Como escolher o bouquet de noiva

Apesar de muitas vezes ser relegado para segundo plano, o bouquet de noiva é um acessório tão importante como todos os outros para obter um visual deslumbrante.

Hoje em dia existem muitas opções, entre diferentes formatos e cores, estilos e combinações, materiais, etc., o que por vezes dificulta a decisão.


Se está a precisar de orientação, a Zaask dá-lhe algumas dicas que vão com certeza ajudá-la a escolher o bouquet de noiva que melhor combina consigo, para que se sinta maravilhosa no dia em que subir ao altar.

Para isso, há que ter em conta alguns detalhes que podem fazer toda a diferença, tais como o típico físico da noiva, o tom de pele e cor dos cabelos e olhos, o estilo, a cor, a época do ano e, claro, o vestido de noiva que escolheu, bem como sapatos e outros acessórios.

De qualquer forma, seja clássico ou criativo, o essencial em todo este processo é adequar o bouquet ao estilo e personalidade da noiva, transmitindo o seu estado de espírito no seu casamento.

Comece por fazer uma pesquisa de modelos pelo menos três meses antes da data do casamento e tudo irá correr bem. Se preferir consultar profissionais entendidos e com boas referências encontre-os através da Zaask.

Escolher o bouquet de noiva em função da noiva

Um dos factores a ter em conta ao escolher o bouquet de noiva são as suas características físicas, nomeadamente a sua altura e formato do corpo.

Assim, se a mulher for alta e esbelta, pode escolher um bouquet de noiva grande e longo para equilibrar o conjunto. Este tipo de bouquet normalmente tem forma triangular (cascata ou cacho de uva) e também favorece as noivas mais gordinhas, pois alonga a silhueta.

Já as noivas mais baixas deverão escolher o bouquet de noiva que melhor se adeqúe à sua figura, isto é, bouquets mais pequenos, redondos ou arredondados. Também podem optar por bouquets de braço, que dão a impressão de mais altura.

Entretanto, quando estiver a escolher o bouquet de noiva também procure adequá-lo à cor da sua pele, dos seus olhos e cabelos.

As noivas morenas, por exemplo, podem escolher o bouquet de noiva com flores de cores vivas, tais como o amarelo, enquanto as mulheres loiras e de pele clara ficam melhor com tons claros e pastéis. Já as ruivas podem escolher o bouquet de noiva com tons alaranjados.

escolher o bouquet de noiva
Foto Style Me Pretty de Mike Cassimatis – MNC Photography

Escolher o bouquet de noiva em função das flores

Para além das características físicas da noiva, a escolha do bouquet pode ser feita em função das próprias flores.

Assim, a noiva pode arrumar o assunto ao escolher o bouquet de noiva com as flores que mais gosta.

Pode também guiar-se pela estação do ano em que se realiza o casamento, optando pelas flores da época, que são mais fáceis de encontrar e mais económicas.

Pode ainda escolher o bouquet de noiva com base no simbolismo de cada flor:

  • Rosa vermelha: paixão
  • Rosa branca e Lírio: pureza
  • Rosa cor-de-rosa: beleza
  • Girassol: poder
  • Tulipa: amor
  • Violeta: fidelidade
  • Margarida: inocência
  • Gardénia: graciosidade
  • Camélia: honestidade, excelência
  • Orquídea: perfeição e fecundidade
  • Gladíolo: graça

Escolher o bouquet de noiva em função do vestido

Quando escolher o bouquet de noiva já deverá saber que vestido vai usar no grande dia, para poder adequar o visual.

Assim, para um modelo de vestido de noiva de corte clássico, com cauda e véu largo, pode optar por um bouquet em cascata.

Já um vestido com bordados deverá ser combinado com um bouquet discreto e um modelo de vestido simples requere um bouquet mais elaborado, com várias cores e alguns acessórios.

Relativamente às cores, os vestidos brancos ou pérola ficam bonitos com bouquets de cores fortes (como o vermelho) ou bouquets coloridos, com várias qualidades de flores.

escolher o bouquet de noiva
Foto Style Me Pretty de Kaysha Weiner Photographer

Mais dicas para escolher o bouquet de noiva

  • Os bouquets de noiva podem ter mistura de flores ou apenas uma só variedade. Também em termos de materiais podem ser de flores naturais, artificiais, de broches e até de tecido.
  • Hoje em dia recorre-se muito à aplicação de cristais, pérolas ou strass entre as flores.
  • Os profissionais dizem que a cor do bouquet deve estar em harmonia com as cores da maquilhagem e, sobretudo, do batom.
  • Faça questão de cheirar as flores quando escolher o bouquet de noiva, pois convém saber se lhe provocam alguma alergia ou enjoo antes do dia do casamento. Por seu turno, prefira sempre flores com menos cheiro.