bicicleta para o trabalho

9 razões para ir de bicicleta para o trabalho

Apesar de, ao longo dos anos, ter vindo a apostar-se cada vez mais em construir ciclovias em várias cidades do país, a maior parte dos portugueses e das portuguesas ainda não vão de bicicleta para o trabalho.

É, pelo menos, a conclusão a que se chegou em Lisboa e no Porto através dos últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos a um inquérito que abrangeu cerca de 100.000 residentes na Área Metropolitana de Lisboa (AML) e na Área Metropolitana do Porto (AMP). De referir que no conjunto as duas áreas concentram cerca de 43,9% da população residente em Portugal.

Os meios de transportes mais usados em Lisboa e Porto são…

No último trimestre do ano passado, o automóvel foi o principal meio de transporte nas deslocações realizadas pelos residentes nas áreas metropolitanas das duas principais cidades do país. A Área Metropolitana do Porto foi responsável por 67,6% das deslocações, durante todos os dias da semana, enquanto na Área Metropolitana de Lisboa foi responsável por 58,9% das deslocações.

Ainda assim, a percentagem de pessoas que utilizam a bicicleta para deslocar-se para o trabalho é significativa: 23,3% de pessoas em Lisboa e 19,1% no Porto, ficando à frente dos meios de transporte colectivos (o INE ressalva que os resultados estão, contudo, condicionados pelo elevado número de deslocações a pé, bem como pelo recurso a meios distintos). Tenha acesso aqui ao estudo completo.

Actualmente, quem mora em Lisboa tem à disposição, em várias zonas da cidade, bicicletas clássicas e eléctricas através da aplicação GIRA, a partir da qual se podem, ao subscrever-se passes diários, mensais ou anuais, alugar bicicletas e deixá-las em parques específicos indicados na app.

As 9 razões para ir de bicicleta para o trabalho

Enquanto os benefícios de ir de bicicleta para o trabalho são quase inquantificáveis (de tão bem que faz), tentámos limitá-los a apenas 10 para não nos estendermos muito. Eis os 10 motivos pelos quais deve ir de bicicleta para o trabalho:

1. Diversão

Andar de bicicleta é divertido, fácil e simples. Muitas são as pessoas que olham com nostalgia para a infância com saudades de andar de bicicleta no bairro onde cresceram, desejando continuar a poder fazê-lo despreocupadamente sem estarem preocupadas com o quotidiano do trabalho. Ir de bicicleta para o trabalho permite ter aquele sentimento de alegria no seu dia-a-dia.

Observe tudo ao seu redor e saúde os outros ciclistas (algo bastante comum para quem anda de bicicleta). Quando der por si, vai desejar que o caminho para o trabalho seja cada vez maior!

bicicleta para o trabalho

2. Fitness

Andar de bicicleta é bom para a sua saúde. Enquanto as calorias exactas que se perdem variam conforme a pessoa, velocidade e topografia, andar de bicicleta queima, em média, tantas calorias como fazer jogging, com consideravelmente menos impacto nas articulações.

Andar de bicicleta melhora o sistema cardiovascular e o esforço aeróbico, diminui a pressão arterial, aumenta a energia, constrói músculo e aumenta a melhora a coordenação. Incorporar os benefícios de andar de bicicleta no seu dia-a-dia é tão fácil que até parece que está a fazer batota!

3. Felicidade

Andar de bicicleta para o trabalho faz as pessoas mais felizes. Ninguém gosta de estar sentado dentro do carro no trânsito e conduzir numa cidade congestionada. Por outro lado, andar de bicicleta pode inclusive ser considerada uma forma de escape e terapia de todo o stress da cidade.

Vários estudos afirmam que fazer desporto diariamente pode aliviar sintomas de depressão, melhorar patologias de sono para quem sofre de insónias e reduzir a ansiedade e o stress. Para além disso, fazer exercício ao ar livre – tanto em ambientes rurais, como urbanos – aumenta a auto-confiança e o bem-estar geral.

4. Inteligência

Andar de bicicleta para o trabalho não faz com que se torne num astrofísico de um dia para o outro, mas o exercício físico pode prevenir o declínio cognitivo, melhorando a memória e a aprendizagem e, de uma forma geral, a performance do cérebro. Vai ver que vai ter mais motivação para trabalhar!

5. Dinheiro

Talvez seja o benefício mais imediato: andar de bicicleta diariamente faz com que poupe dinheiro. Se costuma ir de carro para o trabalho, sabe bem o que são gastos com combustível, manutenção e seguro automóvel, reparações e parqueamento. Se costuma ir de transportes públicos, tem sempre o preço do passe mensal.

6. Ar fresco

Para si e para os outros! De acordo com o Eurostat, Portugal estava em cima da média da União Europeia em 2015 no que toca à quantidade de emissões de gás poluentes para atmosfera. Andar de bicicleta não só guarda energia, como protege o meio ambiente.

bibicleta para o trabalho

7. Conveniência

Um dos preconceitos mais comuns no que toca a andar de bicicleta é o facto de de ser inconveniente. Mas será mais inconveniente do que andar à procura de lugar para estacionar o carro durante 20 minutos todas as manhãs ou ficar parado no trânsito devido a um acidente?

Quando vai de bicicleta para o trabalho, encontrar parqueamento é fácil como encontrar o passeio mais próximo, fechar com cadeado e ir à sua vida. Ciclistas não ficam presos no trânsito nem estão sujeitos aos atrasos dos transportes públicos, fazendo da bicicleta um meio de transporte tão ou mais rápido para o quotidiano nas cidades.

Para além disso, hoje em dia existem mochilas onde consegue levar todo o material necessário para trabalhar – incluindo lancheira – e muitos locais de trabalho já têm parques para bicicletas, chuveiros e outras estruturas que fazem com que seja mais fácil pedalar até ao trabalho.

8. Segurança

Quantas mais pessoas usarem a bicicleta numa determinada cidade, mais seguras estarão, pois o número de acidentes diminui. De facto, o comportamento dos condutores de automóveis muda, pois começam a incluir mais práticas de condução seguras quando o número de ciclistas e peões aumenta.

9. Liberdade

Para a maioria das crianças, o momento em que conseguem andar de bicicleta sem rodinhas é um momento em que sentem liberdade. É um momento importante para muitas infâncias felizes. Depois vem a adolescência e é a posse de um automóvel que define essa sensação de liberdade. Mas, após alguns anos e muitas horas no trânsito ou à procura de parque, o carro começa a ser mais uma prisão.

 

Melhore os seus hábitos do quotidiano e viva uma vida mais saudável e feliz. Descubra todos os serviços de bem-estar da Zaask e enconte nutricionistas, personal trainers, profissionais de psicologia e muito mais.