Como escolher um tripé

O tripé é um elemento basilar no seu kit fotográfico. No entanto, a escolha deste é mais complicada do que à primeira vista parece. Escolher um tripé certo, apesar de, por vezes, caro, é um acessório que poderá durar uma vida. Não perca as nossas dicas para saber o que ter em conta quando escolher um tripé.

Quando escolher um tripé considere:

  1. O peso que o tripé vai suportar

É essencial ter em conta o conjunto do peso que o tripé irá suportar. Para isso, considere o peso da câmara, some-lhe o peso da objectiva mais pesada que possui (ou que pretende adquirir no futuro) e de acessórios que costuma usar na câmara, ainda que ocasionalmente. Seguidamente, a regra é ver o peso máximo suportado nas especificações do fabricante do tripé e da respectiva cabeça, e adquirir sempre um modelo sobredimensionado para o peso que necessita. O mínimo aconselhado será multiplicar o peso total do equipamento por 1,5X, mas muitos profissionais preferem multiplicar por 2x ou até mais, de forma a obter maior margem de segurança e, sobretudo, melhor estabilidade geral no conjunto.

  1. Peso e material do tripé

O peso do tripé propriamente dito assume um papel decisivo, mas, muitas vezes, é descurado na escolha do mesmo. Escolher um tripé nem sempre é fácil: um demasiado leve significa limitações quanto ao tamanho e peso do equipamento que é capaz de suportar de forma consistente, ao passo que escolher um tripé demasiado pesado, embora tenha maior estabilidade, poderá tornar-se um pesadelo para transportar, acabando, eventualmente, por ficar em casa na altura de escolher que equipamento vai usar, reduzindo a sua utilidade para zero.

  1. Tipo de cabeça do tripé

O tipo de cabeça do tripé deve ser escolhido de acordo com o uso que lhe pretende dar. Esta geralmente é adquirida separadamente do tripé, sendo que poderá usar cabeças diferentes para diferentes tipos de uso. Os tripés menos dispendiosos não possuem, muitas vezes, uma cabeça removível. Esta opção, apesar de muitos menos dispendiosa, é substancialmente mais limitativa. Quando escolher a cabeça, tenha em conta que também esta tem especificações quanto ao peso suportado e aplique as mesmas considerações explicadas no ponto 1 para uma escolha adequada às suas necessidades.

  1. A altura do tripé

Quando escolher um tripé, a altura é um factor a considerar, porque irá variar largamente com o utilizador em questão. Aqui, a regra comum será escolher um tripé que, com a correspondente cabeça mais a câmara montada, permita que o viewfinder desta fique confortavelmente à altura dos seus olhos. Quando ponderar a altura do tripé, tenha em conta que os tripés mais curtos são geralmente mais curtos também quando recolhidos, e, portanto, de mais fácil transporte.

Outras Considerações

Analisadas as 4 questões essenciais para escolher um trpé, não deixe de ponderar outros factores de pormenor, como o tipo de pés que este possui, de borracha para interiores ou metal para exterior. Pondere o sistema de travamento das pernas, de desbravamento mais rápido ou mais seguro, assim como a coluna central, que em alguns casos poderá dar uma flexibilidade extra ao seu conjunto.

Assim que escolher um tripé que lhe “assente que nem uma luva”, comece a fotografar tudo aquilo que quiser. Se precisar de um profissional para completar o seu projecto, saiba que na Zaask encontra os melhores fotógrafos para si.