Como restaurar uma estante

Restaurar uma estante antiga ou deteriorada pode ficar relativamente mais barato, em comparação com a compra de uma nova. Na verdade, restaurar uma estante, não só a vai fortalecer, como vai prolongar a sua vida. Mas, para além disso, podem também fazer-se algumas reparações e uma decoração personalizada.

No entanto, certifique-se de que vai valer a pena restaurar uma estante antiga, analisando as condições em que se encontra, para que não vá trabalhar em vão.

Se realmente vai entrar nesta aventura de restaurar uma estante, siga as instruções que a Zaask lhe dá de seguida:

Instruções para restaurar uma estante

1- Veja em que estado está a estante e faça todas as reparações necessárias. Avalie todas as partes da estante, incluindo prateleiras partidas ou acessórios em mau estado. Verifique se há pregos soltos e lixe os pontos danificados para nivelar as inconsistências ou lascas de tinta velha.

2- Prepare um espaço para restaurar uma estante. Se estiver dentro de casa, mude os seus móveis e outros pertences para criar espaço para poder trabalhar e ter uma área reservada para as suas necessidades. Utilize um pano ou um bocado de tecido para proteger o chão e proteja também as suas paredes de pinceladas com um bocado de plástico, por exemplo.

3- Se vai pintar a estante, lave-a com um pano húmido para remover a sujidade e outras impurezas. Caso contrário, limpe-a com um pano seco.

4 – Lixar a estante: Se vai restaurar uma estante pintando-a, então terá que lixar todos os tratamentos feitos anteriormente, como tintas ou verniz. Se for pintar a estante, utilize antes uma tinta primária que irá cobrir os tratamentos anteriores, para que não precise de lixar toda a estante.

5- Dê à estante um pré-tratamento adequado. Para manchas na madeira, use um pré-condicionador antes de usar a lixa. Utilize o primário adequado ao tipo de tinta que vai usar. As tintas de óleo necessitam de um primário à base de óleo e uma tinta de látex precisa de um primário à base de látex.

6- Pinte a estante. Se vai pintar e restaurar uma estante com mais do que uma cor, escolha a parte que vai pintar em primeiro lugar. Se por exemplo, vai pintar as prateleiras com uma cor diferente, deve colocar fita adesiva à volta das mesmas para que não fiquem resíduos de tinta fora do sítio que pretende. O ideal é que as prateleiras sejam amovíveis, podendo assim pintá-las à parte, mas nem sempre isso é possível.

7- Utilize pincéis de qualidade. Estes vão dar um melhor aspecto aos seus projectos e, desta forma, não terá que se preocupar com pelos soltos no meio da tinta. Deve utilizar pincéis com pelos longos e macios se vai pintar sobre uma madeira lixada ou se vai aplicar uma tinta para madeira. Não se esqueça de aplicar um tratamento nas bordas da estante e nas áreas difíceis, como aquelas que têm impressões decorativas anteriores.

8- Depois de a estante estar pintada, deixe a tinta secar bem, nem que tenha que esperar um, dois ou três dias. De seguida deve polir ou envernizar a estante. O verniz oferece à estante um brilho maior e atribui-lhe uma camada de protecção. Tal como com a tinta, deixe secar bem.

 

9- Depois de polir, pode decorar a sua estante. Decore a sua estante ao seu gosto, caso assim o pretenda, usando stencils e pincéis finos. Existem outros materiais que podem ser utilizados ao restaurar uma estante. Há quem goste de papel decorativo ou até de tecidos. É uma questão de gosto e nestes casos deverá ter em conta o tipo de cola que vai utilizar, por exemplo.

Dicas finais para restaurar uma estante:

– Não misture ou combine produtos à base de óleo com os que são à base de látex, incluindo pré-tratamentos e vernizes.

– Se utilizar produtos à base de óleo, escolha, caso possível, restaurar uma estante ao ar livre ou numa área ventilada. Se vai pintar dentro de casa, ventile o ambiente e use uma máscara respiratória.

– Utilize as tintas sempre com cautela. Certifique-se que a área de trabalho está isolada e longe de animais de estimação e crianças. Cuidado com o fogo: mantenha chamas longe dos seus produtos e leia todas as instruções do fabricante antes de os usar.

Restaurar uma estante não é complicado, mas dá algum trabalho. Contudo, se não quer despender tempo neste projecto, pode sempre contratar um profissional especializado na área através da Zaask.