Como escolher papel de parede?
Escolher papel de parede para uma divisão está na moda e de forma simples e não muito dispendiosa, dá nova vida à sua casa. Escolher o papel de parede pode, no entanto, não ser tarefa fácil. A variedade é quase inesgotável, o que dificulta a decisão. A Zaask vai dar-lhe dicas que facilitam a forma de escolher papel de parede, já que o padrão, cor ou tipo de papel podem fazer o seu quarto parecer maior ou mais pequeno, mais quente ou brilhante e até mesmo ocultar imperfeições de construção.
Antes de mais saiba que existem diversos tipos de revestimento de parede e cada um requer uma preparação, colagem e acabamentos diferentes. Papeis revestidos a vinil líquido, por exemplo, são laváveis com água e sabão, enquanto sólidos revestimentos, em que o vinil está vinculado a um pano ou papel de apoio são uma opção mais robusta e adequada para cozinhas – são mais resistentes e escondem manchas. Primeiro conselho: antes de aplicar o papel, a superfície da parede deve estar em estado quase perfeito. Caso contrário, as imperfeições irão notar-se. A durabilidade do papel é outro factor determinante a ter em conta quando escolher papel de parede. O vinil é mais fácil de pendurar e vai durar muito mais do que um produto natural.
1. Paleta de cores
Esta é a sua primeira prioridade ao escolher papel de parede. Tem de decidir o quer e pensar nos seus móveis, ou seja, no contexto.
Algumas dicas básicas: listas ou padrões verticais farão o seu tecto parecer mais alto; já horizontais vão dar ilusão de alargar a sala e tornar os tectos mais baixos; padrões grandes geralmente não ficam bem numa divisão pequena, porque tendem a dominar o espaço e a fazê-lo parecer mais pequeno. Logo, um padrão aberto fica melhor em espaços de maior dimensão. As cores escuras também farão o quarto parecer mais pequeno. Já escolher papel de parede com uma luz de fundo faz um quarto parecer maior. Para fazer um espaço parecer maior e o tecto mais alto, prefira padrões com fundos coloridos, como verde, azul ou violeta. Cores frias macias sugerem tranquilidade, enquanto as intensas cores frias podem ser frescas e dramáticas. Os tons quentes – vermelhos, amarelos e laranjas – aquecem o ambiente. São uma escolha popular em climas mais frios e funcionam bem em quartos virados a norte. Quanto mais intensa a cor, mais emoção terá o quarto.
2. Tire partido da luz
Jogue com a luz ao escolher papel de parede. Num quarto virado a norte, por exemplo, ou com uma janela pequena procure papéis de parede que reflitam a luz ao redor da sala – padrões em tons claros, tintas metálicas ou iridescentes. Considere também os padrões com superfícies lisas, que refletem a luz ao máximo. As cores escuras absorvem a luz, fazendo com que as paredes pareçam aproximar-se a tornando o espaço mais pequeno. Superfícies texturizadas também tendem a fazer uma parede mais escura.
3. Esconda imperfeições
Saiba que pode esconder falhas, camuflar imperfeições ou mesmo erros de construção arquitetónicos ao escolher papel de parede. Nesses casos a textura é crucial. Padrões com superfícies tácteis reais incluem grama, corda de pano, estopa, papel de alumínio ou tecido. Outros papéis simulam a aparência do mármore, madeira, couro, tecido, até mesmo peles de animais. Escolher papel de parede com um padrão em camadas também cria uma percepção de textura (como um desenho monocromático damasco atrás de um padrão floral).
4. Faça você mesmo
Não precisa ser um decorador profissional para escolher papel de parede e coloca-lo. Siga as recomendações da Zaask para o escolher bem e para colocá-lo pode ler um anterior artigo deste blog em que ensinámos as melhores técnicas para efectuar esse projecto.
Se depois de escolher o papel de parede para a divisão que pretende alterar quiser deixar o trabalho de colocá-lo nas mãos de um profissional, escolha um na Zaask, onde encontrará os melhores nesta área.