mais depressa. Aqui os objetivos são mais genéricos, passando pela criação de um espaço com bom aspeto capaz de satisfazer os desejos de um comprador ainda não determinado. 

Ao invés da Decoração de Interiores, trata-se de um processo rápido e altamente orientado para resultados. Melhora-se a imagem de um imóvel para que este se destaque no mercado e venda com maior rapidez. Procura-se portanto uma maximização do rendimento e garantia de retorno financeiro. 

Em termos resumidos, Decoração de Interiores remete-nos para a personalização de um espaço e o Home Staging apela à despersonalização e neutralização de um imóvel. Ambos tornam a casa mais apelativa e esteticamente agradável, mas são reservados a públicos e objetivos distintos. 

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Quais as regras base do Home Staging? 

    1. Reduzir ao máximo – em casos de Home Staging é essencial reduzir, minimizar, retirar a “tralha” e dar prioridade à criação de um espaço amplo e povoado por corredores de circulação; 
    2. Limpar, reparar e renovar – a casa deve estar extremamente limpa e funcional, reduzindo qualquer hipótese de rejeição por parte do cliente. Um espaço imaculado, limpo a fundo por empresas de limpeza, e pronto a funcionar deverá ser uma prioridade. Partindo do carácter prático de todos os acessórios e máquinas, passamos inclusive pela certificação energética de todo o espaço; 
    3. Neutralizar – o espaço a vender ou arrendar deve estar o mais neutro possível. Preferencialmente será um espaço povoado por cores neutras e capazes de apelar a uma larga franja da população, sendo também conjugável com diversos estilos distintos de decoração. Qualquer cliente deverá poder identificar-se com o espaço exibido; 
    4. Iluminar e valorizar – é importante que o espaço se torne o mais acolhedor possível, o que vai passar em muito pelos pequenos detalhes de decoração, pelo ambiente criado pela equipa de decoração e claro, pela iluminação – um dos aspetos mais fundamentais e capazes de determinar a energia da divisão;
    5. Fotografar- a fotografia é uma testemunha essencial no processo de Home Staging, permitindo a organização de photoshoots orientadas pelas fotos de “Antes” e “Depois” que nos permitem reforçar a recuperação fenomenal do espaço.