Como plantar um bonsai?

Bonsai é a palavra japonesa que significa a réplica, em miniatura, de uma árvore dentro de um vaso. Há diferentes métodos de como plantar um bonsai. Não é difícil. O primeiro passo é escolher a planta, o vaso e o substrato que vai usar.

Os vasos para plantar um bonsai são normalmente rasos, largos e possuem buracos de drenagem. Vai encontrar uma enorme diversidade no mercado com diferentes formas, cores e materiais. Escolha a que melhor combina com a planta que vai cultivar. Não se esqueça que até ao estado final, o seu bonsai vai mudar mais do que uma vez de vaso. Quem limita o crescimento do bonsai é o tamanho do vaso, que limita o crescimento das raízes.  Quanto ao substrato para plantar um bonsai encontra misturas pré-preparadas à venda, mas se quiser preparar a sua, regra geral deve usar partes iguais de areia, argila e húmus.

A Zaask vai dar-lhe agora dicas sobre diferentes formas de plantar um bonsai. Antes de o plantar, comece por certificar-se de que a planta está bem hidratada de modo a melhor suportar o stress do transplante. Pode passar um arame pelo buraco de drenagem do vaso para sustentar a planta. Outra sugestão é colocar uma camada fina de pedras britadas no fundo do vaso para evitar que os buracos da drenagem sejam tapados. Também pode retirar a planta do vaso para inspecionar as raízes e remover as partes moles. Deve, aliás, cortar aproximadamente dois terços do comprimento das raízes com uma tesoura limpa – não esqueça que o controle do crescimento das raízes é essencial para plantar um bonsai e vê-lo crescer como quer.

Plantar um Bonsai a partir de estacas

Plantar um bonsai a partir de estacas é um dos métodos mais populares de cultivo e que reduz o tempo de crescimento em cerca de um ano. Seleccione um ramo de uma árvore e corte-o. As estacas devem ter entre 5 a 10 centímetros de altura e dois a cinco centímetros de espessura. Primavera e Verão são as melhores alturas para cortar e transplantar plantas.

Use um vaso com 15 centímetros aproximadamente de profundidade com um buraco de drenagem. Encha um quarto com uma mistura de areia e terra vegetal. Cortes grossos que devem ser cortados obliquamente para melhorar a sua capacidade de absorver nutrientes. Regue com uma quantidade considerável de água. Deve proteger o bonsai da luz direta do sol. Na primeira semana deve, aliás, colocá-lo num local com pouca luz (mas nunca escuro) para que haja uma boa adaptação ao novo meio. Após esse período pode começar a expô-lo gradualmente a locais com sol pela manhã. Depois de plantar um bonsai, com o passar do tempo o mesmo vai adaptar-se às novas condições. Mantenha-o sempre húmido mas não molhado. Vai levar algumas semanas antes de os cortes começarem a crescer, retire as estacas que morreram e deixe o resto intacto até à primavera seguinte – quanto mais estacas fizer maiores probabilidades terá o seu bonsai de sobreviver. No verão, pode usar pequenas quantidades de fertilizante. Pode, por exemplo, colocar algum adubo orgânico num dos cantos da superfície do vaso.

Misho – plantar um bonsai a partir de sementes

Plantar um bonsai a partir de sementes (misho) é um outro método que pode utilizar. E esta é a única forma de o ver crescer desde o início. Sementes de aceróla, pitecolobium ou piracanta são fáceis de encontrar no mercado. Já as de coríferas são mais fáceis de comprar na Internet. A melhor altura para plantar um bonsai com este método é na primavera e verão. Deve colocar as sementes no topo da terra e colocá-las entre dois a cinco centímetros de distância. Cubra as sementes com a mistura de solo e regue-as com uma quantidade considerável de água. Na primavera as sementes irão germinar. Após um ano pode transplantá-lo para um vaso maior. Até crescer vai demorar, pelo menos, três anos.

Yamadori – árvores de floresta

Em vez de comprar, pode ir diretamente à “fonte”, neste caso, floresta. A Primavera é a melhor altura do ano para o fazer. O primeiro passo é escavar cuidadosamente à volta da árvore com uma pá. Levante-a e envolva-a num pano húmido para evitar que seque. Deve ser transplantado para um vaso o mais depressa possível. Apanhe um pouco da mistura original do solo.

Agora já pode colocar mãos à obra e plantar um bonsai. Tem aqui as melhores opções e conselhos para ser bem-sucedido neste serviço, mas se considerou que é um projecto demasiado complexo, tem sempre a opção de encontrar um jardineiro avaliado, através da Zaask, para esse serviço.