Como fotografar luzes de Natal
As luzes de Natal são fascinantes, pois conseguem representar e espelhar na forma de imagem tudo o que sentimos em relação a esta época tão única. Por isso, a Zaask deixa-lhe hoje aqui algumas dicas importantes para fotografar luzes de Natal, para que comece desde já a preparar-se para registar de uma forma especial as suas imagens natalícias.
Em exterior fotografe ao início do anoitecer
Quanto fotografar luzes de Natal de exterior na rua, a altura ideal para o fazer será ao início do anoitecer, pois durante o dia a iluminação não tem tanto impacto. Por seu turno, quando a noite vai já mais adiantada torna-se mais difícil fotografar correctamente, já que o contraste da escuridão com o brilho das luzes vai ficando cada vez mais forte.
Assim, o ideal é sempre fotografar luzes de Natal quando a noite cai, pois criará uma ambiência mais agradável com tons mais interessantes e ricos.
Use um Tripé para fotografar luzes de Natal no exterior
Ainda no que diz respeito às fotos de exteriores, o uso do tripé poderá fazer toda a diferença para fazer correctamente a exposição das luzes de Natal e fotografá-las.
Com efeito, o tripé poderá definir a velocidade do obturador, o que permite uma exposição mais longa da forma e adequada para fotografar uma imagem estática ao final do dia nas melhores condições e sem tremuras.
No caso de haver movimento, o uso de velocidades de obturação mais longas em conjunto com o tripé também poderá servir para criar efeitos de arrastamento criativos das luzes de Natal, com impacto bastante interessante.
Use os Reflexos para fotografar luzes de Natal
As luzes de Natal criam sombras e reflexos muito interessantes em algumas superfícies, seja em ambientes interiores – nomeadamente em mesas, vidros de janelas e espelhos, etc. – ou exteriores, designadamente na neve, em água, etc. Por isso, para fotografar luzes de Natal não deixe de usar de forma criativa os reflexos que as mesmas criam.
Abuse dos desfoques e arrastamentos
São raros os tipos de foto em que o uso de desfoques totais permitem ter bons resultados. No caso concreto de fotografar luzes de Natal, o uso intenso do desfoque produz resultados muito interessantes, quer com o desfoque das luzes e com os motivos natalícios em fundo apenas, quer mesmo com o desfoque total das luzes na imagem.
Os arrastamentos quando usados de forma intencional e criativa também produzem geralmente resultados interessantes.
Se precisa de contratar fotógrafos, encontre os melhores profissionais através da Zaask.