Como escolher o smartphone certo para si

Com a multiplicidade de dispositivos novos no mercado em número cada vez maior, escolher o smartphone para si pode tornar-se uma tarefa especialmente confusa, por isso, hoje damos uma ajuda dizendo-lhe como escolher o smartphone adequado para si.

Passos para escolher o smartphone certo

Tenha em conta as suas necessidades

Procure escolher o smartphone que reflicta as suas necessidades nos diferentes requisitos técnicos, por exemplo, caso seja um ávido jogador, dê prioridade ao processador e memória assim como ao tamanho do écran.

Se utiliza usualmente o seu smartphone apenas com uma mão e o conforto é essencial, um écran ligeiramente menor poderá ser uma opção melhor quando escolher o smartphone. Por outro lado, caso fotografe regularmente com o seu smartphone, as características técnicas da câmara serão a sua prioridade. Procure os requisitos técnicos essenciais adequados ao seu uso e elimine os vários modelos que não preenchem essas expectativas, desta forma ficará apenas com uma shortlist e a escolher o smartphone certo será um processo mais fácil.

Android ou iOS

A escolha do sistema operativo do seu smartphone fará toda a diferença, o sistema Android é bastante versátil e personalizável, ao passo que, o sistema iOS é bastante mais fluido e consistente. Tenha em atenção, quando escolher o smartphone, que se optar pelo sistema iOS a sua escolha no que ao dispositivo diz respeito fica bastante mais limitada, já que, apenas os iPhone possuem este sistema operativo. Não deixe também de consultar o nosso artigo sobre as diferenças entre Android e iOS.

Processador, memória RAM e armazenamento interno

Pondere sempre a velocidade do processador e a memória RAM do dispositivo, sobretudo se pretende usar aplicações mais “pesadas”, como por exemplo os jogos e aplicações gráficas. Tenha em conta que ao contrário do que acontece com um PC, não poderá fazer upgrade dos componentes essenciais do seu smartphone. Actualmente, um processador dual-core ou superior é aconselhável, assim como de 1 GB de memória RAM para cima. Tenha em conta, quando escolher o smartphone, o armazenamento interno do dispositivo que seleccionar, este garantirá que não ficará sem espaço para instalar todas as aplicações que pretende. Preferencialmente opte por um modelo com 8 GB ou mais, se possível,  com capacidade para ler cartões SD de forma a poder expandir o espaço que dispõem.

Tamanho do écran

A escolha do tamanho do écran do seu smartphone é uma questão iminentemente pessoal e de acordo com o seu uso, considere que como desvantagem, um écran maior poderá ser mais desconfortável de usar com apenas uma mão, assim como bastante menos discreto, e significa também geralmente um dispositivo bastante maior e menos prático de transportar sempre consigo. Já quanto às vantagens, essas são evidentes, muito melhor visibilidade, sobretudo se escolher o smartphone com uma resolução alta que acompanhe o tamanho do écran.

Capacidade da Bateria

É certo e sabido que os smartphones não possuem tanta autonomia como os melhores telemóveis convencionais, designados muitas vezes por feature phones. Embora este aspecto tenha evoluído muito ao longo do último par de anos, convêm tê-lo em conta quando escolher o smartphone. Para isso, não tenha em linha de conta apenas as especificações técnicas do fabricante no que à autonomia da bateria diz respeito, já que esta poderá variar substancialmente em função da utilização que dá ao aparelho, por exemplo, o uso intensivo de Wi-Fi ou do GPS irá reduzir drasticamente a duração da bateria deste. Procure reviews independentes on-line dos modelos específicos que considera, desta forma poderá ter uma noção mais “real” da verdadeira autonomia do mesmo.

Câmara

Se costuma fotografar ou gravar vídeos com o seu smartphone então há que ter este aspecto em consideração. Embora com alguma importância, não considere apenas a quantidade de megapixels que a câmara possui, outros factores como a qualidade óptica e o tamanho do sensor serão factores chave para ter melhor qualidade de imagem. Uma vez mais, os reviews para melhor aferir das capacidades fotográficas do dispositivo poderão ser uma preciosa ajuda na altura de escolher o smartphone. Não deixe de verificar se o dispositivo possui flash para a fotografia, já no caso do vídeo, verifique se ele permite gravar pelo menos em HD.

Evite dispositivos descontinuados

Por fim, regra geral, evite dispositivos descontinuados ou em vias de o ser. No mercado dos smarphones a evolução tecnológica ocorre de forma rápida e constante. Frequentemente os dispositivos mais antigos não permitem actualizações do sistema operativo para as versões mais actuais do mesmo. Embora muitas vezes possa parecer um bom negócio, geralmente não é compensador já que a médio prazo, poderá ficar mais rapidamente com um dispositivo desatualizado ou mesmo obsoleto.

Com estas dicas já conseguirá escolher o smartphone certo para si. Se o seu smartphone lhe der problemas, pode encontrar através da Zaask, o profissional de assistência técnica que irá arranjá-lo na perfeição.