Como fazer um vídeo viral
Um vídeo viral é uma ferramenta muito útil para as empresas dentro do chamado Marketing Viral, que assenta em técnicas de marketing que procuram explorar as redes sociais, através do desenvolvimento de conteúdos com o intuito de serem partilhados e espalhados pela Internet como se fossem “vírus”.
Cada vez mais utilizado, o Marketing Viral traz muitas vantagens às empresas, nomeadamente no que diz respeito à construção e notoriedade de marca e à aproximação ao consumidor. Para além disso, tem um carácter informal e é barato, uma vez que as suas acções são veiculadas através de meios como o Twitter, Youtube, Facebook, chats, blogs, emails, etc.
Neste contexto, cada vez mais as empresas apostam na produção de um vídeo viral, isto é, num vídeo que, em questão de horas, possa ser visto por milhares ou milhões de pessoas num determinado país ou no mundo inteiro.
Não existe nenhuma fórmula mágica para fazer um vídeo viral. Contudo, é possível produzi-lo com determinadas características que o predispõem o sucesso.
O que torna um vídeo viral?
Se quiser fazer um vídeo viral deverá criar um conteúdo ou mensagem que desperte nas pessoas um sentimento suficientemente forte para as conquistar e fazer delas cúmplices na divulgação.
Assim, ninguém envia ou repassa uma ideia ou mensagem a não ser que:
- A tenha compreendido
- Tenha vontade de a espalhar
- Não necessite de esforço para enviá-la
- Acredite que espalhar a ideia irá aumentar o seu poder, reputação e amizade, trazer-lhe algum benefício ou, no caso das mensagens de solidariedade, aliviar a sua consciência.
Deste modo, todos os dias espalham-se diferentes conteúdos entre milhões de pessoas que partilham o que mais lhes interessa com os seus amigos.
Características essenciais de um vídeo viral
Para que a sua ideia seja distribuída para um grande número de pessoas de uma forma rápida, barata e com um alcance muito maior do que os oferecidos pela maioria das acções de marketing tradicional, vai precisar de fazer um vídeo viral que possa incluir os seguintes “ingredientes”:
- Emoção. O ser humano é naturalmente emotivo e partilha mais facilmente sentimentos do que qualquer outra coisa Assim, o que faz um vídeo alcançar milhares de visualizações é precisamente as emoções que pode despertar nas pessoas.
- Controvérsia. Para tornar um vídeo viral, pode fazer apostar em algo polémico, inesperado e não convencional, que mexa verdadeiramente com as pessoas.
- Utilidade. Se o conteúdo for útil para o seu público-alvo, haverá naturalmente uma partilha. Um bom conteúdo aumenta muito o potencial de um vídeo viral.
- Humor. Todos os dias o humor aproxima pessoas. Um bom vídeo viral pode captar momentos incrivelmente cómicos.
- Nostalgia. Um vídeo que aposta em recordar o passado tem também maior probabilidade de se tornar um vídeo viral.
Tenha atenção que um vídeo viral inserido numa estratégia de marketing geralmente não mostra directamente o produto ou a marca que está por detrás. A mensagem, apesar de poder ser dirigida para um determinado publico, não deverá ser directa. Esta é a grande diferença entre os anúncios publicitários e um vídeo viral.
Também antes de criar qualquer conteúdo pense no que você próprio partilharia e no que as pessoas geralmente partilham. Por exemplo: novidades, entretenimento, informação, conhecimento, utilidade, etc.
A promoção de um vídeo viral
Antes de pensar na promoção, teste o seu vídeo. Como é impossível garantir taxas de sucesso elevadas num vídeo, mesmo que considere o trabalho final irrepreensível, o melhor que tem a fazer é testá-lo junto do público e pedir opinião aos seus amigos. Pode também ter mais de uma versão do vídeo.
Entretanto, o passo seguinte é aumentar exposição para ajudar a tornar o seu vídeo viral.
A melhor plataforma online para divulgação de vídeos é o Youtube. Veja na Zaask como fazer um vídeo no Youtube.
Faça também posts em blogues, em plataformas como o MySpace e partilhe-o com os seus amigos, seguidores e redes sociais,
Envie também o vídeo para a sua lista de e-mail, pois dependendo do tamanho da lista e da disposição dos destinatários para visualizar o vídeo, esta pode ser uma estratégia muito eficaz.
Exemplo de um vídeo viral
No início deste ano, o fundador da Microsoft, Bill Gates, foi ao programa televisivo de Jimmy Fallon, que lhe perguntou como se fazia um vídeo viral.
O resultado é que a sua participação gerou um vídeo que também ele se tornou um vídeo viral, tendo actualmente quase 1 700 milhões de visualizações.