Como decorar uma kitchnette?

A cozinha é muito mais do que o espaço onde se preparam as refeições. Os designers da marca Ikea definem-na como o coração da casa, por ser a divisão onde família e amigos convivem. Não desespere se a dimensão da sua for reduzida, não é o tamanho que o(a) impedirá de ter a cozinha dos seus sonhos. Aliás, se tiver uma casa pequena e puder abri-la, transformando-a numa kitchnette, faça-o. Vai conquistar espaço. Se já tiver uma kitchnette, não se importe com a sua dimensão, a Zaask vai dar-lhe conselhos de como decorar uma kitchnette que farão toda a diferença na sua.

A primeira recomendação para bem decorar uma kitchnette é conseguir misturá-la, naturalmente, com o restante estilo da casa mas ainda assim destacar-se através de algumas peças que reforcem a sua personalidade. Mas, não esqueça, por um segundo: tem de conseguir um equilíbrio entre a decoração e a funcionalidade. A primeira função da kitchnette é preparar refeições, por isso, o seu primeiro objetivo ao decorar uma kitchnette deve ser o de facilitar essa tarefa diária.

Nas mais variadas lojas da especialidade encontrará móveis modulares que permitem criar milhares de combinações diferentes e se adequam a qualquer espaço. Estantes, prateleiras e carrinhos de rodas são objetos que o ajudam a maximizar a arrumação num espaço pequeno. Algumas portas de vidro, especialmente iluminadas, podem ajudá-lo a dar a ilusão de que um espaço maior do que efetivamente é. Quando decorar uma kitchnette misture cores, dedique um espaço à arte, outro às especiarias. Primeiro truque da Zaask sobre como decorar a sua kitchnette é: esconda o tubo do exaustor com um armário, que combine com a restante decoração. O segundo é: deve ocultar os seus electrodomésticos. Gavetas com interiores fundos servem na perfeição para tachos e grandes embalagens.

Uma ou duas ilhas

Se tiver espaço complemente a sua kitchnette com uma ilha, ou até mesmo duas! Demarcam a fronteira para a sala. São um óptimo espaço para arrumação, a bancada ideal de trabalho e também para socializar e com armários de 60 centímetros de altura também funcionam como mesa. No caso de uma kitchnette numa divisão ampla e aberta, a ilha é “o centro do palco”. A Ikea oferece-lhe, inclusivamente, uma hipótese de incluir na sua ilha um espaço adaptado às crianças – um banco mais baixo, perfeito para os seus filhos se sentarem ou até estarem assim à sua altura a ajudarem-na. Também pode aproveitar esse banco (armário aberto Tutemo, no valor de 29,99 euros) para pousar as compras quando chega a casa.

Em vez da ilha, também pode optar por decorar uma kitchnette colocando uma mesa de madeira imponente para reunir toda a família, sob um tapete kilim de tons quentes – é a passagem perfeita para a sala. Cadeiras sem braços são mais adequadas para espaços mais apertados.

Armários fechados ou portas de vidro

Outra dica sobre como decorar uma kitchnette é misturar arrumação fechada com aberta, assim consegue esconder o que quiser e manter o que gosta à vista. Experimente também usar armários com portas de vidro: ajudam a dar um ar mais aberto aos espaços apertados e se tiverem iluminação interior esse impacto visual será muito maior. É um truque perfeito para enganar o cérebro e decorar uma kitchnette!

Em um espaço muito reduzido, deve optar por armários de estilo minimalista. Superfícies refletoras, como a telha cerâmica e aço inoxidável, pode subtilmente amplificar os efeitos da luz natural e artificial, fazendo a cozinha parecer maior. Numa kitchenette de parede, armários superiores abertos também dão esta ilusão óptica: pode usá-los para guardar loiças coloridas ou vasos de ervas aromáticas. Em baixo, pelo contrário, deve escolher armários fechados, com interiores, fundos para potenciar a arrumação.

Branco é luz!

O branco é o seu melhor amigo em uma kitchnette. Ele reflete a luz, aumentando a sensação de espaço e de que as paredes diminuem. Se escolher armários, paredes e tecto brancos está a criar um espaço transparente, sem limites definidos ao olho. Use vários tons de branco e combine texturas diferentes, como tinta, azulejo ou papel. Crie sombras subtis. Também pode adicionar cor, mas se a sua divisão for reduzida, recomendamos que use um baixo contraste para decorar uma kitchnette. Quando há pouca diferença entre as cores das paredes, bancadas e armários o olhar desliza sobre as superfícies. O efeito é sereno e expansivo.

O mesmo conselho para os revestimentos de parede e chão – grandes estampados adicionam confusão visual e fazem o espaço parecer menor, mas certo tipo de padrões têm o efeito oposto. Linhas diagonais dão ao olho um caminho a seguir e modo a que a divisão pareça maior do que efetivamente é. Combine esta técnica com cores de baixo contraste e terá grandes resultados numa cozinha pequena.

Agora que já ajudámos com o básico, só tem de contratar um decorador profissional que o/a ajude a decorar uma kitchnette a seu gosto e a torná-la mais sua. Vai ver que vai querer passar o seu tempo na cozinha.