Como saber se o seu cão está doente
Quem tem, ou já teve, um cão como animal de estimação sabe o que é ter um amigo de quatro patas. Uma amizade que acarreta responsabilidades ao dono, como o bem-estar do animal.
Porque sabemos que quer o melhor para estes companheiros, a Zaask explica-lhe como saber se o seu cão está doente.
Uma das formas de saber se o seu cão está doente, é estar atento às quantidades com que normalmente ele se alimenta. Caso o seu animal de estimação tenha por hábito devorar as refeições e de repente perder o apetite, é geralmente um sinal de que lhe permite saber se o seu cão está doente. Os motivos podem ser vários desde febre, uma infecção, uma doença renal ou hepática, entre outros.
Importante: Leve de imediato o seu cão ao veterinário, se este não comer duas refeições seguidas. Um desconforto gastrointestinal pode tornar-se sério, se for acompanhado por vómitos e/ou diarreia.
– Variação de peso
Mudanças inesperadas de peso podem ser outro sinal de que algo não está bem com o seu amigo de quatro patas. Por exemplo, se o cão estiver com um desequilíbrio hormonal pode ganhar peso mesmo comendo muito pouco. Outra situação bastante comum para os cães perderem peso é o cancro.
– Outras mudanças na aparência que deve prestar atenção:
– olhos vermelhos e inchados;
– nariz a escorrer;
– coceira nos ouvidos;
– odores estranhos;
– mudança da cor da gengiva (a cor saudável é o rosa).
– Mudança de humor
O seu cão é um paz de alma e do nada tenta morder quem chega perto dele? Aqui tem mais uma forma de saber se o seu cão está doente. Um cão que sofre de dor crónica defende-se, tentado morder, porque simplesmente não quer que o movam de posição e sinta mais dor. Neste caso leve-o de imediato ao veterinário.
– Sem energia
Todos os cães gravemente doentes mostram-se aborrecidos e deprimidos. Deixam de estar dispostos a participar nas actividades da família, ou a interagir com os restantes animais. Para saber se o cão está doente, basta por vezes observar se ele procura por um lugar calmo da casa para repousar.
– Febre
Sinal clássico de doença. Para saber se o seu cão está doente veja se este tem uma temperatura corporal superior ao normal. Aí pode ter a certeza de que o seu animal de estimação está doente, o mais provável com uma infecção.
– Queda de pêlo anormal
Habitualmente os cães em períodos de stress, por exemplo quando estão doentes, largam mais pêlo do que o normal.
Importante: Antes de recorrer ao veterinário observe se existem outros sinais de doença, pois é comum o pêlo cair em excesso sazonalmente (Primavera / Outono).
– Vómito compulsivo
Os cães têm fibras musculares no esófago, que lhes permitem vomitar muito facilmente. Assim sendo, para saber se o cão está doente preste atenção às vezes que ele vomita. Em casos de vómito num período superior a 12 horas (e se recusar a beber água), ou por mais de 24 horas (mesmo bebendo água) leve-o de imediato ao veterinário.
– Atenção às fezes
Outro importante indicador para saber se o seu cão está doente são as fezes. O ideal é serem firmes. Não devem ser muito secas e em pequenas bolas, pois é sinal de que o seu parceiro está constipado, muito menos conterem sangue. Por outro lado, fezes demasiado soltas (lembrando as de vaca), em forma rissol e de piscinas completamente líquidas, evidenciam diarreia. Em casos de diarreia prive o seu cão de comida por um dia.
– Não beber ou beber demais
Um cão doente pode recusar beber água, acompanhado por perda de apetite e vómitos (como já foi explicado). Todavia, o aumento do consumo de água do seu amigo de quatro patas também o deve preocupar. Existe a possibilidade de estar com febre, insuficiência renal, ou até mesmo estar a sofrer de distúrbios hormonais. Em situações destas não hesite em consultar um profissional.
– Coxear
O seu companheiro está manco? Não espere muito para saber se o seu cão está doente. O aconselhável é deixá-lo repousar por 24 horas – sem correr, ou brincar. Se após esse tempo todo continuar a coxear, pense seriamente em agendar uma consulta com um veterinário.
Saber se o seu cão está doente é extremamente importante para que você consiga salvar-lhe a vida. Se não tem o tempo que gostaria para dedicar ao seu cão pode sempre encontrar o pet sitter certo para si através da Zaask.