Vantagens das aulas de informática para as crianças
Consegue imaginar a vida sem um computador ou mesmo antes da Internet? É difícil, vai ter de fazer um exercício de memória. Quebraram-se as barreiras de tempo e de espaço, e o mundo acelerou e ficou mais pequeno. Vivemos a era da informática e parece que já se nasce com aptidão para mexer em botões e manusear o rato sem hesitações.
As aulas de informática não fazem parte do currículo do 1º ciclo, muito menos está previsto no pré-escolar mas, na maioria das salas, existe um computador. Obviamente, as crianças não podem passar horas infindáveis ao computador e não podem deixar de brincar com as outras crianças, nem o tablet pode ser o seu melhor amigo.
Mas as aulas de informática têm benefícios: promovem a criatividade, desenvolvem a coordenação motora fina, permitem o acesso a informações e ilustrações, incentivam o pensamento crítico e permitem às crianças contactar e trabalhar com diferentes linguagens. Por isso, não tenha medo.
Não será saudável crianças, adolescentes ou adultos contactarem com o mundo ou com os outros apenas através da Internet. Aprender as regras da sociabilidade são essenciais para o crescimento saudável do seu filho(a), mas mais conhecimento não lhes fará mal. Só terá de encontrar o ponto de equilíbrio, que é a base da educação.
Em termos de aprendizagem, as designadas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC, nome curricular da disciplina) são uma importante ferramenta: podem ajudar nos trabalhos de casa, por exemplo. A tecnologia motiva os alunos e facilita a sua capacidade de atenção. Depois, saiba que há programas específicos para desenvolver a coordenação motora fina, a percepção das cores ou para estimular o raciocínio lógico. Ou seja, há aplicações diversificadas para responder aos ritmos e interesses díspares dos alunos. Talvez mais que o próprio sistema de ensino.
Uma das principais vantagens das aulas de informática para as crianças é a capacidade e o domínio de executarem tarefas muito mais rapidamente. Por outro lado, o trabalho na sala de aula transforma-se. A informática é mais do que um conjunto de ferramentas poderosas. Por exemplo, o ensino das Ciências é facilitado com as TIC.
Para a total compreensão de um assunto, o professor que leccione aulas de informática deve apostar em abordagens diversificadas como a narração, a exposição, a investigação, a experimentação, a simulação, etc. Desta forma, e tendo em conta os vários ritmos de aprendizagem dos alunos, o docente de aulas de informática conseguirá alcançar e sensibilizar um maior número de alunos. Ou seja, as aulas de informática leccionadas com recurso a meios informáticos enriquecem as metodologias tradicionais, já que proporcionam aos alunos e professores ambientes de aprendizagem mais participativos.
Aulas de informática: sintetizando
1 – As aulas de informática ajudam o aluno a descobrir sozinho o conhecimento: é uma forma de ensino activo em que o professor é um intermediário entre a informação e a turma, apontando caminhos, sem limitar a autonomia ou a criatividade de quem descobre.
2 – As aulas de informática desenvolvem a organização do pensamento ao exigir aos alunos que se estruturem e seleccionem a imensa informação a que acedem.
3 – Enriquecem as aulas convencionais ao diversificar as metodologias de ensino/ aprendizagem.
4 – O acesso rápido a qualquer informação, facilita as pesquisas nas aulas de informática.
5 – As aulas de informática aumentam a motivação.
6 – Permitem ao aluno/ professor combinar diferentes domínios que desejam estudar.
7 – As aulas de informática facilitam, de forma muito mais rápida, o acesso à informação.
8 – Permitem o trabalho com pessoas geograficamente distantes.
9 – Permitem ensinar e aprender através de jogos didáticos.
10 – E, por todas estas vantagens, as aulas de informática ajudam a detectar dificuldades de aprendizagem dos alunos ao nível da motricidade fina, do raciocínio lógico e da organização do pensamento.