Bolo-rei: como fazer
O bolo-rei está indiscutivelmente associado à época festiva do Natal, sendo presença quase obrigatória em qualquer mesa portuguesa, apesar de ter origens francesas.
Este bolo de sabor único com a sua forma em coroa está recheado de simbologia com mais de 2000 anos de existência, pois representa os presentes oferecidos pelos Reis Magos ao menino Jesus pelo seu nascimento.
Assim, a parte exterior do bolo-rei (a côdea) simboliza o ouro, enquanto as frutas secas e cristalizadas representam a mirra. Já o incenso é representado pelo seu suave aroma.
Tradicionalmente no interior do bolo-rei encontra-se uma fava seca e um pequeno brinde, normalmente feito de metal. Segundo a tradição, a quem sair a fava terá de pagar o próximo bolo-rei, já o brinde traz sorte a quem o encontre.
Nesta altura, e geralmente até ao Dia dos Reis que é celebrado no dia 6 de Janeiro, as confeitarias e pastelarias enchem-se de clientes para adquirir o rei das iguarias desta quadra festiva.
Mas se gostaria de experimentar fazer o bolo-rei em casa, deixamos-lhe aqui a receita tradicional.
Ingredientes para o bolo-rei:
- 750 g de farinha
- 30 g de fermento de padeiro
- 150 g de margarina
- 150 g de açúcar
- 150 g de frutas cristalizadas
- 150 g de frutos secas
- 4 Ovos
- Raspa de 1 limão
- Raspa de 1 laranja
- 100 ml de vinho do Porto
- 1 colher de sobremesa de sal
- 1 Brinde
- 1 Fava
Preparação do bolo-rei
- Pique as frutas cristalizadas e os frutos secos e deixe-os marinar com o vinho do Porto. Antes, reserve algumas frutas inteiras para posterior ornamentação do bolo-rei.
- Dilua o fermento em 100ml de água morna e adicione 1 chávena de farinha, deixando fermentar à temperatura ambiente (cerca de 15 minutos).
- Misture a margarina com o açúcar, as raspas de limão e a raspas da laranja. Adicione os ovos um a um e, depois, a massa de fermento já preparada.
- Quando tudo estiver bem ligado, adicione o resto da farinha e o sal.
- Amasse a mistura até ficar com uma consistência elástica e macia e adicione as frutas já marinadas.
- Com a massa resultante faça uma bola, polvilhe com farinha e cubra com um pano. Deixe levedar em temperatura ambiente durante cerca de 5 horas.
- Quando a massa dobrar de volume, coloque-a num tabuleiro e faça-lhe o típico buraco ao meio do bolo-rei que lhe dará a forma de coroa.
- Embrulhe o brinde num pedaço de papel vegetal e coloque-o na massa, juntamente com a fava. Deixe levedar durante mais cerca de uma hora.
- Com a gema de ovo pincele o bolo-rei e ornamente com as frutas cristalizadas que reservou inteiras, acrescentando torrões de açúcar, pinhões, nozes, entre outros frutos secos. Leve cozer em forno bem quente.
- Quando o bolo-rei estiver cozido, pincele com geleia diluída em água quente.
E assim se faz o bolo-rei tradicional!