O que fazer com o bouquet de noiva após o casamento

Já pensou o que vai fazer ao seu bouquet de noiva após o casamento? Segundo a tradição, o bouquet é atirado às convidadas solteiras, pelo que o seu destino é ficar com a convidada que o apanhar, que será também a próxima a casar.

No entanto, cada vez mais as noivas optam por atirar uma réplica, para oferecer o ramo original a alguém especial ou para guardá-lo como recordação. Afinal, o bouquet é um item muito importante no casamento e cada uma das flores que o compõe é escolhida detalhadamente e com muito carinho.

A Zaask deixa-lhe aqui algumas ideias do que fazer com o bouquet de noiva original após o casamento.

Ofereça o bouquet de noiva

bouquet de noiva
Fotos Style Me Pretty de Leslie Hollingsworth

Algumas noivas preferem oferecer o seu bouquet de noiva como um gesto de grande significado. Se a ideia lhe agrada, veja aqui algumas sugestões.

  1. Ofereça o bouquet de noiva a alguém especial: Porque não oferece o seu bouquet de noiva a uma amiga, irmã ou familiar que lhe seja particularmente querido? Se for difícil decidir-se apenas por uma pessoa, pode pedir à sua florista para fazer um bouquet repartido.
  2. Ofereça-o à Virgem ou Santo(a) pelo(a) qual sinta especial devoção. Antigamente, este era um gesto realizado pelas noivas mais religiosas como agradecimento pelo casamento e pelo facto de terem encontrado marido.
  3. Oferecê-lo a um amigo ou familiar doente: Se tiver alguém internado no hospital ou acamado em casa, pode visitá-lo no dia seguinte e oferecer o seu bouquet de noiva.
  4. Oferecê-lo a algum parente especial: se, por algum motivo, não pôde estar presente no casamento.
  5. Dedicá-lo a alguém que já partiu: Pode também colocar o seu ramo de noiva no cemitério para dedicar a um ente querido que já faleceu.

Guarde o bouquet de noiva como recordação

bouquet de noiva
Fotos Pinterest

Outra opção para o bouquet de noiva é guardá-lo como recordação. Neste caso, e já que a maioria dos bouquets de noiva são compostos por flores frescas, será necessário utilizar técnicas de conservação, sejam caseiras ou através de um método profissional realizado por uma florista.

Aqui ficam duas opções:

  • Processo químico: Uma das técnicas utilizadas pelas floristas passa pela aplicação de um processo químico sobre as flores na altura da montagem do bouquet da noiva, isto é, antes do casamento. Este processo irá manter as flores com um aspecto fresco por muito tempo. Sendo ideal para quem vai casar na praia ou necessite de transportá-lo para longe, a técnica permite também guardar o bouquet de noiva até dois anos. Se quiser preservá-lo com aspecto fresco durante mais tempo, pode colocá-lo dentro de uma caixa ou quadro e, assim, mantê-lo durante cerca de 10 anos. De qualquer forma, a técnica tem algumas limitações, nomeadamente o facto de não poder ser aplicada em todo o tipo de flores. Rosas, cravos, callas, mini-callas, gardênias, crisântemos, hortênsias, nardos, alguns tipos de orquídeas, mosquitinhos e folhagens fazem parte da gama de opções que a noiva pode escolher.
  • Desidratação do bouquet de noiva: Outra ideia para a conservação passa pela desidratação do bouquet de noiva após o casamento. Existem diferentes técnicas para o fazer, profissionais ou caseiras, sendo o objectivo final emoldurá-lo. A desidratação pode demorar até cerca de 40 dias, sendo muito importante que, durante esse período, as flores não tenham contacto com humidade, para que a sua durabilidade seja maior. A desidratação pode ser feita rapidamente através da imersão em areia ou com a utilização de sílica – um material para absorver humidade, também chamado de óxido de silício – ou através da técnica utilizada em estufas, na qual se penduram as flores viradas para baixo, em ambiente escuro para manter as cores. Existe também um método que passa por seleccionar algumas flores e achatá-las com uma prensa e, depois, emoldurar.

Em qualquer dos casos, o bouquet de noiva deve ser transportado após o casamento devidamente condicionado, numa caixa de esferovite ou embrulhado em folhas de papel de seda. Pode também colocar o ramo num saco de plástico e guardá-lo no frigorífico, sobretudo se tiver de o guardar durante um ou dois dias.

Quando tiver o seu bouquet de noiva emoldurado, tenha atenção onde irá colocar o quadro, escolhendo um local seco. Para maior segurança, pode impermeabilizar o fundo do quadro utilizando papel de alumínio.