Como cuidar de um bonsai?

Traduzido linearmente do japonês quer dizer “árvore na bandeja”, bonsai não é uma planta, mas a técnica usada para transformar árvores em miniatura às características que teriam na natureza. São réplicas. Se sempre quis ter um bonsai, mas não sabe como plantá-lo, leia o artigo deste blog que o/a ensina a fazê-lo na perfeição.

A Zaask vai dar-lhe dicas sobre como cuidar de um bonsai. Plantar é apenas a primeira parte, cuidar de um bonsai é uma arte. Exige cuidados específicos, dedicação e paciência, durante anos. Sendo uma miniatura delicada tem de ser tratada como tal.

Antes de mais saiba que a saúde do seu bonsai depende de três cuidados essenciais: o local que escolher para ele, a rega e a adubação.

Um bonsai pode ter entre 30 a 90 centímetros de altura e deve possuir todas as características da árvore no seu contexto natural. Existem quatro tipos de bonsais, consoante o seu tamanho: mame (até 12 centímetros), shohin (até 25 centímetros), chuin (chega aos 45 centímetros) e chumono (até 90 centímetros).

Para saber como cuidar de um bonsai tem de informar-se sobre a sua espécie e os cuidados específicos que ele precisa.

Banhos de sol

Pode colocar o seu bonsai na sala, no quarto ou na cozinha desde que ele receba luz solar. O bonsai gosta de receber luz solar diretamente nas folhas. O tempo dessa exposição varia consoante a espécie mas em média varia entre duas a quatro horas diárias e deve ser feita de manhã ou após as 16 horas. Pode fazer um teste de luz: se as folhas estiverem amareladas é sinal que estão a receber luz em excesso; muito escuras é precisamente o oposto. Não se esqueça deste ponto quando cuidar de um bonsai.

Todo o bonsai deve receber luz de forma uniforme. Para isso, vá girando o vaso para que todos os lados do vaso recebam luz. Para cuidar de um bonsai correctamente, deve colocar o vaso sob uma superfície de madeira, como não vai absorver o calor não aquecerá o vaso, o que acontecerá se colocar o bonsai numa base de metal ou de pedra.

Quantas vezes deve regar um bonsai?

Mais de 90% dos bonsais morre devido a excesso de rega. Deve regar devagar, por cima da terra à volta do tronco, até que vaze um bocadinho pelos orifícios de drenagem. Só deve voltar a regar quando a terra estiver quase seca. O solo deve estar sempre húmido mas nunca encharcado ou empapado. A frequência da rega depende do local onde colocar o bonsai e das temperaturas médias. Este é um dos pontos mais importantes para cuidar de um bonsai correctamente.

Se a humidade do ar for baixa, as temperaturas médias superiores a 20 graus e a planta tiver até 30 centímetros vai precisar de ser regada todos os dias. Nos dias de maior calor, copas e galhos também podem ser molhados. Com temperaturas mais baixas a rega pode ser feita em dias alternados.

Deve adubar um bonsai

É a alimentação da planta. Tal como a rega, deve adubar um bonsai com regularidade mas nunca em excesso ou pode acabar por matá-lo. Existem diversas marcas no mercado – granulados, em pó, líquidos, orgânicos ou minerais. Cada um é adequado a determinadas espécies e às condições climatéricas em que vive.

Cuidar de um bonsai: Como lhe deve dar forma

Um bonsai é uma arte, uma escultura viva. A poda da raiz e copa é outro serviço essencial para cuidar de um bonsai correctamente. Deve cortar dois terços da raiz para controlar o crescimento do seu bonsai e modular os galhos. A periodicidade da poda varia consoante a espécie – tal como a frequência da rega ou o tipo de adubo – mas em média, deve cortar os galhos entre três a seis meses. De três em três anos, deve cortar as raízes aos bonsais pequenos; nos maiores pode ser de dez em dez. Só assim lhe dará resistência e longevidade. Para podar as raízes deve retirar o bonsai do vaso e remover cerca de metade da terra. Após a poda das raízes não se pode mexer na planta, pelo menos, durante dois anos.

Não existe uma lista de regras rígidas para a modelagem mas deve simular efeitos de factores naturais como o vento ou o calor excessivo. Uma das técnicas mais usadas é o fio de cobre ou alumínio.

Como combater pragas

O insecto que mais ataca o bonsai é o pulgão (semelhante às pulgas) que pode ser facilmente eliminado com uma mistura de detergente e água, pulverizada com um borrifador sobre a área afectada. No caso de aparecimento de lagartas, deve retirá-las à mão.

Agora que tem aqui todos os conselhos para cuidar de um bonsai correctamente, meta mãos à obra. Se precisar de ajuda em qualquer dos pontos, encontre através da Zaask, um jardineiro qualificado, preparado para o/a ajudar a cuidar de um bonsai para que o/a acompanhe para sempre.