Careto

O Careto do Carnaval de Pondence anda à solta na Zaask

Temos mais um membro na família de celebrações Zaask. Desta vez, vamos festejar com toda a nossa comunidade uma tradição bem portuguesa: O Carnaval de Podence ou o Entrudo Chocalheiro. Esta celebração ancestral preservada durante séculos no norte do país, mais especificamente em Podence, Macedo de Cavaleiros, foi considerada Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2019. 

O nosso Careto (ilustração acima), figura que marca este Carnaval de Podence, foi criado pela Inês da Fonseca, ilustradora da plataforma Zaask com 4 avaliações, com média de 5 estrelas. 

Breve história do Careto do Carnaval de Podence

Apesar de não se saber a origem exacta, esta tradição celebra a passagem dos meses frios de Inverno para a claridade e fertilidade da Primavera. Para o festejar, todos os anos vários homens (e actualmente também mulheres) mascaram-se de Careto – figuras “diabólicas”, com trajes de franjas coloridas, caras de nariz pontiagudo feitas de lata ou couro e chocalhos à cintura – e invadem as ruas de Podence.

 No Domingo que antecede ao Entrudo, o chamado Domingo Gordo, e na Terça-feira de Carnaval, os Caretos andam enérgicos pelas ruas a fazerem barulho, tentando encontrar pessoas para dançar e “chocalhar”- originalmente, um ritual de sedução e fertilidade que os rapazes faziam, protegidos pelo anonimato; nos dias de hoje é uma forma de se meterem com as pessoas que vão passando. 

Para além destes momentos, outras celebrações também importantes deste Carnaval são os casamentos a fingir, no Domingo Gordo, em que se escolhem pares para “casar” e, na Terça-feira de Carnaval, têm lugar o desfile e a Queima do Entrudo, que pretende “queimar” energias negativas, tudo aquilo que é velho e mau e marcar o início do novo, da Primavera.

careto

O nosso objectivo: preservar a nossa entidade e celebrá-la com a nossa comunidade

Como intermediários na prestação de serviços, na Zaask sabemos o quão importante é mantermos a nossa entidade para que o espírito de comunidade se torne cada vez mais forte e unido cada dia. Queremos celebrar os eventos que fazem com que a nossa cultura seja especial, que “chocalham” e dão cor às nossas vidas. Foi por isso que, desde 2018, iniciámos a tradição de criar os nossos próprios símbolos populares, com a ajuda de talentosos e talentosas profissionais de design gráfico e ilustração da plataforma – para podermos estar mais perto da nossa comunidade de profissionais e clientes.  

 

 

Conheça os nossos outros membros da família das celebrações Zaask

Se ainda não conhece os nossos outros símbolos comemorativos Zaask, veja-os aqui.

careto

Perfil Zaask Vanessa Gordalina
Perfil Zaask Rita Silva 
Perfil Zaask Agência de Branding Crater
Perfil Zaask Inês Fonseca 

 

Adivinha qual será a próxima festa popular que a Zaask vai celebrar?