Ganhe mais com a Zaask – Como ter sucesso na plataforma
Ter sucesso na Zaask é importante para o aumento do seu número de clientes. Quanto mais clientes angariar na Zaask, mais aumenta o seu volume de negócios e a sua satisfação com a plataforma. No entanto, muitas vezes depara-se com a pergunta “Porque será que as minhas propostas de orçamento não são escolhidas?”. Este artigo pretende ajudá-lo a ter sucesso na Zaask, porque o seu êxito é também o nosso.
Queremos fazê-lo entender o que pode não ter corrido bem e como melhorar as suas primeiras abordagens. Nesse sentido, fizemos um estudo aprofundado e concluímos que os factores que irão aumentar as suas hipóteses de ser o Prestador de Serviço escolhido e ter sucesso na nossa plataforma são:
- Perfil
- Número de propostas
- Tempo
- Acompanhamento
Saiba agora como melhorá-los para ter sucesso na Zaask e ser escolhido mais vezes!
1) TENHA UM BOM PERFIL
O Perfil dos Prestadores de Serviço são a primeira impressão que os potenciais clientes têm dos mesmos. E, pela nossa experiência, garantimos que quanto mais completo e apelativo o perfil estiver, maiores são as probabilidades de o cliente o considerar para a sua tomada de decisão. Portanto, é essencial que os Profissionais dediquem algum tempo à construção e melhoria do seu perfil.
Um perfil vencedor e credível deve ter:
– Fotografia de perfil profissional ou Logótipo;
– Fotografias ou vídeos no portefólio que comprovem a qualidade dos trabalhos já realizados;
– Título de apresentação que rapidamente identifique o que faz;
– Descrição o mais completa possível, onde inclua a:
- Formação/experiência na área dos serviços que presta;
- Listagem de todos os serviços que presta;
- Razões PELAS QUAIS deve ser o Prestador escolhido, apresentando factos concretos como números e distinções, que lhe dêem uma vantagem competitiva;
- Recomendações de clientes, familiares ou amigos que comprovem as suas capacidades.
2) TERÁ DE ENVIAR ALGUMAS PROPOSTAS PARA GANHAR CLIENTES
Sabemos que o desafio de conquistar novos clientes não é fácil. Por isso, fazer com que os potenciais se tornem em clientes reais pode ser mais demorado no início e pode requerer algum esforço adicional. De acordo com os dados Zaask, o número médio de contactos necessários para conseguir um cliente variam de área para área, como poderá verificar no gráfico abaixo.
Fonte: Zaask
Contudo, o número de propostas que é preciso enviar para conquistar um cliente vai diminuindo à medida que o Prestador fica mais experiente no site e vai construindo a sua reputação dentro da Zaask. A qualidade do perfil de um Prestador e o número de avaliações que tem são fundamentais. Pela nossa experiência, como pode ver no quadro abaixo, quanto maior o número de avaliações (positivas) menor o número de propostas que terá de enviar para ganhar, no mínimo, um trabalho.
Fonte: Zaask
3) SEJA RÁPIDO
Como sabe, só até quatro prestadores de serviço têm possibilidade de adquirir o contacto dos clientes para cada pedido publicado. Pelo que, deve ser rápido no processo de aquisição dos contactos. Para conseguir isso, deve visitar o site da Zaask com regularidade para não perder a oportunidade de angariar novos clientes. Uma vez adquirido o contacto, deve mostrar ao cliente, o mais prontamente possível, que está interessado em apresentar uma proposta de orçamento e, se necessário, agendar uma visita ou reunião de maneira a recolher a informação que necessita para conseguir elaborar um orçamento o mais preciso possível. Deve ter em atenção que quanto mais tempo demorar a contactar o cliente maior a probabilidade de o cliente ou desistir do pedido ou adjudicá-lo a outro Prestador. Não deixe escapar a oportunidade de ser o escolhido. A Rapidez das suas respostas é um factor determinante para ter sucesso!
4) FAÇA SEMPRE O ACOMPANHAMENTO DO SEU POTENCIAL CLIENTE
Por vezes, as pessoas, pela sua vida profissional e pessoal, não estão sempre disponíveis para atender os nossos telefonemas. Insista no contacto, tanto no próprio dia, como nos dias que se seguem. Não desista dos clientes na primeira tentativa de contacto falhada. É fundamental fazer um acompanhamento personalizado e próximo do cliente, questionando-o regularmente até este lhe comunicar a sua decisão. Em média, um cliente demora entre 5 a 20 dias a tomar uma decisão. O tempo de decisão varia consoante as categorias, como pode ver no quadro em baixo:
Fonte: Zaask
Deve sempre explicar e justificar pormenorizadamente os orçamentos que apresentar ao seu potencial cliente, mas também é importante que defina datas para apresentação dos mesmos. Não deixe os clientes à espera de uma resposta da sua parte e fale com eles regularmente de maneira a mostrar o seu interesse e a responder a qualquer dúvida que surja. Na eventualidade de não poder comparecer às visitas agendadas, não deixe de informar o cliente.
Se precisar de mais dicas sobre como ter sucesso na Zaask, ou para qualquer dúvida em geral, por favor contacte-nos. Na Zaask, estamos aqui para si. Também pode ler os resultados de um inquérito feito a prestadores de serviço Zaask sobre os desafios da plataforma e as soluções que estamos a implementar num anterior post. Se tiver interesse, poderá ler este testemunho de um profissional Zaask.
Cresça com a Zaask e ajude a Zaask a crescer!