como fazer um vídeo no Youtube

Como fazer um vídeo no Youtube

Criar um vídeo no Youtube é uma actividade cada vez com mais adeptos. Colocar um vídeo nesta rede com mais de um bilião de utilizadores confere a qualquer pessoa a possibilidade de expressar os seus pensamentos publicamente, bem como mostrar a sua veia criativa a todo o mundo. Abaixo explicamos, passo a passo, como fazer um vídeo no Youtube.

1. Como fazer um vídeo no Youtube: criar o vídeo

• Ideia

O principal factor de sucesso de um vídeo é o seu conteúdo. Quer faça um vídeo pessoal, quer seja um vídeo profissional ou técnico, uma dica importante no processo de como fazer um vídeo no Youtube, é ter em atenção o seu registo verbal e visual, o dinamismo e a criatividade. Procure que o registo global do vídeo esteja de acordo e reforce o conteúdo do mesmo.

Pense e estruture o seu vídeo antecipadamente, quer seja um vídeo simples de um só plano, ou uma montagem mais complexa. Faça um guia visual (um storyboard, onde cada cena é representada por uma imagem que ilustra a narrativa) ou uma lista de ideias antes de partir para a acção: que cenas ou planos quer incluir no seu vídeo, que ideias chave pretende transmitir, com que ordem e destaque, etc.

Seja criativo e visualmente apelativo, e isso reflectir-se-á no número de visualizações e alcance do seu vídeo.

• Captação

Escolha o tipo de equipamento de acordo com os meios técnicos e financeiros que dispõe, e de acordo com o tipo de vídeo que quer fazer. Desde câmaras DSLR, smartphones, tablets e câmaras desportivas, hoje em dia existe um vastíssimo leque de opções com recursos técnicos avançados para a criação de vídeo.

Tenha em conta as suas necessidades e não se esqueça que a qualidade técnica do vídeo é fundamental. Uma resolução de, no mínimo, 720p HD é bastante importante, bem como uma boa qualidade na captação do som.

O nível de qualidade técnica dos vídeos presentes no youtube tem subido consideravelmente nos últimos anos, assim como a exigência dos seus utilizadores. Um vídeo de baixa resolução e com fraca qualidade de som facilmente será ignorado em deterimento de outro que proporcione uma experiência mais agradável a esse nível. Deve concordar que não há algo mais disruptor do que imagens distorcidas, barulho de fundo ou dificuldade em compreender o interlocutor…

• Edição

Finalcut

Para saber como fazer um vídeo no Youtube, é também importante ter em conta que, depois de transferido o vídeo para o computador, existem inúmeras opções de software para a sua edição: desde as mais elementares  – apenas com funcionalidades essenciais – como o Windows Movie Maker (Windows) e o iMovie (Mac), até às mais sofisticadas – com mais recursos e curva de aprendizagem bastante mais longa – como o Final Cut Pro (Mac) e o Adobe Premier (Mac e Windows).

Uma vez mais, seja prático e conciso também na edição: faça takes curtos e corte tudo o que é acessório. Frequentemente, na edição final, mais do que a perfeição, é importante o dinamismo, concisão e criatividade.

Use música e som. O som, muitas vezes descurado, quer na sua selecção, quer na sua qualidade técnica, é essencial na ambiência geral do vídeo. Um vídeo sem som ou com uma qualidade de som muito baixa é meio caminho andando para o insucesso. Tenha atenção aos direitos autorais das músicas e dos efeitos sonoros utilizados, sob pena de o seu vídeo ser bloqueado pelos administradores da plataforma.

2. Publicar e partilhar

UPLoaddovideoyoutube

Estando o vídeo editado, há então que fazer o seu carregamento no Youtube (upload). Seja conciso e preciso no título e descrição, e não se esqueça de adicionar palavras chave (tags) pertinentes. Seja especialmente cuidadoso nestes passos, porque são estas informações que permitirão que o seu vídeo seja encontrado durante a pesquisa dos utilizadores.

Tenha também atenção às definições de privacidade no método de como fazer um vídeo no Youtube, pois pode escolher fazer uma partilha:

• Pública: o seu vídeo estará acessível a qualquer pessoa para ser encontrado e visto;
• Não listada: o seu vídeo não aparecerá nas pesquisas feitas no Youtube e estará apenas disponível para as pessoas a quem enviar o link correspondente;
• Privada: O seu vídeo poderá ser apenas visto pelos utilizadores escolhidos por si.

Por fim, divulgue o seu vídeo nas várias redes sociais para ter muitas visualizações!

Com estas dicas já sabe, certamente, como fazer um vídeo no Youtube. No entanto, se precisa de ajuda para o editar, através da Zaask encontra o editor de vídeo mais adequado para si, a quem pode solicitar este trabalho.