Como limpar um tecto em pladur
Quer limpar um tecto em pladur e não quer gastar dinheiro na contratação de uma empresa especializada? Apareceram-lhe manchas de humidade, tabaco ou bolor? Não entre em pânico. A Zaask vai dar-lhe dicas sobe como limpar um tecto em pladur. Passo a passo, vamos recomendar-lhe que produtos e material deve também usar.
Se por outro lado o que pretende é limpar um tecto com bolor, não perca o anterior artigo deste blogue sobre o tema. Se a sua situação envolve a limpeza de tectos falsos também aqui pode encontrar as melhores dicas.
Regra geral, as paredes e tectos são pintados com latex ou tinta alquídica – a primeira é uma tinta à base de água, logo facilmente lavável; a segunda é uma tinta óleo-base, durável e também lavável. Basta-lhe uma vassoura ou swiffer com pano húmido ou, se preferir, aspire para limpar um tecto em pladur que esteja pintado com estas tintas. Qualquer limpeza ou intervenção que faça no seu tecto, não se esqueça de proteger os móveis, tapetes e a si também, com óculos e luvas.
Boa iluminação e uma rotina de limpeza irá manter o “olhar fresco” e retardar a necessidade de uma grande limpeza ou intervenção. Vamos dar-lhe a receita de uma mistura caseira para esta operação: para limpar um tecto em pladur pode juntar meia chávena de vinagre, uma chávena de amoníaco, um quarto de chávena de bicarbonato de sódio e um litro de água morna. Mas cuidado: use luvas de borracha e areje a divisão.
Varrer e esfregar
Uma das recomendações que lhe fazemos sobre como limpar um tecto em pladur é que use sempre óculos de segurança para se proteger do pó e teias de aranha. Se optar por varrer, faça-o em pinceladas curtas. Se preferir aspirar, deve fazê-lo com uma escova, esfregue-a suavemente ao longo do tecto começando num canto. Depois, misture cerca de uma chávena de vinagre num litro de água morna num balde limpo e mergulhe uma esponja, esprema o excesso, passe suavemente no tecto. Seque com uma toalha macia.
Manchas de fumo
Quer sejam causadas pelo tabaco ou pela lareira, o fumo cria manchas pretas ou descoloração nas suas paredes e tectos. Não é fácil de limpar um tecto em pladur com este problema. Deve usar fosfato trissódico – atenção, trata-se de um solvente forte e se não usar luvas corre o risco de fazer graves irritações na pele -, uma esponja grande (como as usadas na lavagem de um carro) e água morna. Trabalhe por secções, à medida que vai limpando com a esponja, depois enxague com um pano embebido em água limpa.
Contra fugas e goteiras
Regra geral, o aparecimento de manchas de humidade no seu tecto deve-se a dois tipos de problemas: infiltrações provenientes do seu vizinho ou de goteiras no terraço ou telhado.
No caso de ser uma infiltração, por exemplo de um algeroz do edifício, a primeira coisa que terá de fazer é a abertura de um orifício no tecto para comprovar a origem do problema e tentar resolvê-lo através de um cano de escoamento. Depois, terá de voltar a aparafusar a placa, fazer o tratamento das juntas e pintar. Nem se dará pela intervenção.
Se o seu problema resultar de uma deficiente impermeabilização do telhado ou de alguma telha partida, terá de pedir um estudo do terraço ou telhado a um profissional e confirmar a origem da humidade. Nesse caso terá de ser feita uma operação de manutenção. Quando esse problema estiver resolvido, para limpar um tecto em pladur só deve deixá-lo secar, eliminar o eventual bolor que tenha aparecido e pintar o tecto. Ficará como novo.
Reparar placas
Se lhe aparecerem fendas ou buracos pequenos no seu tecto em pladur, saiba que podem ser reparados da mesma forma que rachas no reboco sólido – um método simples é remover poeiras e partículas soltas e preencher a fissura com mastique acrílico. Só se o buraco for grande – por exemplo do tamanho de um puxador de porta – é que será necessário outro tipo de intervenção. Neste caso, deve colocar um remendo por trás do buraco para fornecer um suporte para a camada de massa de enchimento. Comece por usar um serrote de ponta para abrir um buraco em forma de quadrado. Depois, corte esse remendo de uma placa de pladur mas com um tamanho ligeiramente menor que a diagonal do buraco. Isso permitir-lhe-á passar o remendo pelo buraco num determinado ângulo. Faça um pequeno orifício no meio e insira um pedaço de fio através deste antes de aplicar massa de enchimento ou colar as extremidades na parte cinzenta do quadrado de pladur. Isto vai segurá-lo firmemente à parte de trás do painel já existente. Mantenha o fio esticado enquanto aplica a massa no buraco e deixe secar. Então, corte o fio e aplique uma camada fina de massa de enchimento ou de reboco de acabamento. A superfície deve estar nivelada.
Como vê limpar um tecto em pladur ou reparar alguns problemas estruturais do mesmo não é complexo, mas se se sentir mais à vontade com um profissional a tomar conta do assunto, a Zaask entende. Por isso, através da plataforma encontrará os profissionais de limpeza certos para si.