Como reutilizar garrafas PET

A preocupação com o meio ambiente não é uma novidade. Assim, há cada vez mais soluções para reduzir os danos que estamos a causar ao planeta trazendo ideias inteligentes sobre a reciclagem e reutilização de objetos do quotidiano. Reutilizar garrafas PET é uma delas.

Por isso, a Zaask decidiu juntar algumas ideias criativas e úteis sobre como reutilizar garrafas PET. São projetos muito simples e úteis que vão facilitar a sua vida e contribuir para salvar o planeta ao mesmo tempo. Em vez de enviar as suas garrafas de plástico usadas para a reciclagem, você pode reutilizar garrafas PET. Aqui estão algumas ideias para começar:

  • Caixa de Alimentos

Pode reutilizar garrafas PET e fazer caixas para armazenar alimentos como arroz, feijão, massa e açúcar. Vai ser preciso cortar as garrafas em tamanhos diferentes: um mais longo (para ser a base) e um mais pequeno (para ser a capa) e encaixá-los.

  • Regador

Pode facilmente reutilizar uma garrafa PET transformando-a em um regador. Só precisa de fazer alguns furos na tampa usando um prego e um martelo. Se vai viajar e não tem ninguém para regar as plantas por si, uma ideia criativa é colocar uma garrafa (com furos na tampa) de cabeça para baixo no seu vaso com a parte superior enterrada. Também pode pendurar uma garrafa na parte superior do seu vaso e encaixar um prego na tampa. A água vai pingar lentamente impedindo a planta de secar.

  • Organizador de Secretária

Outra ideia é reutilizar garrafas PET como organizadores de mesa para a sua casa ou escritório. É só cortar a parte superior das garrafas e decorá-las como quiser. Pode usar apenas uma garrafa ou mais do que uma e colá-las (com cola quente). Use a sua criatividade e faça-as em diferentes tamanhos e cores.

  • Comedouro para Pássaros

Se tem um jardim e gostaria de ver os pássaros que voam por ali, uma boa ideia é colocar alguns alimentadores para atraí-los. Pode fazer um comedouro ou bebedouro criativo para reutilizar garrafas PET. Uma ideia é usar algumas colheres de madeira embutidas na garrafa. Faça pequenos furos e coloque as colheres pelo lado do cabo. Encha a garrafa com a comida de pássaro e deixe escorregar para a colher.

  • Taças de Aperitivos

A parte inferior das garrafas de plástico podem perfeitamente ser utilizadas como taças. Corte a parte inferior da garrafa e utilize um ferro de roupa para remover qualquer imperfeição (pressione a borda suavemente contra o ferro por alguns segundos). Use as taças para colocar pequenos aperitivos como amendoins, azeitonas ou queijo.

  • Colher de Emergência

Se estiver acampado longe da civilização ou em um lugar onde seja quase impossível encontrar uma colher, pode fazer uma usando uma garrafa de plástico. É só cortá-la aproveitando a parte inferior redonda para obter a forma da colher. Simples e fácil para os casos de emergência.

  • Rega de Jardim

Se tem um grande jardim, mas não tem tempo para regar tudo, uma boa ideia é usar um aspersor para fazer o trabalho por si. Pode fazer um aspersor caseiro ao reutilizar uma garrafa PET. Faça alguns furos no corpo da garrafa usando um prego e insira uma mangueira na boca da garrafa com uma fita adesiva. Agora é só abrir a torneira e deixar a água borrifar o seu jardim.

  • Suporte de Papel Higiénico

Tem crianças em casa ou que precisa constantemente de algum papel higiénico perto de si para limpar alguma coisa? Uma boa ideia é fazer um suporte para papel higiénico de uma garrafa de plástico. Corte a parte de baixo da garrafa do mesmo comprimento que o rolo de papel e corte a parte superior que pode ser utilizada como uma tampa. Remova o bocal da garrafa, coloque o rolo dentro da garrafa e puxe o papel pelo buraco (boca da garrafa). Simples e prático!

  • Organizador de Revistas

Perfeito para quartos e escritórios, esta é uma ideia muito criativa. Corte a parte superior de algumas garrafas de plástico e pregue-as ou cole-as numa placa (pode ser um bocado de madeira ou uma barra de metal). Também pode usar o organizador no chão, e neste caso, só tem que amarrar as garrafas em conjunto, utilizando um bocado de pano ou corda. Nos escritórios esta ideia também pode funcionar como um organizador de correio.

Estas são algumas ideias práticas sobre como reutilizar garrafas PET, mas há muitos projetos interessantes de artesanato com garrafas de plástico recuperadas ou tampas de garrafas de plástico que pode experimentar. Se precisa de ajuda na decoração de um espaço com garrafas PET, pode sempre consultar a Zaask, onde encontrará o profissional de decoração certo para o seu projecto.