Em que ocasiões se usa um smoking branco?
O smoking, apesar de ser um traje de gala indicado para ocasiões formais, foi curiosamente criado para ser uma alternativa menos formal à casaca.
Sendo perfeitamente adequado para jantares públicos, privados, bailes e festas, é geralmente preto, e, por vezes, muito azul-marinho.
No entanto, e apesar de ser menos comum, decerto que também já se deparou com a opção de um smoking branco. Afinal, em que ocasiões se pode usar um smoking branco? Como usá-lo?
Em que ocasiões pode usar um smoking branco
Sendo mais leve e fresco, o smoking branco é uma boa opção para eventos formais que ocorram em climas extremamente quentes, nomeadamente em eventos ao ar livre, em clubes restritos ou num jantar de um cruzeiro de luxo, etc.
Apesar do smoking não ser uma peça tradicionalmente indicada para casamentos – pelo menos em Portugal – o smoking branco pode ser usado em cerimónias mais informais ou num jantar de ensaio, embora mantendo a regra tradicional: só depois das 18h ou após o pôr-do-sol, nos horários de Verão.
Há também ocasiões onde se quer marcar a diferença e, nesse caso, poderá ser adequado usar um smoking branco. Inúmeras celebridades fazem-no em ambiente de festas, galas e passadeiras vermelhas, com toda a elegância. No entanto, é preciso ter a perfeita noção do tipo de evento a que se comparece, para não quebrar regras de etiqueta e, em vez de impressionar, fazer má figura.
Entretanto, embora raros, existem também alguns eventos que especificam no dress code “white-tie”, o que significa que poderá usar um smoking branco. Estes eventos são semelhantes aos eventos “black-tie”, mas, neste caso, são ainda mais formais. Este tipo de eventos ganhou fama na época vitoriana, em que os homens vestiam um smoking branco completo para eventos à noite, com caudas e luvas.
Por fim, em bailes formais também é aceitável usar um smoking branco, embora apenas se o par não estiver vestida de branco. Nestes casos, até costumam ser os mais jovens a usá-lo, para se distinguirem dos convidados mais velhos, que se vestem com o smoking tradicional escuro.
O nosso conselho é este: na dúvida, opte por não usar. Com efeito, sempre que não estiver perfeitamente explícito no convite o dress code e tiver dúvidas quanto ao traje apropriado, opte por um bom fato, com um bom corte e elegante, pois irá sempre bem vestido e não correrá o risco de quebrar nenhum protocolo.
Como usar um smoking branco
Um smoking branco não é tão flexível como um smoking preto. De qualquer forma, em ocasiões muito formais ou “white-tie”, o branco integral é perfeitamente apropriado, nomeadamente calça branca com camisa, colete – ou faixa – e gravata branca. Atenção que sempre que usar calça branca tem de ser com branco integral, embora possa usar o smoking branco com calça cinza ou preta, colete – ou faixa preta – e gravata a combinar. Há também quem use casaco creme ou tonalidades muito claras, para visuais de Verão, mas, neste caso, opte sempre por usar com calça preta.