Diferenças entre televisões: TV LED, LCD e Plasma
Quem pensa em comprar uma TV depara-se muitas vezes com um conjunto de escolhas técnicas difíceis, que vão muito além do tamanho, sendo que a primeira das diferenças entre televisões que se tende a considerar é o tipo de tecnologia que o ecrã possui.
Por isso, para escolher a televisão mais adequada para si, a Zaask enumera hoje quais as principais diferenças entre televisões, explicando de forma prática e concisa o que distingue as TVs LED, LCD e Plasma.
Características do LCD
Uma das principais diferenças entre as televisões LCD (Liquid Crystal Display) e os outros tipos de TVs é o facto de aquela utilizar cristais líquidos retro iluminados, sendo por isso especialmente indicada para ambientes claros e com muita luz, já que é a tecnologia que melhor lida com os reflexos. Por isso, considere a sua compra sobretudo se o espaço onde a vai colocar possuir portas, janelas ou fontes de luz em posição frontal face ao local onde ela vai ficar.
Considere também uma TV LCD caso pretenda usá-la para ver fotos ou ligar o seu PC, já que uma das diferenças das televisões com este tipo de ecrã é o facto de lidarem especialmente bem com imagens paradas, ao contrário dos ecrãs Plasma, que poderão ficar manchados (efeito burn-in).
Finalmente, outra boa vantagem da tecnologia LCD reside no seu relativo baixo consumo energético.
Em relação às desvantagens, os pontos negativos deste tipo de ecrãs prendem-se sobretudo com a limitação do ângulo de visão e com o seu menor brilho e contraste de cores face às televisões LED e as Plasma.
Características do Plasma
A tecnologia Plasma é geralmente encontrada apenas em ecrãs superiores a 50” e, ao contrário do LCD, é indicada para espaços mais escuros, pois não lida bem com reflexos vindos de iluminação exterior.
Em contrapartida, uma das grandes diferenças entre televisões com ecrãs Plasma e os outros tipos de ecrãs é o facto de aquela proporcionar maior definição e contraste, resultando numa imagem mais definida e de melhor qualidade.
Entretanto, as desvantagens do Plasma – além da já citada dificuldade com os reflexos – prendem-se sobretudo com o maior consumo de energia e a maior fragilidade do ecrã, designadamente ao lidar com imagens estáticas.
De qualquer forma, devido às características enumeradas, e em especial à elevada definição e qualidade de imagem em ambientes mais escuros, o Plasma é geralmente a tecnologia de eleição para os amantes de cinema em casa.
Características da TV LED
Por fim as diferenças entre televisões LED relativamente aos outros tipos prendem-se com o facto de serem capazes de aliar melhor contraste e definição do que as LCD e melhor capacidade de lidar com reflexos e robustez do que os ecrãs plasma.
As TVs LED fazem uso de minúsculos leds com as cores primárias, sendo por isso também mais finas e energicamente mais eficientes e consumindo aproximadamente menos 40% de energia do que as demais.
As TVs LED parecem ser claramente as que oferecem melhor compromisso entre qualidade e definição e a capacidade de lidar com os reflexos em todo o tipo de ambientes.
Ainda no que diz respeito às diferenças entre televisões, o contra destas TVs LED reside no preço, sendo substancialmente mais dispendiosas do que as demais.
Veja também na Zaask como escolher uma TV LED.