Dicas para poupar electricidade no Verão

Poupar é a palavra do momento. O Verão chegou, as férias estão mesmo aí à porta. Durante estes meses vai estar mais tempo por casa, o que poderá significar um aumento considerável na factura da eletricidade. Para que isso não aconteça siga as nossas dicas sobre como poupar electricidade no Verão e descanse sem se preocupar.

  1. Não deixe o Sol entrar

Sempre que sair de casa puxe para baixo os estores das janelas. Este simples gesto impede que os raios de Sol entrem e aquecem a sua casa. No final do dia o ideal é abri-los para que a brisa da noite entre para refrescar a casa.

Outras dicas para poupar electricidade no Verão passam por colocar cortinas pesadas nas janelas, onde o Sol incide com mais força, e pintar as paredes e tectos com cores claras, para refletirem melhor a luz solar.

No lado de fora, coloque sobre os terraços toldos e plante estrategicamente árvores, arbustos e trepadeiras, para sombrearem a sua casa.

  1. Divisões fechadas

Por norma, existem divisões mais frescas do que outras, é o caso das casas de banho. O ideal é manter as portas desses espaços fechadas. Quanto menos divisões o ar condicionado tiver que refrescar, menos esforço vai fazer e mais facilmente vai arrefecer as divisões mais quentes e, assim, poupar electricidade no Verão!

  1. Ventiladores no tecto

O grande motivo das facturas de electricidade serem elevadas no Verão deve-se ao uso exagerado do ar condicionado. Instale na sua cozinha, por exemplo, que é uma zona propicia a temperaturas mais elevadas, ventiladores no tecto para arrefecer o espaço, pois é bem mais económico.

  1. Use mais a ventoinha

A ventoinha também é uma excelente opção para poupar electricidade no Verão. Quando não estiver muito quente, opte antes por estes aparelhos. Uma ventoinha bem posicionada mantem o ar a circular pela casa toda.

poupe electricidade no Verão

  1. Desligue as luzes

Parece básico, mas resulta! Durante o Verão não tem necessidade de ter as luzes ligadas durante o dia e boa parte do início da noite, prefira deixar a luz natural iluminar a casa. Este gesto tão simples permite-lhe poupar electricidade no Veão e ainda manter a casa mais fresca.

  1. Lâmpadas mais eficientes

Substitua as suas velhas lâmpadas por lâmpadas economizadoras. As vantagens são muitas: desde consumirem menos energia, emitirem luz mais brilhante, bem como a sua durabilidade ser maior.

poupar electricidade no Verão

  1. Ar condicionado ajustado às suas necessidades

Basta descer um grau de temperatura do ar condicionado para ter uma poupança de energia até 10%. Muitos aparelhos de ar condicionado possuem uma opção de poupança de energia, ideal para quando não está em casa.

  1. Poupar electricidade no Verão ao lavar a loiça

Ligue a máquina de lavar loiça apenas quando estiver totalmente carregada. Assim, evita estar a gastar energia sempre que tem apenas dois, ou três pratos para lavar.

  1. Roupa limpa e económica

Ao lavar a roupa na máquina opte por fazê-lo na configuração de água fria, vai economizar logo cerca de 4% de energia. Também neste caso, é aconselhável só colocá-la a trabalhar quando tiver roupa suja suficiente para a encher. Como vai estar mais tempo por casa opte pode lavar à mão peças mais pequenas. Aproveite os belos dias de Sol e coloque a roupa a secar ao ar livre, não utilize a máquina de secar.

10. Elimine o desperdício de energia

Sabia que a maioria dos aparelhos eletrónicos como carregadores de telemóveis e computadores consumem energia mesmo quando estão em “off”? Sempre que não os estiver a usar lembre-se de os desligar e retirar a ficha da corrente.

11. Limpe os filtros de ar condicionado

Filtros sujos além de restringirem o fluxo do ar, forçam o sistema a funcionar por mais tempo, aumentando o tempo do consumo de energia. Por isso mesmo, pata poupar electricidade no Verão, limpe os filtros uma vez por mês, de modo a obter o máximo de benefício.

12. Películas nos vidros

Aplique nos vidros das janelas e das portas películas de controlo solar, pois estas têm a vantagem de preservar a temperatura e impedir que a radiação solar entre pela casa a dentro.

13. Use menos o forno

Opte pelo micro-ondas sempre que tiver que aquecer comida, pois o forno, além de aquecer a cozinha, gasta mais energia. Se tiver mesmo que fazer algum cozinhado no forno prefira fazê-lo nas primeiras horas da manhã, ou ao fim do dia.

14. Evite os vapores

Tome banhos menos demorados durante o dia. O vapor dos banhos aquece a casa e causa humidade.

15. Passe tempo fora de casa

Os dias quentes do Verão são a desculpa perfeita para sair de casa. Aproveite para nadar na piscina, para fazer um piquenique, ou simplesmente fazer exercício físico ao ar livre. Quanto mais tempo estiver fora de casa, menos consume energia, logo poupa electricidade no Verão e na factura.

Agora que sabe o que deve fazer para poupar eletricidade no Verão, já pode disfrutar à vontade as suas merecidas férias. Se mesmo assim quiser aconselhar-se com um profissional, na Zaask temos o melhor electricista, que pode verificar se a sua casa tem algum problema eléctrico. Procure o mais indicado para si e comece hoje mesmo a poupar.