Alternativas à chuva de arroz na saída dos noivos
A tradição diz que os noivos devem sair da igreja debaixo de uma chuva de arroz para que tenham uma vida feliz, fartura em casa e fertilidade. Uma tradição que teve origem na China, onde o arroz é símbolo da prosperidade e onde há mais de 4 mil anos um mandarim teve esta ideia para mostrar a sua riqueza e prosperidade no casamento da sua filha.
Apesar de ser uma tradição enraizada na sociedade portuguesa há mais de meio século, há locais que já não permitem esta chuva de arroz, já que, sendo escorregadio, pode dar azo a acidentes. Por seu turno, como a tradição já não é o que era, que tal fazer algo diferente neste momento mágico em que os noivos vão ao reencontro dos seus amigos e familiares já como marido de mulher?
Bolas de sabão
As bolas de sabão podem ser uma excelente opção para qualquer momento do casamento e a saída da Igreja é um deles.
Substitua a clássica chuva de arroz por centenas de bolas de sabão, que irão dar um toque diferente e proporcionar fotografias muito bonitas.
Existem máquinas de bolas de sabão que pode alugar especialmente para o dia, mas também pode optar por distribuir as clássicas embalagens pelos seus convidados para que todos façam bolas de sabão à saída da igreja.
Pombas ou borboletas
Sendo o símbolo da paz, harmonia e união, há quem opte por lançar pombas brancas em vez da tradicional chuva de arroz, ou como seu complemento, para tornar o momento ainda mais mágico e único.
Outra ideia alternativa à chuva de arroz são as borboletas. Visualmente, o efeito é fantástico, e há quem acredite que trazem sorte e felicidade à vida conjugal.
Distribua uma caixinha com borboletas por cada convidado, tendo o cuidado de furá-las para que os insectos possam respirar normalmente. Pode também optar por cestas com uma rede: o importante é manter as borboletas vivas! No momento em que os noivos saem da igreja, as borboletas são libertas.
As borboletas mais utilizadas nos casamentos são as chamadas borboletas monarcas, uma espécie que é considerada muito social e que após serem largadas não fogem, sendo que muitas delas até posam em cima dos noivos e convidados.
Varinhas com fitas coloridas
As varinhas coloridas estão na moda nos E.U.A., onde são chamadas de ribbon wands.
Tratam-se de umas varinhas com fitas coloridas, que os convidados e familiares agitam quando os noivos saem da igreja, e que podem servir de alternativa à tradicional chuva de arroz.
Há algumas varinhas que, inclusivamente, contêm guizos para dar mais animação. O efeito fica muito bonito nas fotografias.
Pétalas de flores secas
As pétalas de rosa já são uma presença regular em qualquer casamento. Por vezes, até se atiram as duas coisas: a chuva de arroz e as pétalas.
Para além das pétalas de rosas, pode escolher outras flores da sua preferência, tais como malmequeres ou alfazema, que vão também aromatizar este momento de especial.
Coloque as pétalas de flores em cestinhos ou cones de papel e atire-as aos noivos à saída da igreja.
Balões coloridos
Outra alternativa à chuva de arroz são os balões coloridos. Pode optar por apenas uma cor, que esteja de acordo com o tema ou paletes de cor do casamento, ou lançar balões de diferentes cores para um efeito mais divertido.
Velas sparkles
Outra ideia alternativa à chuva de arroz são as velas sparkles, do género das velas com fagulhas incandescentes que utilizamos nos bolos de aniversário.
Este tipo de velas podem dar um brilho especial aos casamentos realizados à noite, proporcionando fotos muito bonitas!
No entanto, é preciso ter muita atenção e os convidados deverão ter muito cuidado quando as manusearem, sobretudo com as crianças. Apesar de não queimarem, todo o cuidado é pouco.
Procure velas sparkles de maior comprimento, para garantir uma maior duração do efeito e permitir que os convidados permanacem a uma maior distância dos noivos.
Se gostou destas ideias, fale com um(a) wedding planner para ajudar a concretizá-las. Através da Zaask encontra profissionais de confiança, especialistas na organização de casamentos e outros eventos.